Relação entre crenças, atitudes e práticas pedagógicas de professores na inclusão de alunos com deficiência mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hassamo, Inês Cristiana da Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/2170
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
id RCAP_1452257efae1c40a0625e86578d4356a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/2170
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relação entre crenças, atitudes e práticas pedagógicas de professores na inclusão de alunos com deficiência mentalPsicologia educacionalEducação inclusivaPráticas pedagógicasTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009A inclusão de alunos com deficiência mental em sala de aula regular é uma realidade actual. No que toca às directrizes políticas internacionais e da legislação em vigor em Portugal, a Educação deve ser Inclusiva, de modo a proporcionar igualdade de oportunidades e de participação a todos os alunos. Contudo, as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores nem sempre cumprem os objectivos da Educação Inclusiva (e.g. Düring, 2006; Rodrigues, 2006), admitindo-se um desfasamento entre crenças inclusivas e práticas desenvolvidas (e.g., Jordan, Shwartz & McGhie-Richmond, 2009; Watkins, 2007). O presente estudo exploratório procura analisar em que medida o conjunto de crenças e atitudes que os professores possuem sobre a Educação Inclusiva se relaciona com as suas práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula regular. Para cumprir tal objectivo, construiu-se um instrumento composto por duas escalas tipo Likert e por dois problemas de resposta aberta sobre as crenças, atitudes e práticas inclusivas. De uma forma geral, os resultados obtidos indicam que existem diferenças significativas entre as crenças e atitudes sobre a Inclusão de alunos com deficiência mental e as práticas pedagógicas utilizadas por 51 professores do ensino básico e secundário do distrito de Lisboa.The Inclusion of students with mental disabilities, in regular classes, is a reality nowadays. According to the international guidelines and to the Portuguese legislation, Education must be Inclusive, promoting equal opportunities and equal participation of all students. However, teachers‟ practices, quite often, do not correspond to the main values of Inclusive Education (e.g. Düring, 2006; Rodrigues, 2006). Furthermore, there is a serious cleave between inclusive beliefs and the practices which are developed (e.g., Jordan, Shwartz & McGhie-Richmond, 2009; Watkins, 2007). The present study endeavors to analyze if the beliefs and attitudes about Inclusive Education are related to the pedagogical practices used by regular teachers. To fulfill this propose, an instrument formed by two Likert scales and two open-answer problems about inclusive beliefs, attitudes and practices was conceived. The overall results obtained in this exploratory research, reported significant differences between beliefs and attitudes about Inclusion of students with mental disabilities and practices of 51 basic and secondary teachers from Lisbon district.Santos, Sara Bahia dos, 1959-Repositório da Universidade de LisboaHassamo, Inês Cristiana da Silva2010-12-09T13:14:47Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/2170porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000581013info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:24Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2170Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:37.705745Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relação entre crenças, atitudes e práticas pedagógicas de professores na inclusão de alunos com deficiência mental
title Relação entre crenças, atitudes e práticas pedagógicas de professores na inclusão de alunos com deficiência mental
spellingShingle Relação entre crenças, atitudes e práticas pedagógicas de professores na inclusão de alunos com deficiência mental
Hassamo, Inês Cristiana da Silva
Psicologia educacional
Educação inclusiva
Práticas pedagógicas
Teses de mestrado - 2009
title_short Relação entre crenças, atitudes e práticas pedagógicas de professores na inclusão de alunos com deficiência mental
title_full Relação entre crenças, atitudes e práticas pedagógicas de professores na inclusão de alunos com deficiência mental
title_fullStr Relação entre crenças, atitudes e práticas pedagógicas de professores na inclusão de alunos com deficiência mental
title_full_unstemmed Relação entre crenças, atitudes e práticas pedagógicas de professores na inclusão de alunos com deficiência mental
title_sort Relação entre crenças, atitudes e práticas pedagógicas de professores na inclusão de alunos com deficiência mental
author Hassamo, Inês Cristiana da Silva
author_facet Hassamo, Inês Cristiana da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Sara Bahia dos, 1959-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Hassamo, Inês Cristiana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Educação inclusiva
Práticas pedagógicas
Teses de mestrado - 2009
topic Psicologia educacional
Educação inclusiva
Práticas pedagógicas
Teses de mestrado - 2009
description Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009-01-01T00:00:00Z
2010-12-09T13:14:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/2170
url http://hdl.handle.net/10451/2170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000581013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134170184679424