Instituição, escola, futuro e satisfação com a vida sob a perspetiva de jovens institucionalizados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.29352/mill0206e.03.00345 |
Resumo: | Introdução: O bem-estar e desenvolvimento integral da criança/jovem institucionalizado é hoje uma prioridade e toda a legislação envolvente é imprescindível de modo a garantir-lhes os seus direitos. Objetivos: Compreender como os jovens institucionalizados de uma instituição da zona centro do país se posicionam ao nível da instituição, escola, perspetivas de futuro e da sua satisfação com a vida. Metodologia: Trata-se de uma investigação de cariz qualitativa, utilizando um Instrumento de Inquérito por Questionário e uma Escala de Satisfação com a Vida (Satisfaction With Life Scale (SWLS)) sendo esta traduzida e aferida para a população portuguesa pelo autor Simões (1992). O presente estudo, contou com uma amostra de 11 sujeitos institucionalizados com idades entre os 11 e os 22 sendo 5 do género feminino e 6 do género masculino. Resultados: Conclui-se que os jovens consideram que a instituição trabalha em prol do que gostam e, em termos escolares consideram que é um meio propício para um melhor futuro. Referente às perspetivas de futuro concluiu-se que têm definidos os seus objetivos de vida. Para a satisfação com a vida aferiu-se que mais de metade dos inquiridos se sentem satisfeitos com a sua vida. Conclusão: Os jovens, em estudo, valorizam a sua instituição e a escola, têm perspetivas de futuro relacionadas com aspetos profissionais e sentem-se satisfeitos com a vida. |
id |
RCAP_1510c984182a19a080bf578c2278b1e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20260 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Instituição, escola, futuro e satisfação com a vida sob a perspetiva de jovens institucionalizadosInstitución, escuela, futuro y satisfacción con vida bajo la perspectiva de los jóvenes institucionalizadosInstituição, escola, futuro e satisfação com a vida sob a perspetiva de jovens institucionalizadosEducation and Social Development SciencesIntrodução: O bem-estar e desenvolvimento integral da criança/jovem institucionalizado é hoje uma prioridade e toda a legislação envolvente é imprescindível de modo a garantir-lhes os seus direitos. Objetivos: Compreender como os jovens institucionalizados de uma instituição da zona centro do país se posicionam ao nível da instituição, escola, perspetivas de futuro e da sua satisfação com a vida. Metodologia: Trata-se de uma investigação de cariz qualitativa, utilizando um Instrumento de Inquérito por Questionário e uma Escala de Satisfação com a Vida (Satisfaction With Life Scale (SWLS)) sendo esta traduzida e aferida para a população portuguesa pelo autor Simões (1992). O presente estudo, contou com uma amostra de 11 sujeitos institucionalizados com idades entre os 11 e os 22 sendo 5 do género feminino e 6 do género masculino. Resultados: Conclui-se que os jovens consideram que a instituição trabalha em prol do que gostam e, em termos escolares consideram que é um meio propício para um melhor futuro. Referente às perspetivas de futuro concluiu-se que têm definidos os seus objetivos de vida. Para a satisfação com a vida aferiu-se que mais de metade dos inquiridos se sentem satisfeitos com a sua vida. Conclusão: Os jovens, em estudo, valorizam a sua instituição e a escola, têm perspetivas de futuro relacionadas com aspetos profissionais e sentem-se satisfeitos com a vida.Introduction: We are increasingly emphasizing the well-being and integral development of the child / young person, and all the surrounding legislation is essential in order to guarantee their rights. Objectives: To understand how institutionalized young people from an institution in the central part of the country position themselves at the level of the institution, school, prospects for the future and their satisfaction with life. Methodology: This is a qualitative investigation, using a Questionnaire of Inquiry Instrument and a Satisfaction With Life Scale (SWLS), which was translated and measured for the Portuguese population by the author Simões (1992 ). The present study had a sample of 11 institutionalized subjects aged between 11 and 22, 5 of whom were female and 6 were male. Results: It is concluded that young people consider that the institution works in favor of what they like and, in school terms, they consider it a conducive means for a better future. Regarding the prospects for the future, it was concluded that they have defined their life goals. For satisfaction with life, it was found that more than half of the respondents feel satisfied with their life. Conclusion: Young people, in study, value their institution and the school, have prospects for the future related to professional aspects and feel satisfied with life.Introducción: Cada vez hacemos más hincapié en el bienestar y el desarrollo integral del niño / joven, y toda la legislación que lo rodea es fundamental para garantizar sus derechos. Objetivos: Comprender cómo los jóvenes institucionalizados de una institución del centro del país se posicionan a nivel de la institución, la escuela, las perspectivas de futuro y su satisfacción con la vida. Metodología: Se trata de una investigación cualitativa, utilizando un Instrumento Cuestionario de Indagación y una Escala de Satisfacción con la Vida (SWLS), que fue traducido y medido para la población portuguesa por el autor Simões (1992). El presente estudio contó con una muestra de 11 sujetos institucionalizados con edades comprendidas entre los 11 y los 22 años, de los cuales 5 eran mujeres y 6 hombres. Resultados: Se concluye que los jóvenes consideran que la institución trabaja a favor de lo que les gusta y, en términos escolares, la consideran un medio propicio para un futuro mejor. En cuanto a las perspectivas de futuro, se concluyó que han definido sus metas de vida. Para la satisfacción con la vida, se encontró que más de la mitad de los encuestados se sienten satisfechos con su vida. Conclusión: Los jóvenes, en estudio, valoran su institución y la escuela, tienen perspectivas de futuro relacionadas con aspectos profesionales y se sienten satisfechos con la vida.Polytechnic Institute of Viseu (IPV)2020-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.29352/mill0206e.03.00345por1647-662X0873-3015Silva, AndresaFonseca, SusanaAmante, Maria Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-15T15:01:59Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/20260Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:29:30.987081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Instituição, escola, futuro e satisfação com a vida sob a perspetiva de jovens institucionalizados Institución, escuela, futuro y satisfacción con vida bajo la perspectiva de los jóvenes institucionalizados Instituição, escola, futuro e satisfação com a vida sob a perspetiva de jovens institucionalizados |
title |
Instituição, escola, futuro e satisfação com a vida sob a perspetiva de jovens institucionalizados |
spellingShingle |
Instituição, escola, futuro e satisfação com a vida sob a perspetiva de jovens institucionalizados Silva, Andresa Education and Social Development Sciences |
title_short |
Instituição, escola, futuro e satisfação com a vida sob a perspetiva de jovens institucionalizados |
title_full |
Instituição, escola, futuro e satisfação com a vida sob a perspetiva de jovens institucionalizados |
title_fullStr |
Instituição, escola, futuro e satisfação com a vida sob a perspetiva de jovens institucionalizados |
title_full_unstemmed |
Instituição, escola, futuro e satisfação com a vida sob a perspetiva de jovens institucionalizados |
title_sort |
Instituição, escola, futuro e satisfação com a vida sob a perspetiva de jovens institucionalizados |
author |
Silva, Andresa |
author_facet |
Silva, Andresa Fonseca, Susana Amante, Maria João |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Susana Amante, Maria João |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Andresa Fonseca, Susana Amante, Maria João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Education and Social Development Sciences |
topic |
Education and Social Development Sciences |
description |
Introdução: O bem-estar e desenvolvimento integral da criança/jovem institucionalizado é hoje uma prioridade e toda a legislação envolvente é imprescindível de modo a garantir-lhes os seus direitos. Objetivos: Compreender como os jovens institucionalizados de uma instituição da zona centro do país se posicionam ao nível da instituição, escola, perspetivas de futuro e da sua satisfação com a vida. Metodologia: Trata-se de uma investigação de cariz qualitativa, utilizando um Instrumento de Inquérito por Questionário e uma Escala de Satisfação com a Vida (Satisfaction With Life Scale (SWLS)) sendo esta traduzida e aferida para a população portuguesa pelo autor Simões (1992). O presente estudo, contou com uma amostra de 11 sujeitos institucionalizados com idades entre os 11 e os 22 sendo 5 do género feminino e 6 do género masculino. Resultados: Conclui-se que os jovens consideram que a instituição trabalha em prol do que gostam e, em termos escolares consideram que é um meio propício para um melhor futuro. Referente às perspetivas de futuro concluiu-se que têm definidos os seus objetivos de vida. Para a satisfação com a vida aferiu-se que mais de metade dos inquiridos se sentem satisfeitos com a sua vida. Conclusão: Os jovens, em estudo, valorizam a sua instituição e a escola, têm perspetivas de futuro relacionadas com aspetos profissionais e sentem-se satisfeitos com a vida. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.29352/mill0206e.03.00345 |
url |
https://doi.org/10.29352/mill0206e.03.00345 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-662X 0873-3015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Polytechnic Institute of Viseu (IPV) |
publisher.none.fl_str_mv |
Polytechnic Institute of Viseu (IPV) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130163677495296 |