Entre-lugares: as Pinturas secas, de Luiz Monken
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582017000300006 |
Resumo: | Considerar a pintura como uma experiência processual auxilia na compreensão das "pinturas secas" do artista brasileiro Luiz Monken. O suporte da tradição é substituído pelo MDF (madeira de fibra), criando nova técnica ao conciliar a tinta acrílica e o fogo, responsável pela negritude barroca dos seus espaços pictóricos. Ao invés do pincel, o massarico que queima a superfície e desenha as formas volumétricas. O confronto entre ser e nada, vazio e pleno, abstrato e concreto, infinitude e finitude, apontam para lugares intermediários: entre-lugares. |
id |
RCAP_14e482953a7e247e672d257b0d9699a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1647-61582017000300006 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Entre-lugares: as Pinturas secas, de Luiz MonkenpinturaespaçotécnicaConsiderar a pintura como uma experiência processual auxilia na compreensão das "pinturas secas" do artista brasileiro Luiz Monken. O suporte da tradição é substituído pelo MDF (madeira de fibra), criando nova técnica ao conciliar a tinta acrílica e o fogo, responsável pela negritude barroca dos seus espaços pictóricos. Ao invés do pincel, o massarico que queima a superfície e desenha as formas volumétricas. O confronto entre ser e nada, vazio e pleno, abstrato e concreto, infinitude e finitude, apontam para lugares intermediários: entre-lugares.Universidade de LisboaFaculdade de Belas-Artes2017-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582017000300006Revista :Estúdio v.8 n.19 2017reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582017000300006Cartaxo,Zalindainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:25:33Zoai:scielo:S1647-61582017000300006Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:30:59.368742Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre-lugares: as Pinturas secas, de Luiz Monken |
title |
Entre-lugares: as Pinturas secas, de Luiz Monken |
spellingShingle |
Entre-lugares: as Pinturas secas, de Luiz Monken Cartaxo,Zalinda pintura espaço técnica |
title_short |
Entre-lugares: as Pinturas secas, de Luiz Monken |
title_full |
Entre-lugares: as Pinturas secas, de Luiz Monken |
title_fullStr |
Entre-lugares: as Pinturas secas, de Luiz Monken |
title_full_unstemmed |
Entre-lugares: as Pinturas secas, de Luiz Monken |
title_sort |
Entre-lugares: as Pinturas secas, de Luiz Monken |
author |
Cartaxo,Zalinda |
author_facet |
Cartaxo,Zalinda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cartaxo,Zalinda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pintura espaço técnica |
topic |
pintura espaço técnica |
description |
Considerar a pintura como uma experiência processual auxilia na compreensão das "pinturas secas" do artista brasileiro Luiz Monken. O suporte da tradição é substituído pelo MDF (madeira de fibra), criando nova técnica ao conciliar a tinta acrílica e o fogo, responsável pela negritude barroca dos seus espaços pictóricos. Ao invés do pincel, o massarico que queima a superfície e desenha as formas volumétricas. O confronto entre ser e nada, vazio e pleno, abstrato e concreto, infinitude e finitude, apontam para lugares intermediários: entre-lugares. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582017000300006 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582017000300006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1647-61582017000300006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa Faculdade de Belas-Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista :Estúdio v.8 n.19 2017 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137372774858752 |