Entre-lugares: as Pinturas secas, de Luiz Monken

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cartaxo,Zalinda
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582017000300006
Resumo: Considerar a pintura como uma experiência processual auxilia na compreensão das "pinturas secas" do artista brasileiro Luiz Monken. O suporte da tradição é substituído pelo MDF (madeira de fibra), criando nova técnica ao conciliar a tinta acrílica e o fogo, responsável pela negritude barroca dos seus espaços pictóricos. Ao invés do pincel, o massarico que queima a superfície e desenha as formas volumétricas. O confronto entre ser e nada, vazio e pleno, abstrato e concreto, infinitude e finitude, apontam para lugares intermediários: entre-lugares.
id RCAP_14e482953a7e247e672d257b0d9699a9
oai_identifier_str oai:scielo:S1647-61582017000300006
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Entre-lugares: as Pinturas secas, de Luiz MonkenpinturaespaçotécnicaConsiderar a pintura como uma experiência processual auxilia na compreensão das "pinturas secas" do artista brasileiro Luiz Monken. O suporte da tradição é substituído pelo MDF (madeira de fibra), criando nova técnica ao conciliar a tinta acrílica e o fogo, responsável pela negritude barroca dos seus espaços pictóricos. Ao invés do pincel, o massarico que queima a superfície e desenha as formas volumétricas. O confronto entre ser e nada, vazio e pleno, abstrato e concreto, infinitude e finitude, apontam para lugares intermediários: entre-lugares.Universidade de LisboaFaculdade de Belas-Artes2017-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582017000300006Revista :Estúdio v.8 n.19 2017reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582017000300006Cartaxo,Zalindainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:25:33Zoai:scielo:S1647-61582017000300006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:30:59.368742Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Entre-lugares: as Pinturas secas, de Luiz Monken
title Entre-lugares: as Pinturas secas, de Luiz Monken
spellingShingle Entre-lugares: as Pinturas secas, de Luiz Monken
Cartaxo,Zalinda
pintura
espaço
técnica
title_short Entre-lugares: as Pinturas secas, de Luiz Monken
title_full Entre-lugares: as Pinturas secas, de Luiz Monken
title_fullStr Entre-lugares: as Pinturas secas, de Luiz Monken
title_full_unstemmed Entre-lugares: as Pinturas secas, de Luiz Monken
title_sort Entre-lugares: as Pinturas secas, de Luiz Monken
author Cartaxo,Zalinda
author_facet Cartaxo,Zalinda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cartaxo,Zalinda
dc.subject.por.fl_str_mv pintura
espaço
técnica
topic pintura
espaço
técnica
description Considerar a pintura como uma experiência processual auxilia na compreensão das "pinturas secas" do artista brasileiro Luiz Monken. O suporte da tradição é substituído pelo MDF (madeira de fibra), criando nova técnica ao conciliar a tinta acrílica e o fogo, responsável pela negritude barroca dos seus espaços pictóricos. Ao invés do pincel, o massarico que queima a superfície e desenha as formas volumétricas. O confronto entre ser e nada, vazio e pleno, abstrato e concreto, infinitude e finitude, apontam para lugares intermediários: entre-lugares.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582017000300006
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582017000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582017000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa
Faculdade de Belas-Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa
Faculdade de Belas-Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista :Estúdio v.8 n.19 2017
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137372774858752