Contabilidade e imagens: análise dos cartazes de propaganda do Estado Novo numa perspetiva contabilística

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Sofia Bessa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/77082
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Contabilidade
id RCAP_14e83c5847ad5b889d4b6f8ac6b06150
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77082
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Contabilidade e imagens: análise dos cartazes de propaganda do Estado Novo numa perspetiva contabilísticaAccounting and images: analysis of the propaganda posters of the New State, in an accounting perspectiveCartazes de propagandaContabilidade públicaEstado novoHistória da contabilidadePropaganda postersPublic accountingNew stateAccounting historyCiências Sociais::Economia e GestãoRelatório de estágio de mestrado em ContabilidadeA contabilidade, como a conhecemos, tem vindo a mudar ao longo dos anos. Estamos habituados a ver a contabilidade através dos livros contabilísticos – diário e razão –, no entanto, recentemente alguns investigadores em História da Contabilidade têm apresentado novas formas de ver a contabilidade, como fotografias, vídeos, cartas, entre outros. Esta nova forma de estudar a contabilidade insere-se na escola de pensamento que ficou conhecida como Nova História da Contabilidade. Este estudo relaciona-se com a Nova História da Contabilidade, recorrendo a imagens para analisar a contabilidade. Desta forma, o objetivo deste estudo centra-se em analisar os cartazes de propaganda utilizados pelo Estado Novo no período de 1933 a 1949 com o intuito de perceber se estes transmitiam informação contabilística para os seus leitores e se tinham intenção de influenciar a população e a contabilidade do país. Para realizar este estudo utilizamos as seguintes técnicas de recolha de dados: análise documental para obter os cartazes de propaganda, recorrendo a arquivos nacionais, como a Biblioteca Nacional, e a arquivos digitais, como o Museu da Universidade de Aveiro, para tal; revisão de literatura sobre o período de vigência do Estado Novo e qual o papel dos cartazes de propaganda neste período; e entrevistas, de forma a aprofundar o conhecimento sobre o papel dos cartazes de propaganda no período do Estado Novo e qual o impacto que estes tiveram na população e, consequentemente, no país. Deste estudo, concluímos que os cartazes não transmitiam qualquer tipo de informação contabilística para os seus leitores. No entanto, a mensagem neles transmitida conseguia influenciar a população a aumentar a produção agrícola e de gado e, consequentemente, a aumentar os lucros do Estado. O aumento desta produção fazia com que os produtores tivessem de entregar uma maior quantidade de produtos ao Estado, sem receber qualquer retorno por eles, e o Estado, posteriormente, vendia-os a preços elevados aos países que estivessem a participar na Segunda Guerra Mundial, aumentando, assim, os seus lucros.The accounting, as we know it, has been changing over the years. We are used to see accounting through the bookkeeping, however, recently some researchers in Accounting History have presented new ways of seeing accounting, such as photographs, videos, letters, among others. This new way of studying accounting is part of the school of thought known as New Accounting History. This study is developed within the New Accounting History paradigm, resorting to images to analyse accounting. Thus, the objective of this study is to analyse the propaganda posters used by the New State from 1933 to 1949 with the intention to understand if these posters transmit accounting information to its readers and its intention to influence the population and the country’s accounting. To perform this study we use the following data collection techniques: documental analysis to obtain the propaganda posters, using national archives, such as Biblioteca Municipal, and digital archives, such as Museu da Universidade de Aveiro; literature review about the period of the New State and the role of the propaganda posters in that period; and interviews, in order to get a deeper knowledge about the role of the propaganda posters and its impact in the population and, consequently, the country. From this study, we concluded that the propaganda posters did not transmit any kind of accounting information to its readers. However, the message in the posters was able to influence the population to increase their agricultural and cattle production and, consequently, to increase the State’s profit. The increase of this production forced the producers to give a bigger quantity of their production to the State, without receiving any return for them, and the State, afterwards, sold them in high prices to the countries fighting in the Second World War, thus increasing its profits.Gomes, DelfinaUniversidade do MinhoAraújo, Sofia Bessa20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/77082por202930530info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:47:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/77082Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:45:44.432809Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Contabilidade e imagens: análise dos cartazes de propaganda do Estado Novo numa perspetiva contabilística
Accounting and images: analysis of the propaganda posters of the New State, in an accounting perspective
title Contabilidade e imagens: análise dos cartazes de propaganda do Estado Novo numa perspetiva contabilística
spellingShingle Contabilidade e imagens: análise dos cartazes de propaganda do Estado Novo numa perspetiva contabilística
Araújo, Sofia Bessa
Cartazes de propaganda
Contabilidade pública
Estado novo
História da contabilidade
Propaganda posters
Public accounting
New state
Accounting history
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Contabilidade e imagens: análise dos cartazes de propaganda do Estado Novo numa perspetiva contabilística
title_full Contabilidade e imagens: análise dos cartazes de propaganda do Estado Novo numa perspetiva contabilística
title_fullStr Contabilidade e imagens: análise dos cartazes de propaganda do Estado Novo numa perspetiva contabilística
title_full_unstemmed Contabilidade e imagens: análise dos cartazes de propaganda do Estado Novo numa perspetiva contabilística
title_sort Contabilidade e imagens: análise dos cartazes de propaganda do Estado Novo numa perspetiva contabilística
author Araújo, Sofia Bessa
author_facet Araújo, Sofia Bessa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Delfina
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Sofia Bessa
dc.subject.por.fl_str_mv Cartazes de propaganda
Contabilidade pública
Estado novo
História da contabilidade
Propaganda posters
Public accounting
New state
Accounting history
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Cartazes de propaganda
Contabilidade pública
Estado novo
História da contabilidade
Propaganda posters
Public accounting
New state
Accounting history
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Relatório de estágio de mestrado em Contabilidade
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/77082
url http://hdl.handle.net/1822/77082
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202930530
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133023201918976