A política e os media : as eleições de 2001 em Itália
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/5116 https://doi.org/10.34628/v1jn-c249 |
Resumo: | Polis : Revista de Estudos Jurídico-Políticos. - ISSN 0872-8208. - N. 9-12 (2003). - p. 169-256. |
id |
RCAP_14bae2ddf3ad1172ba812ca1482d7188 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5116 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A política e os media : as eleições de 2001 em ItáliaImprensa e políticaMeios de comunicação de massas - Aspectos políticosEleições - ItáliaPolis : Revista de Estudos Jurídico-Políticos. - ISSN 0872-8208. - N. 9-12 (2003). - p. 169-256.O título deste trabalho "A política e os media: as eleições de 2001 em Itália" sugere desde logo uma relação, seja ela directa ou indirecta, entre estes dois mundos. Pretende-se, com este estudo, chegar a alguma conclusão respeitante à influência directa que os media poderão ter num contexto de campanha eleitoral numa democracia consolidada e numa nação desenvolvida como a Itália. Analisando em primeiro lugar os diversos conceitos em estudo que vão desde a opinião pública, à participação política, das estratégias eleitorais ao próprio sistema político e eleitoral italiano, passando pela análise cuidada a sondagens explicativas das diversas variáveis numa eleição legislativa, este estudo cruza todas estas análises com os conceitos pertinentes à sua explicação. Uma vez regressado à cadeira de Presidente do Conselho, Sílvio Berlusconi, o líder da Forza Itália e da coligação de centro-direita, Casa delle Liberta, possuidor de um império no campo da publicidade, marketing, audiovisual e comunicação escrita, passando ainda pelas áreas do desporto e da construção civil, certamente tentou utilizar este seu vasto poderio empresarial para chegar ao topo. É precisamente isto que pretendemos investigar dando um ênfase muito particular à crescente personalização da política, imagem e comunicação que hoje em dia parecem ser trunfos a não desperdiçar por nenhum político experiente. Berlusconi e a coligação de centro-direita terão utilizado estas armas nesta campanha eleitoral de Maio de 2001? Terá o seu poderio comunicacional, e não só, tido influência directa na sua eleição? Como é caracterizado o seu eleitorado preferencial? Será a televisão um instrumento e um meio para captar votos e eleitores de outros campos ideológicos? A estas e outras perguntas tentámos responder com dados concretos, sondagens produzidas pelo centro de investigação ITANES (Italian National Election Studies), um dos mais profissionais e conceituados núcleos de estudo de Ciência Política em Itália, onde cada dado empírico resultou de 3.209 entrevistas feitas pessoalmente a cidadãos eleitores, com a duração de uma hora cada, conduzidas entre 18 de Maio e 18 de Junho de 2001. Uma vez analisadas estas sondagens e relacionando-as com os conceitos chave desta investigação certamente que diversas conclusões se extrairão, indicando, como é objectivo deste estudo concreto, se existem ou não de facto relações directas entre um poderio empresarial no campo dos mass media e uma eleição para a chefia de um governo democrático de um cidadão que é ao mesmo tempo detentor desse poderio económico e financeiro. Com esta investigação pretende-se ainda retractar um pouco a sociedade italiana, os seus graus de participação política e como esta se manifestou em particular neste acto eleitoral. Fazendo parte do grupo dos oito países mais ricos e industrializados do mundo, a Itália é hoje vista como resultado de um reformismo institucional interno sem recorrer a qualquer tipo de manobra revolucionária: encontrou mecanismos democráticos no seu sistema político que, auxiliados pela coragem de muitos dos seus protagonistas, a colocaram num patamar de crescimento económico bastante elevado. Por vezes este prisma não é acompanhado pelo crescimento político ou pelo relançar do prestígio das instituições, actores políticos e sociedade civil. Este será um caso pertinente não só em Itália mas em qualquer país onde a prática do liberalismo económico viva de mão dada com a democracia política, institucional e social.2020-02-12T09:26:49Z2020-02-122003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/5116http://hdl.handle.net/11067/5116https://doi.org/10.34628/v1jn-c249porLima, Bernardo Pires de (2003) - A política e os media : as eleições de 2001 em Itália. Polis : Revista de Estudos Jurídico-Políticos. ISSN 0872-8208. 9-12 (2003) 169-256.A política e os media : as eleições de 2001 em ItáliaLima, Bernardo Pires dehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Bernardo Pires de, 1979-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:45:56Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5116Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:59.919360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A política e os media : as eleições de 2001 em Itália |
title |
A política e os media : as eleições de 2001 em Itália |
spellingShingle |
A política e os media : as eleições de 2001 em Itália Lima, Bernardo Pires de, 1979- Imprensa e política Meios de comunicação de massas - Aspectos políticos Eleições - Itália |
title_short |
A política e os media : as eleições de 2001 em Itália |
title_full |
A política e os media : as eleições de 2001 em Itália |
title_fullStr |
A política e os media : as eleições de 2001 em Itália |
title_full_unstemmed |
A política e os media : as eleições de 2001 em Itália |
title_sort |
A política e os media : as eleições de 2001 em Itália |
author |
Lima, Bernardo Pires de, 1979- |
author_facet |
Lima, Bernardo Pires de, 1979- |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Bernardo Pires de, 1979- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imprensa e política Meios de comunicação de massas - Aspectos políticos Eleições - Itália |
topic |
Imprensa e política Meios de comunicação de massas - Aspectos políticos Eleições - Itália |
description |
Polis : Revista de Estudos Jurídico-Políticos. - ISSN 0872-8208. - N. 9-12 (2003). - p. 169-256. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-01-01T00:00:00Z 2020-02-12T09:26:49Z 2020-02-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/5116 http://hdl.handle.net/11067/5116 https://doi.org/10.34628/v1jn-c249 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/5116 https://doi.org/10.34628/v1jn-c249 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Lima, Bernardo Pires de (2003) - A política e os media : as eleições de 2001 em Itália. Polis : Revista de Estudos Jurídico-Políticos. ISSN 0872-8208. 9-12 (2003) 169-256. A política e os media : as eleições de 2001 em Itália Lima, Bernardo Pires de |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136741013061632 |