Cuidar do doente crítico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/40249 |
Resumo: | O Curso de Mestrado em Enfermagem de natureza Profissional, visa a evolução dos Enfermeiros no sentido da qualidade dos cuidados e a formação pós-graduada na área de Enfermagem Médico Cirúrgica, traduz o desenvolvimento de competências para a assistência de enfermagem à pessoa em situação crítica. Foi no contexto desta formação que surgiu a elaboração do relatório, que tem por finalidade a descrição crítica e reflexiva dos módulos de estágio, que foram realizados na Unidade de Cuidados Intensivos de Cardiologia (UCIC) e na Unidade Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP), do Hospital de Braga. A elaboração deste documento tem como objetivos, (i) dar visibilidade à capacidade de elaborar um relatório crítico de atividades; (ii) descrever as atividades mais relevantes; (iii) refletir sobre a prática, tendo em conta as implicações éticas, legais e sociais das mesmas; (iv) fundamentar a reflexão sobre a prática; (v) privilegiar a aprendizagem autónoma e reflexiva; (vi) demonstrar capacidade de síntese e organização e; (vii) documentar a minha evolução. A metodologia utilizada para a realização do relatório foi a descritiva baseada na reflexão crítica das atividades e competências desenvolvidas nos dois campos de estágio, recorrendo à sua fundamentação através da pesquisa bibliográfica. A estrutura deste documento visa facilitar a sua consulta, assim dividi-o em vários capítulos desde a introdução até ao enquadramento dos campos de estágio e sua relevância, até à descrição das atividades desenvolvidas que permitiram a aquisição de competências ao nível da Especialização em Enfermagem Médico Cirúrgica, terminando com a conclusão e respetiva bibliografia. Findo este percurso considero que contribuiu para a minha aprendizagem no sentido em que desenvolvi capacidade de reflexão acerca do saber ser, saber fazer, saber saber e do saber estar, proporcionando a evolução do pensamento crítico, fomentando a pesquisa bibliográfica baseada em evidências científicas. Este documento revelou-se uma mais valia no sentido de compilar e sintetizar de forma científica todo o percurso desenvolvido, proporcionando o desenvolvimento de competências científicas, metodológicas, profissionais, relacionais, sociais e éticas e promovendo a autonomia, criatividade, reflexão crítica e tomada de decisão. Concluo que a formação especializada em Enfermagem Médico Cirúrgica permitiu-me desenvolver competências que garantam a prestação de cuidados de enfermagem especializados à pessoa em situação crítica nomeadamente, (i) mobilizar conhecimentos e habilidades praticando cuidados de enfermagem holísticos que visam colmatar as situações de doença crítica ou falência orgânica, (ii) organizar, gerir e conceber planos de resposta a situações de catástrofe ou emergência multivítimas e; (iii) considerar o risco de infeção face à complexidade das situações, bem como o recurso a medidas invasivas de diagnóstico e terapêutica, adotando medidas para a sua prevenção e controlo. |
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Cuidar do doente críticoDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO Curso de Mestrado em Enfermagem de natureza Profissional, visa a evolução dos Enfermeiros no sentido da qualidade dos cuidados e a formação pós-graduada na área de Enfermagem Médico Cirúrgica, traduz o desenvolvimento de competências para a assistência de enfermagem à pessoa em situação crítica. Foi no contexto desta formação que surgiu a elaboração do relatório, que tem por finalidade a descrição crítica e reflexiva dos módulos de estágio, que foram realizados na Unidade de Cuidados Intensivos de Cardiologia (UCIC) e na Unidade Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP), do Hospital de Braga. A elaboração deste documento tem como objetivos, (i) dar visibilidade à capacidade de elaborar um relatório crítico de atividades; (ii) descrever as atividades mais relevantes; (iii) refletir sobre a prática, tendo em conta as implicações éticas, legais e sociais das mesmas; (iv) fundamentar a reflexão sobre a prática; (v) privilegiar a aprendizagem autónoma e reflexiva; (vi) demonstrar capacidade de síntese e organização e; (vii) documentar a minha evolução. A metodologia utilizada para a realização do relatório foi a descritiva baseada na reflexão crítica das atividades e competências desenvolvidas nos dois campos de estágio, recorrendo à sua fundamentação através da pesquisa bibliográfica. A estrutura deste documento visa facilitar a sua consulta, assim dividi-o em vários capítulos desde a introdução até ao enquadramento dos campos de estágio e sua relevância, até à descrição das atividades desenvolvidas que permitiram a aquisição de competências ao nível da Especialização em Enfermagem Médico Cirúrgica, terminando com a conclusão e respetiva bibliografia. Findo este percurso considero que contribuiu para a minha aprendizagem no sentido em que desenvolvi capacidade de reflexão acerca do saber ser, saber fazer, saber saber e do saber estar, proporcionando a evolução do pensamento crítico, fomentando a pesquisa bibliográfica baseada em evidências científicas. Este documento revelou-se uma mais valia no sentido de compilar e sintetizar de forma científica todo o percurso desenvolvido, proporcionando o desenvolvimento de competências científicas, metodológicas, profissionais, relacionais, sociais e éticas e promovendo a autonomia, criatividade, reflexão crítica e tomada de decisão. Concluo que a formação especializada em Enfermagem Médico Cirúrgica permitiu-me desenvolver competências que garantam a prestação de cuidados de enfermagem especializados à pessoa em situação crítica nomeadamente, (i) mobilizar conhecimentos e habilidades praticando cuidados de enfermagem holísticos que visam colmatar as situações de doença crítica ou falência orgânica, (ii) organizar, gerir e conceber planos de resposta a situações de catástrofe ou emergência multivítimas e; (iii) considerar o risco de infeção face à complexidade das situações, bem como o recurso a medidas invasivas de diagnóstico e terapêutica, adotando medidas para a sua prevenção e controlo.The Master in Nursing, of professional nature, leads to the development of nurses towards the quality of care, with post-graduate training in the area of Medical Surgical Nursing, to develop skills for nursing care to the person in critical condition. It was in this context of formation that the report appeared. It contains a critical and reflective description of stage modules, which were performed in the Intermediate Care Unit of Cardiology (ICUC) and Polyvalent Intensive Care Unit (PICU), in the Hospital of Braga. The preparation of this document has the following targets, (i) give visibility to the ability to report critical activities, (ii) describe the most relevant activities, (iii) reflect about practice, taking into account the ethical, legal and social implications, (iv) support of reflective practice, (v) encourage independent and reflective learning (vi)- demonstrate the ability of synthesis and organization, (vii) to document my progress. The methodology used for producing this report was descriptive based on critical reflection of activities and skills developed in two stages, grounded on literature research. The structure of this document is intended to facilitate consultation, and divide it into several chapters from the introduction to the framework of the training fields and its relevance, until the description of the activities that allowed the acquisition of skills in the Specialization in Medical Surgical Nursing, ending with the conclusion and its bibliography. Concluding this route, I think that it has contributed to my learning in the sense that I developed the capacity of reflection about the “to be” knowledge, the “to know” knowledge and the “how to be” knowledge, providing the development of critical thinking, promoting bibliographical research based on scientific evidence. This document proved to be a surplus in order to compile and synthesize in a scientific approach the entire route developed, allowing the advance in scientific expertise, methodological, professional, relational, social and ethical issues, and promoting autonomy, creativity, critical thinking and decision making. I conclude that the specialized training in Medical Surgical Nursing allows the development of skills to ensure the provision of skilled nursing care to the person in critical condition including (i) mobilizing knowledge and skills by practicing holistic nursing care designed to address the situations of critical illness or organ failure, (ii) organizing, managing and designing plans to respond in catastrophe situations or multivictims emergencies, and (iii) considering the risk of infection face to the complexity of the situations, and to resort to invasive measures of diagnostic and therapeutic, adopting actions for its prevention and control.Silva, Amélia da Conceição Rego daVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaPaulo, Cândida Filipa da Costa Melo2023-02-15T15:20:31Z2014-03-252012-042014-03-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/40249TID:201516306porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:45:47Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/40249Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:32:58.807289Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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