Relação entre crenças, atitudes e práticas pedagógicas de professores na inclusão de alunos com deficiência mental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/2170 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009 |
id |
RCAP_1452257efae1c40a0625e86578d4356a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/2170 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relação entre crenças, atitudes e práticas pedagógicas de professores na inclusão de alunos com deficiência mentalPsicologia educacionalEducação inclusivaPráticas pedagógicasTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009A inclusão de alunos com deficiência mental em sala de aula regular é uma realidade actual. No que toca às directrizes políticas internacionais e da legislação em vigor em Portugal, a Educação deve ser Inclusiva, de modo a proporcionar igualdade de oportunidades e de participação a todos os alunos. Contudo, as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores nem sempre cumprem os objectivos da Educação Inclusiva (e.g. Düring, 2006; Rodrigues, 2006), admitindo-se um desfasamento entre crenças inclusivas e práticas desenvolvidas (e.g., Jordan, Shwartz & McGhie-Richmond, 2009; Watkins, 2007). O presente estudo exploratório procura analisar em que medida o conjunto de crenças e atitudes que os professores possuem sobre a Educação Inclusiva se relaciona com as suas práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula regular. Para cumprir tal objectivo, construiu-se um instrumento composto por duas escalas tipo Likert e por dois problemas de resposta aberta sobre as crenças, atitudes e práticas inclusivas. De uma forma geral, os resultados obtidos indicam que existem diferenças significativas entre as crenças e atitudes sobre a Inclusão de alunos com deficiência mental e as práticas pedagógicas utilizadas por 51 professores do ensino básico e secundário do distrito de Lisboa.The Inclusion of students with mental disabilities, in regular classes, is a reality nowadays. According to the international guidelines and to the Portuguese legislation, Education must be Inclusive, promoting equal opportunities and equal participation of all students. However, teachers‟ practices, quite often, do not correspond to the main values of Inclusive Education (e.g. Düring, 2006; Rodrigues, 2006). Furthermore, there is a serious cleave between inclusive beliefs and the practices which are developed (e.g., Jordan, Shwartz & McGhie-Richmond, 2009; Watkins, 2007). The present study endeavors to analyze if the beliefs and attitudes about Inclusive Education are related to the pedagogical practices used by regular teachers. To fulfill this propose, an instrument formed by two Likert scales and two open-answer problems about inclusive beliefs, attitudes and practices was conceived. The overall results obtained in this exploratory research, reported significant differences between beliefs and attitudes about Inclusion of students with mental disabilities and practices of 51 basic and secondary teachers from Lisbon district.Santos, Sara Bahia dos, 1959-Repositório da Universidade de LisboaHassamo, Inês Cristiana da Silva2010-12-09T13:14:47Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/2170porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000581013info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:42:24Zoai:repositorio.ul.pt:10451/2170Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:28:37.705745Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relação entre crenças, atitudes e práticas pedagógicas de professores na inclusão de alunos com deficiência mental |
title |
Relação entre crenças, atitudes e práticas pedagógicas de professores na inclusão de alunos com deficiência mental |
spellingShingle |
Relação entre crenças, atitudes e práticas pedagógicas de professores na inclusão de alunos com deficiência mental Hassamo, Inês Cristiana da Silva Psicologia educacional Educação inclusiva Práticas pedagógicas Teses de mestrado - 2009 |
title_short |
Relação entre crenças, atitudes e práticas pedagógicas de professores na inclusão de alunos com deficiência mental |
title_full |
Relação entre crenças, atitudes e práticas pedagógicas de professores na inclusão de alunos com deficiência mental |
title_fullStr |
Relação entre crenças, atitudes e práticas pedagógicas de professores na inclusão de alunos com deficiência mental |
title_full_unstemmed |
Relação entre crenças, atitudes e práticas pedagógicas de professores na inclusão de alunos com deficiência mental |
title_sort |
Relação entre crenças, atitudes e práticas pedagógicas de professores na inclusão de alunos com deficiência mental |
author |
Hassamo, Inês Cristiana da Silva |
author_facet |
Hassamo, Inês Cristiana da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Sara Bahia dos, 1959- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hassamo, Inês Cristiana da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia educacional Educação inclusiva Práticas pedagógicas Teses de mestrado - 2009 |
topic |
Psicologia educacional Educação inclusiva Práticas pedagógicas Teses de mestrado - 2009 |
description |
Tese de mestrado, Psicologia (Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009 |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2010-12-09T13:14:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/2170 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/2170 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000581013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf text/xml |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134170184679424 |