Gestão de carreiras em serviço social : perceções e expectativas dos assistentes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manuel, Andreia Filipa Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/20432
Resumo: Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
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spelling Gestão de carreiras em serviço social : perceções e expectativas dos assistentes sociaisServiço SocialGestão de CarreiraPerceções de carreiraExpectativas de carreiraSocial WorkCareer managementCareer perceptionsCareer expectationsMestrado em Gestão de Recursos HumanosDada a lacuna de estudos que retratem a gestão de carreiras em Serviço Social em Portugal, o presente trabalho procurou contribuir para a discussão do tema, analisando as perceções e expectativas dos assistentes sociais sobre o modo como as organizações gerem as suas carreiras e ainda as suas iniciativas individuais de desenvolvimento profissional. Tendo em conta os objetivos exploratórios, adotou-se uma metodologia qualitativa, suportada em 26 entrevistas semi-diretivas a assistentes sociais que trabalham em diferentes organizações e áreas de intervenção. Da análise das entrevistas, foi possível constatar que os assistentes sociais consideram relevante para a evolução na carreira o suporte organizacional e o desenvolvimento de planos de carreira que possibilitem a evolução profissional e salarial, apesar de a maioria não ter um plano de carreira definido pelas organizações onde trabalham. Sublinharam ainda a importância das práticas organizacionais, tais como: promover um bom ambiente de aprendizagem; escutar os colaboradores; garantir bons níveis remuneratórios; dar autonomia e boas condições/ferramentas de trabalho. A falta de tempo para investirem mais na sua carreira é uma das razões apontadas para as escassas iniciativas de desenvolvimento profissional. Alguns assistentes sociais manifestaram a sua insatisfação com o não cumprimento das suas expectativas de carreira, no que respeita às possibilidades de progressão. Contudo, mais de metade consideram-se realizados na carreira devido ao conteúdo do trabalho que realizam, ao interesse e desafio dos projetos e ao reconhecimento por parte dos utentes. Esta satisfação profissional com aspetos intrínsecos da profissão decorre de algumas das suas motivações profissionais serem também intrínsecas.Due to lack of studies that portray the management of careers in the social work in Portugal, I tried with the present work to contribute to the discussion of the theme analysing the social workers' perceptions and expectations, about the way how organizations manage their careers and their individual professional development initiatives. Considering the studies' exploratory objectives were adopted a qualitative methodology, supported by 26 semi directive interviews with social workers who work in different organizations and intervention areas. Analysing the interviews it was possible to see that social workers consider relevant the organizational support and development of career plans. These enable professional and salarial evolution, however most of them don't have a defined career plan by the organizations where they work. Respondents also tell about the importance of the organizational practices, such as: promoting a good learning environment; listening the employees; guarantee good remuneration levels; give autonomy and good conditions/work tools. Small time to invest more in their careers is one of the reasons given for the few professional development initiatives on the part of the interviewees. Some social workers expressed their dissatisfaction with the non-fulfillment of their career expectations, namely, regarding the possibilities of progression. Although, more than half of the interviewees considered to be realized in their careers due the work content they do throught the interest, challenge that the projects represent and recognition by the users. This professional satisfaction with these intrinsic aspects come the fact that some of their professional motivations are also intrinsic.Instituto Superior de Economia e GestãoFernandez Conde, Maria del PilarRepositório da Universidade de LisboaManuel, Andreia Filipa Silva2020-10-08T14:20:50Z2020-092020-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/20432porManuel, Andreia Filipa Silva (2020)". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:49:52Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/20432Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:05:11.272536Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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