Uma agenda crítica para os estudos da criança
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/36710 |
Resumo: | Os estudos da criança encontram-se em pleno processo de constituição e institucionalização, no mundo inteiro. A rutura que estabelecem com os saberes tradicionais (especialmente a psicologia do desenvolvimento) sobre as crianças e a infância reside na posição epistemológica de centrar os estudos na criança “a partir de si própria”, recusando as orientações adultocêntricas. Enquanto programa científico com forte natureza multidisciplinar, os estudos da criança propõem a construção de plataformas de diálogo entre disciplinas, mas são atravessados pelos debates paradigmáticos que ocorrem no campo científico. Deste modo, são percecionáveis orientações teóricas e metodológicas bem distintas, ancoradas nas respetivas orientações paradigmáticas. É nesse quadro que uma orientação paradigmática crítica tem sobressaído nos estudos da criança – a partir dos contributos, sobretudo, da sociologia da infância – em Portugal e no Brasil. Focada nas dimensões éticas e políticas da emancipação da infância, orientada especialmente para as crianças pobres, a abordagem crítica nos estudos da criança estrutura uma agenda onde a emancipação social se constitui como objetivo maior. |
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Uma agenda crítica para os estudos da criançaInfânciaEstudos da CriançaParadigma CríticoChildhoodChildhood StudiesCritical ParadigmCiências Sociais::Ciências da EducaçãoOs estudos da criança encontram-se em pleno processo de constituição e institucionalização, no mundo inteiro. A rutura que estabelecem com os saberes tradicionais (especialmente a psicologia do desenvolvimento) sobre as crianças e a infância reside na posição epistemológica de centrar os estudos na criança “a partir de si própria”, recusando as orientações adultocêntricas. Enquanto programa científico com forte natureza multidisciplinar, os estudos da criança propõem a construção de plataformas de diálogo entre disciplinas, mas são atravessados pelos debates paradigmáticos que ocorrem no campo científico. Deste modo, são percecionáveis orientações teóricas e metodológicas bem distintas, ancoradas nas respetivas orientações paradigmáticas. É nesse quadro que uma orientação paradigmática crítica tem sobressaído nos estudos da criança – a partir dos contributos, sobretudo, da sociologia da infância – em Portugal e no Brasil. Focada nas dimensões éticas e políticas da emancipação da infância, orientada especialmente para as crianças pobres, a abordagem crítica nos estudos da criança estrutura uma agenda onde a emancipação social se constitui como objetivo maior.The child studies (children studies or childhood studies) are in the process of establishment and institutionalization worldwide. The rupture established with traditional knowledge on children and childhood (especially developmental psychology) is founded on the epistemological position of focus studies in children "from itself", refusing the adultcentrism. While scientific program with a strong multidisciplinary nature, the child studies proposes the construction of platforms for dialogue between disciplines, but are crossed by paradigmatic debates, that occur in the scientific field. Thus, there are very different theoretical and methodological guidelines, anchored in the respective paradigmatic orientations. A critical paradigm has excelled in child studies - from contributions, in particular, the sociology of childhood - in Portugal and Brazil. Focused on the ethical dimensions and childhood emancipation policies, geared especially for poor children, the critical orientation on child studies structure an agenda which social emancipation is constituted as a major objective.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)Universidade Federal de Pelotas (UFPel)Universidade do MinhoSarmento, Manuel Jacinto2015-042015-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/36710porSarmento, Manuel Jacinto (2015), Uma agenda crítica para os Estudos da Criança. Currículo sem Fronteiras, v. 15, n. 1, p. 31-49, jan./abr. 20151645-1384http://www.curriculosemfronteiras.org/artigos.htminfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:36:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/36710Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:47.578074Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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