Relatório final de estágio desenvolvido na escola nº 2 de S. Silvestre junto da turma do 7º C no ano letivo de 2013-2014 : estudo da relação entre composição corporal e capacidade aeróbia em alunos do 7º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Carina Filipa Lopes
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/27861
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_14c1493c68bceccc3cc01cc51408fd4a
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/27861
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio desenvolvido na escola nº 2 de S. Silvestre junto da turma do 7º C no ano letivo de 2013-2014 : estudo da relação entre composição corporal e capacidade aeróbia em alunos do 7º anoEnsino da educação físicaFormação de professoresPrática pedagógicaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraEste relatório de Estágio representa a descrição da prática pedagógica supervisionada aplicada e consequentes aprendizagens adquiridas, durante a realização do Estágio Pedagógico, sendo uma unidade curricular inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Esta prática pedagógica foi aplicada a uma turma do 7º ano da Escola Nº2 de S. Silvestre do Agrupamento de Escolas Coimbra Centro. O Estágio pedagógico é a ponte entre os conhecimentos teóricos e a sua colocação em prática, perante a realidade educativa, representando o culminar da formação inicial de um professor. Desta forma, o Relatório de estágio, como o próprio nome indica, apresenta-se como um relato sobre todas as experiências vivenciadas ao longo de todo o processo ensino-aprendizagem, organizado nas suas três dimensões de ação – planeamento, realização e avaliação. Aliadas a todo o relato, encontram-se reflexões sobre as aprendizagens inerentes à minha intervenção, dificuldades sentidas e atitude ético-profissional. São ainda apresentadas conclusões relativas à minha formação inicial. Por último, como tema de estudo, foi investigada a existência de relação entre a composição corporal e a capacidade aeróbia, recorrendo à bateria de testes FITNESSGRAM®, dos alunos do 7º ano. A amostra é constituída por 40 elementos, 22 do género masculino e 18 do género feminino, apresenta uma média de idades igual a 12,6, com desvio padrão de 0,7. Foi concluído que um aluno com valores mais baixos de composição corporal, normalmente associados às zonas saudáveis, apresentam uma melhor capacidade aeróbia, associada a valores mais elevados de VO2máx. e, consequentemente, melhores resultados nos testes de avaliação da capacidade aeróbia.This internship report is the description of pedagogical practice, supervised and applied, and consequent learning acquired during the completion of the Pedagogical internship, that is one course inserted in the course syllabus of the Master of Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, Faculty of Sciences Sport and Physical Education, University of Coimbra. This Pedagogical Practice was applied to a 7th grade in the School nr 2 of S. Silvestre of the Coimbra Group of Schools Center. The teaching internship is the bridge between theoretical knowledge and its pratical aplication, to the educational reality, and represents the culmination of the initial training of a teacher. Therefore, the internship’s report, as the name implies, is presented as an account of all the experiences throughout the teaching-learning process, organized on its three dimensions of action - planning, implementation and evaluation. Allied to all the report, are reflections of the learning process inherent to my intervention, difficulties experienced, ethical and professional behaviour. It also presents conclusions concerning my initial training. Finally, as a subject of study, it was investigated the existence of a relationship between body composition and aerobic capacity, using the battery FITNESSGRAM® tests, on the students of 7th grade. The sample included 40 members, 22 were male an 18 were female, had a mean age equal to 12.6, with a standard deviation of 0.7. It was concluded that a student with lower values of body composition, is usually associated with healthy areas, have better aerobic capacity, associated with higher values of VO2máx. And, thus, better results in the aerobic capacity tests.2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/27861http://hdl.handle.net/10316/27861TID:201341565porMiranda, Carina Filipa Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/27861Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:12.437188Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio desenvolvido na escola nº 2 de S. Silvestre junto da turma do 7º C no ano letivo de 2013-2014 : estudo da relação entre composição corporal e capacidade aeróbia em alunos do 7º ano
title Relatório final de estágio desenvolvido na escola nº 2 de S. Silvestre junto da turma do 7º C no ano letivo de 2013-2014 : estudo da relação entre composição corporal e capacidade aeróbia em alunos do 7º ano
spellingShingle Relatório final de estágio desenvolvido na escola nº 2 de S. Silvestre junto da turma do 7º C no ano letivo de 2013-2014 : estudo da relação entre composição corporal e capacidade aeróbia em alunos do 7º ano
Miranda, Carina Filipa Lopes
Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
title_short Relatório final de estágio desenvolvido na escola nº 2 de S. Silvestre junto da turma do 7º C no ano letivo de 2013-2014 : estudo da relação entre composição corporal e capacidade aeróbia em alunos do 7º ano
title_full Relatório final de estágio desenvolvido na escola nº 2 de S. Silvestre junto da turma do 7º C no ano letivo de 2013-2014 : estudo da relação entre composição corporal e capacidade aeróbia em alunos do 7º ano
title_fullStr Relatório final de estágio desenvolvido na escola nº 2 de S. Silvestre junto da turma do 7º C no ano letivo de 2013-2014 : estudo da relação entre composição corporal e capacidade aeróbia em alunos do 7º ano
title_full_unstemmed Relatório final de estágio desenvolvido na escola nº 2 de S. Silvestre junto da turma do 7º C no ano letivo de 2013-2014 : estudo da relação entre composição corporal e capacidade aeróbia em alunos do 7º ano
title_sort Relatório final de estágio desenvolvido na escola nº 2 de S. Silvestre junto da turma do 7º C no ano letivo de 2013-2014 : estudo da relação entre composição corporal e capacidade aeróbia em alunos do 7º ano
author Miranda, Carina Filipa Lopes
author_facet Miranda, Carina Filipa Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Carina Filipa Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
topic Ensino da educação física
Formação de professores
Prática pedagógica
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/27861
http://hdl.handle.net/10316/27861
TID:201341565
url http://hdl.handle.net/10316/27861
identifier_str_mv TID:201341565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133663340789760