Jogos de Tabuleiro - estudo dos sistemas visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Diogo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/19602
Resumo: os jogos de Tabuleiro são artefactos que acompanham a humanidade desde as civilizações mais antigas. Objetos de coleção, entretenimento e de educação, são também simula- ções de práticas sociais. Ao longo da evolução tecnológica, os Jogos de Tabuleiro tornaram-se visualmente complexos, utilizando diferentes mecanismos gráficos para comunicar com o jogador a sua mecânica de jogo. A existência de vários símbolos/signos gráficos no objeto de estudo, torna possível a sua integração como tema de investigação no campo de trabalho do Design de Comunicação, na medida que a sua função é essencial, para que a mecânica do jogo possa ser entendida e operacionalizada corretamente pelos indivíduos. Deste modo, o tabuleiro de um jogo é um suporte gráfico, com o qual o jogador interage e onde a informação da mecânica é transmitida visualmente através de um pequeno conjunto de regras. Este suporte, comporta necessariamente um conjunto de elementos visuais que tornam a mensagem visível, sendo esta constituída por várias camadas de informação. A investigação apresentada neste documento incide precisamente nestes layers. O presente trabalho encontra-se divido em três fases: a fase inicial consiste na pesquisa das referências históricas do tema. A segunda fase procura compreender as mecânicas subjacentes aos jogos, e os elementos que o definem como jogo de tabuleiro. A terceira e última fase reflete a confluência da primeira e da segunda etapa da presente pesquisa, correspondendo à observação, registo e análise de um grupo de jogos com o intuito de compreender o seu funcionamento sob o ponto de vista visual, adquirindo informação através da desconstrução e análise visual dos jogos. O objetivo é analisar e identificar os sistemas de comunicação visual que os Jogos de Tabuleiro Proprietários contêm. Nesta perspetiva, pretende-se que este projeto de investigação não só proporcione uma ampla compreensão dos Jogos de Tabuleiro como objetos de design, mas também que demonstre a análise desconstrutiva dos objeto de estudo assim como a identificação e definição dos seus sistemas visuais.
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