Adaptação angolana das escalas de autoconceito TSCES e APP a educadores infantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Genoveva A.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Veiga, Feliciano Henriques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/30195
Resumo: O autoconceito dos educadores de infância é importante em Angola, mas a procura e a oferta de infantários requerem reflexão e apoio. Nesta pesquisa utilizou-se a Teacher Self-concept Evaluation Scale (TSCES) e a escala do Autoconceito Profissional dos Professores (APP). Apresenta-se aqui o procedimento de validação das escalas resultantes, designadas Escala de Avaliação do Autoconceito de Educadores de Infância 1 (EAA-EI1) e Escala de Avaliação do Autoconceito de Educadores de Infância 2 (EAA-EI2), após a sua aplicação a 198 educadores em efetivo serviço. Destaca-se a EAA-EI1 com variância total de 44,34%. Na EAA-EI2, a variância total explicada foi de 41,54%.
id RCAP_15020c81001731b8f94c160a74aba70d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/30195
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Adaptação angolana das escalas de autoconceito TSCES e APP a educadores infantisAngolan adaptation of TSCES and APP self-concept scales to childhood educatorsAutoconceitoEducadores de infânciaEscalas de avaliaçãoValidaçaoAngolaO autoconceito dos educadores de infância é importante em Angola, mas a procura e a oferta de infantários requerem reflexão e apoio. Nesta pesquisa utilizou-se a Teacher Self-concept Evaluation Scale (TSCES) e a escala do Autoconceito Profissional dos Professores (APP). Apresenta-se aqui o procedimento de validação das escalas resultantes, designadas Escala de Avaliação do Autoconceito de Educadores de Infância 1 (EAA-EI1) e Escala de Avaliação do Autoconceito de Educadores de Infância 2 (EAA-EI2), após a sua aplicação a 198 educadores em efetivo serviço. Destaca-se a EAA-EI1 com variância total de 44,34%. Na EAA-EI2, a variância total explicada foi de 41,54%.The self-concept of early childhood educators is important in Angola, but the demand and supply of nursery schools require reflection and support. In this research, we used the Teacher Self-Concept Evaluation Scale (TSCES) and the Professional Self-Concept of Teachers Scale (APP). The validation procedure of the resulting scales, called the Self-Concept Assessment Scale for Childhood Educators 1 (EAA-EI1) and the Self-Concept Assessment Scale for Childhood Educators 2 (EAA-EI2), is presented here after being applied to 198 educators in effective service. We highlight EAA-EI1 with a total variance of 44.34%. In EAA-EI2, the total variance explained was 41.54%.Universidad de la CoruñaRepositório da Universidade de LisboaBorges, Genoveva A.Veiga, Feliciano Henriques2017-12-27T11:11:03Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/30195porBorges, G. A., & Veiga, F. H. (2017). Adaptação angolana das escalas de autoconceito TSCES e APP a educadores infantis. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr.(6), 274-277. Doi: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.26052386-7418 (online)https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2605info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:22:48Zoai:repositorio.ul.pt:10451/30195Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:45:54.460137Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Adaptação angolana das escalas de autoconceito TSCES e APP a educadores infantis
Angolan adaptation of TSCES and APP self-concept scales to childhood educators
title Adaptação angolana das escalas de autoconceito TSCES e APP a educadores infantis
spellingShingle Adaptação angolana das escalas de autoconceito TSCES e APP a educadores infantis
Borges, Genoveva A.
Autoconceito
Educadores de infância
Escalas de avaliação
Validaçao
Angola
title_short Adaptação angolana das escalas de autoconceito TSCES e APP a educadores infantis
title_full Adaptação angolana das escalas de autoconceito TSCES e APP a educadores infantis
title_fullStr Adaptação angolana das escalas de autoconceito TSCES e APP a educadores infantis
title_full_unstemmed Adaptação angolana das escalas de autoconceito TSCES e APP a educadores infantis
title_sort Adaptação angolana das escalas de autoconceito TSCES e APP a educadores infantis
author Borges, Genoveva A.
author_facet Borges, Genoveva A.
Veiga, Feliciano Henriques
author_role author
author2 Veiga, Feliciano Henriques
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Genoveva A.
Veiga, Feliciano Henriques
dc.subject.por.fl_str_mv Autoconceito
Educadores de infância
Escalas de avaliação
Validaçao
Angola
topic Autoconceito
Educadores de infância
Escalas de avaliação
Validaçao
Angola
description O autoconceito dos educadores de infância é importante em Angola, mas a procura e a oferta de infantários requerem reflexão e apoio. Nesta pesquisa utilizou-se a Teacher Self-concept Evaluation Scale (TSCES) e a escala do Autoconceito Profissional dos Professores (APP). Apresenta-se aqui o procedimento de validação das escalas resultantes, designadas Escala de Avaliação do Autoconceito de Educadores de Infância 1 (EAA-EI1) e Escala de Avaliação do Autoconceito de Educadores de Infância 2 (EAA-EI2), após a sua aplicação a 198 educadores em efetivo serviço. Destaca-se a EAA-EI1 com variância total de 44,34%. Na EAA-EI2, a variância total explicada foi de 41,54%.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-27T11:11:03Z
2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/30195
url http://hdl.handle.net/10451/30195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Borges, G. A., & Veiga, F. H. (2017). Adaptação angolana das escalas de autoconceito TSCES e APP a educadores infantis. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr.(6), 274-277. Doi: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2605
2386-7418 (online)
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2605
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidad de la Coruña
publisher.none.fl_str_mv Universidad de la Coruña
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134382945992704