Caras mas boas: música e poder simbólico (a partir da análise da Banda da Armada Portuguesa)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1166 |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se reflectir sobre a perspectiva da música inserida no meio militar como representação de poder (poder simbólico). Partindo de uma abordagem ao universo da música militar em alguns países (que exerceram influência na tradição portuguesa, ou foram influenciados por esta), procura enquadrar-se a realidade das bandas civis e militares em Portugal, dando especial enfoque à Banda da Armada Portuguesa. A epistolografia oficial e a legislação, juntamente com alguns relatos de eruditos e de estudiosos “insiders” não académicos forneceram as bases à realização desta dissertação. O enquadramento teórico situa-se no domínio da Etnomusicologia. |
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Caras mas boas: música e poder simbólico (a partir da análise da Banda da Armada Portuguesa)EtnomusicologiaPoderBandas de músicaO presente trabalho propõe-se reflectir sobre a perspectiva da música inserida no meio militar como representação de poder (poder simbólico). Partindo de uma abordagem ao universo da música militar em alguns países (que exerceram influência na tradição portuguesa, ou foram influenciados por esta), procura enquadrar-se a realidade das bandas civis e militares em Portugal, dando especial enfoque à Banda da Armada Portuguesa. A epistolografia oficial e a legislação, juntamente com alguns relatos de eruditos e de estudiosos “insiders” não académicos forneceram as bases à realização desta dissertação. O enquadramento teórico situa-se no domínio da Etnomusicologia.The present work proposes to reflect about the perspective of music within military context as a way of power representation (symbolic power). Starting from an approach to the military music universe in different countries (which have influenced the Portuguese tradition or were influenced by this), the first aim is to contextualize the reality of the Portuguese civil and military bands, with special emphasis on the Portuguese Navy Band. The official epistolography and legislation, along with some descriptions from scholars and non academic intellectuals, as well as the ethnomusicological theoretical framework, provide the support for this dissertation.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:34:25Z2008-01-01T00:00:00Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1166porPereira, Vera Lúcia Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:56:42Zoai:ria.ua.pt:10773/1166Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:54.770948Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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