Modelação da elasticidade de quotas de mercado para produtos de grande consumo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Armando B.
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Themido, Isabel H.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/2152
Resumo: Neste artigo são descritos os modelos causais de quota de mercado mais comuns na literatura da especialidade - modelos clássicos e modelos de atracção - bem como as expressões de relativização das variáveis de marketing a utilizar com um e outro tipo de modelos. Deduzem-se depois as expressões para as elasticidades directas e cruzadas para cada combinação de modelo e expressão de relativização e analisa-se a robustez e consistência dos vários modelos propostos; concluindo-se que, para além dos modelos de atracção, também alguns modelos clássicos conduzem a elasticidades robustas. Finalmente, apresenta-se um exemplo real de aplicação constituído por uma série cronológica de preços e vendas de cinco marcas de arroz numa grande superfície. Determinam-se e interpretam-se as elasticidades directas e cruzadas do preço nas quotas de mercado e comparam-se os diferentes tipos de modelos concluindo-se que os modelos clássicos, ao contrário dos de atracção, apresentam, neste caso, um bom poder explicativo.
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