A política e os media : as eleições de 2001 em Itália

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Bernardo Pires de, 1979-
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/5116
https://doi.org/10.34628/v1jn-c249
Resumo: Polis : Revista de Estudos Jurídico-Políticos. - ISSN 0872-8208. - N. 9-12 (2003). - p. 169-256.
id RCAP_14bae2ddf3ad1172ba812ca1482d7188
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5116
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A política e os media : as eleições de 2001 em ItáliaImprensa e políticaMeios de comunicação de massas - Aspectos políticosEleições - ItáliaPolis : Revista de Estudos Jurídico-Políticos. - ISSN 0872-8208. - N. 9-12 (2003). - p. 169-256.O título deste trabalho "A política e os media: as eleições de 2001 em Itália" sugere desde logo uma relação, seja ela directa ou indirecta, entre estes dois mundos. Pretende-se, com este estudo, chegar a alguma conclusão respeitante à influência directa que os media poderão ter num contexto de campanha eleitoral numa democracia consolidada e numa nação desenvolvida como a Itália. Analisando em primeiro lugar os diversos conceitos em estudo que vão desde a opinião pública, à participação política, das estratégias eleitorais ao próprio sistema político e eleitoral italiano, passando pela análise cuidada a sondagens explicativas das diversas variáveis numa eleição legislativa, este estudo cruza todas estas análises com os conceitos pertinentes à sua explicação. Uma vez regressado à cadeira de Presidente do Conselho, Sílvio Berlusconi, o líder da Forza Itália e da coligação de centro-direita, Casa delle Liberta, possuidor de um império no campo da publicidade, marketing, audiovisual e comunicação escrita, passando ainda pelas áreas do desporto e da construção civil, certamente tentou utilizar este seu vasto poderio empresarial para chegar ao topo. É precisamente isto que pretendemos investigar dando um ênfase muito particular à crescente personalização da política, imagem e comunicação que hoje em dia parecem ser trunfos a não desperdiçar por nenhum político experiente. Berlusconi e a coligação de centro-direita terão utilizado estas armas nesta campanha eleitoral de Maio de 2001? Terá o seu poderio comunicacional, e não só, tido influência directa na sua eleição? Como é caracterizado o seu eleitorado preferencial? Será a televisão um instrumento e um meio para captar votos e eleitores de outros campos ideológicos? A estas e outras perguntas tentámos responder com dados concretos, sondagens produzidas pelo centro de investigação ITANES (Italian National Election Studies), um dos mais profissionais e conceituados núcleos de estudo de Ciência Política em Itália, onde cada dado empírico resultou de 3.209 entrevistas feitas pessoalmente a cidadãos eleitores, com a duração de uma hora cada, conduzidas entre 18 de Maio e 18 de Junho de 2001. Uma vez analisadas estas sondagens e relacionando-as com os conceitos chave desta investigação certamente que diversas conclusões se extrairão, indicando, como é objectivo deste estudo concreto, se existem ou não de facto relações directas entre um poderio empresarial no campo dos mass media e uma eleição para a chefia de um governo democrático de um cidadão que é ao mesmo tempo detentor desse poderio económico e financeiro. Com esta investigação pretende-se ainda retractar um pouco a sociedade italiana, os seus graus de participação política e como esta se manifestou em particular neste acto eleitoral. Fazendo parte do grupo dos oito países mais ricos e industrializados do mundo, a Itália é hoje vista como resultado de um reformismo institucional interno sem recorrer a qualquer tipo de manobra revolucionária: encontrou mecanismos democráticos no seu sistema político que, auxiliados pela coragem de muitos dos seus protagonistas, a colocaram num patamar de crescimento económico bastante elevado. Por vezes este prisma não é acompanhado pelo crescimento político ou pelo relançar do prestígio das instituições, actores políticos e sociedade civil. Este será um caso pertinente não só em Itália mas em qualquer país onde a prática do liberalismo económico viva de mão dada com a democracia política, institucional e social.2020-02-12T09:26:49Z2020-02-122003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/5116http://hdl.handle.net/11067/5116https://doi.org/10.34628/v1jn-c249porLima, Bernardo Pires de (2003) - A política e os media : as eleições de 2001 em Itália. Polis : Revista de Estudos Jurídico-Políticos. ISSN 0872-8208. 9-12 (2003) 169-256.A política e os media : as eleições de 2001 em ItáliaLima, Bernardo Pires dehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessLima, Bernardo Pires de, 1979-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:45:56Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/5116Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:59.919360Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A política e os media : as eleições de 2001 em Itália
title A política e os media : as eleições de 2001 em Itália
spellingShingle A política e os media : as eleições de 2001 em Itália
Lima, Bernardo Pires de, 1979-
Imprensa e política
Meios de comunicação de massas - Aspectos políticos
Eleições - Itália
title_short A política e os media : as eleições de 2001 em Itália
title_full A política e os media : as eleições de 2001 em Itália
title_fullStr A política e os media : as eleições de 2001 em Itália
title_full_unstemmed A política e os media : as eleições de 2001 em Itália
title_sort A política e os media : as eleições de 2001 em Itália
author Lima, Bernardo Pires de, 1979-
author_facet Lima, Bernardo Pires de, 1979-
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Bernardo Pires de, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Imprensa e política
Meios de comunicação de massas - Aspectos políticos
Eleições - Itália
topic Imprensa e política
Meios de comunicação de massas - Aspectos políticos
Eleições - Itália
description Polis : Revista de Estudos Jurídico-Políticos. - ISSN 0872-8208. - N. 9-12 (2003). - p. 169-256.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01T00:00:00Z
2020-02-12T09:26:49Z
2020-02-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/5116
http://hdl.handle.net/11067/5116
https://doi.org/10.34628/v1jn-c249
url http://hdl.handle.net/11067/5116
https://doi.org/10.34628/v1jn-c249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Lima, Bernardo Pires de (2003) - A política e os media : as eleições de 2001 em Itália. Polis : Revista de Estudos Jurídico-Políticos. ISSN 0872-8208. 9-12 (2003) 169-256.
A política e os media : as eleições de 2001 em Itália
Lima, Bernardo Pires de
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136741013061632