Educação e bem-estar na terceira idade
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2017 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | https://hdl.handle.net/1822/51182 |
Summary: | A intervenção aqui descrita resultou de um trabalho de investigação/intervenção desenvolvido com população idosa, cuja finalidade se centrou na promoção do envelhecimento ativo. De cariz qualitativo, este trabalho abrangeu um grupo de 24 participantes e recorreu à metodologia de investigação-ação participativa. A intervenção teve resultados positivos dado que, na avaliação final, os participantes destacaram os benefícios do projeto, nomeadamente, nos níveis do bem-estar físico e psicológico, do relacionamento interpessoal e da aquisição de novas aprendizagens. |
id |
RCAP_1485cab466226eb9a9f16a45a995a434 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51182 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação e bem-estar na terceira idadeElderly people education and well-beingEducación y bienestar en la vejezEnvelhecimentoEnvelhecimento AtivoEducação PermanenteAgingActive AgingLifelong LearningEnvejecimientoEnvejecimiento activeAprendizaje permanenteCiências Sociais::Ciências da EducaçãoA intervenção aqui descrita resultou de um trabalho de investigação/intervenção desenvolvido com população idosa, cuja finalidade se centrou na promoção do envelhecimento ativo. De cariz qualitativo, este trabalho abrangeu um grupo de 24 participantes e recorreu à metodologia de investigação-ação participativa. A intervenção teve resultados positivos dado que, na avaliação final, os participantes destacaram os benefícios do projeto, nomeadamente, nos níveis do bem-estar físico e psicológico, do relacionamento interpessoal e da aquisição de novas aprendizagens.The intervention here described resulted from a research/intervention work developed with elderly people which purpose was to promote active aging. This qualitative work involved a group of 24 participants and resorted to participatory action-research methodology. The intervention had positive results as the final evaluation revealed: the participants highlighted the benefits of the project, in particular, the levels of physical and psychological well-being, the augment of the quality of their relationships with others and the occurrence of new apprenticeships.La intervención aquí descrita resultó de un trabajo de investigación / intervención desarrollado con personas mayores con el propósito de promover el envejecimiento activo. Este trabajo cualitativo involucró a un grupo de 24 participantes y recurrió a la metodología participativa de investigación-acción. La intervención tuvo resultados positivos en la evaluación final: los participantes destacaron los beneficios del proyecto, en particular los niveles de bienestar físico y psicológico, el aumento de la calidad de sus relaciones con los demás y la aparición de nuevos aprendizajes.info:eu-repo/semantics/publishedVersionPontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)Universidade do MinhoAntunes, Maria da Conceição Pinto20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/51182por1516-25672176-901X10.23925/2176-901X.2017v20i1p155-170https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/32414/22426info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-23T01:29:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/51182Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:03:29.038479Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e bem-estar na terceira idade Elderly people education and well-being Educación y bienestar en la vejez |
title |
Educação e bem-estar na terceira idade |
spellingShingle |
Educação e bem-estar na terceira idade Antunes, Maria da Conceição Pinto Envelhecimento Envelhecimento Ativo Educação Permanente Aging Active Aging Lifelong Learning Envejecimiento Envejecimiento active Aprendizaje permanente Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Educação e bem-estar na terceira idade |
title_full |
Educação e bem-estar na terceira idade |
title_fullStr |
Educação e bem-estar na terceira idade |
title_full_unstemmed |
Educação e bem-estar na terceira idade |
title_sort |
Educação e bem-estar na terceira idade |
author |
Antunes, Maria da Conceição Pinto |
author_facet |
Antunes, Maria da Conceição Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Maria da Conceição Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envelhecimento Envelhecimento Ativo Educação Permanente Aging Active Aging Lifelong Learning Envejecimiento Envejecimiento active Aprendizaje permanente Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Envelhecimento Envelhecimento Ativo Educação Permanente Aging Active Aging Lifelong Learning Envejecimiento Envejecimiento active Aprendizaje permanente Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A intervenção aqui descrita resultou de um trabalho de investigação/intervenção desenvolvido com população idosa, cuja finalidade se centrou na promoção do envelhecimento ativo. De cariz qualitativo, este trabalho abrangeu um grupo de 24 participantes e recorreu à metodologia de investigação-ação participativa. A intervenção teve resultados positivos dado que, na avaliação final, os participantes destacaram os benefícios do projeto, nomeadamente, nos níveis do bem-estar físico e psicológico, do relacionamento interpessoal e da aquisição de novas aprendizagens. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/51182 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/51182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1516-2567 2176-901X 10.23925/2176-901X.2017v20i1p155-170 https://revistas.pucsp.br/index.php/kairos/article/view/32414/22426 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132440581636096 |