Estudo e implementação de técnicas de controlo para um motor BLDC de uma bicicleta elétrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, João André de Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/55043
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores
id RCAP_1513d1307bd89648eddbbbebf7a22942
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55043
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo e implementação de técnicas de controlo para um motor BLDC de uma bicicleta elétricaMeios de transportePoluentes atmosféricosCombustíveis fósseisMobilidade elétricaBicicleta elétricaTravagem regenerativaAlgoritmos de controloBLDCMeans of transportAir pollutantsFossil fuelsElectric mobilityElectric bicycleRegenerative brakingControl algorithmsEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e InformáticaDissertação de mestrado em Engenharia Eletrónica Industrial e ComputadoresDesde os tempos remotos da sua história o homem sentiu necessidade de desenvolver e aperfeiçoar meios de transporte para uma maior segurança, conforto e diminuição do tempo de viagem. No entanto, esta evolução levou a que os mesmos se tornassem nas maiores fontes de libertação de poluentes atmosféricos que, por conseguinte, causam o aquecimento global. Nas grandes metrópoles dos países desenvolvidos, medidas têm vindo a ser implementadas de modo a reduzir tanto o número de veículos que nelas circulam assim como o grau de poluição que esses meios acarretam para o ambiente. Deste modo, a necessidade de criar uma alternativa séria, que vise substituir os veículos movidos a combustíveis fósseis, e viável a curto prazo, torna-se mais evidente. No Grupo de Eletrónica de Potência e Energia (GEPE) da Universidade do Minho, tem-se apostado no programa da mobilidade elétrica, e é nesse âmbito que foi proposto o desenvolvimento de uma bicicleta elétrica que tenha várias funcionalidades de acordo com o desejo do utilizador. Nesta Dissertação de Mestrado, foram estudados o motor de corrente contínua (CC) e o motor Brushless Direct Current (BLDC), as duas soluções mais utilizadas no mercado para aplicações de bicicletas elétricas, concluindo-se que o motor BLDC apresenta mais vantagens em relação àquilo que é o conceito de bicicleta elétrica. No que diz respeito às simulações computacionais, estas permitiram a validação dos algoritmos propostos e estudar o comportamento do motor BLDC sob diferentes condições e parâmetros. Com esse objetivo, foram simulados controlos de velocidade, binário e métodos de travagem regenerativa, assim como sistemas de proteção da bateria elétrica. Relativamente à implementação, foi desenvolvido hardware que visou a validação dos algoritmos que foram propostos e simulados nesta Dissertação de Mestrado, sendo que ficou comprovado com sucesso, através de resultados experimentais presentes neste documento, o controlo de binário e método travagem regenerativa propostos.Since ancient times in its history the man felt the need to develop and improve transport for greater safety, comfort and reduced travel time. However, this development led to the same becoming the largest source of release of pollutants, consequently causing global warming. In the large cities of developed countries, measures have been implemented in order to reduce the number of vehicles circulating in them and the degree of pollution that these means entail for the environment. Thus, the need to create a serious alternative, which aims to replace vehicles powered by fossil fuels, and feasible in the short term, becomes more evident. In the Group of Energy and Power Electronics (GEPE) of the University of Minho, research has been done in the electric mobility program, and in this context it was proposed the development of an electric bicycle that has several features according to the desire of the user. In the scope of this Master Thesis, the direct current (DC) motor and the Brushless DC (BLDC) motor were studied, being the most attractive solutions for electric bicycle applications. It was concluded that the BLDC motor is advantageous over the DC motor in the referred context. Concerning the computational simulations, these ones allowed the proposed algorithms validation and the study of the BLDC motor under different parameters and operating conditions. With this purpose, speed control, torque control and regenerative braking systems were simulated, as well as protection circuits for the electric battery. Regarding the implementation, hardware was developed that validated the proposed and simulated algorithms for this Master Thesis work. The proposed torque control and regenerative braking system were successfully validated through experimental results presented in this document.Pinto, J. G.Afonso, José A.Universidade do MinhoPereira, João André de Sousa20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/55043por201925290info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-29T01:18:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55043Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:45.369862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo e implementação de técnicas de controlo para um motor BLDC de uma bicicleta elétrica
title Estudo e implementação de técnicas de controlo para um motor BLDC de uma bicicleta elétrica
spellingShingle Estudo e implementação de técnicas de controlo para um motor BLDC de uma bicicleta elétrica
Pereira, João André de Sousa
Meios de transporte
Poluentes atmosféricos
Combustíveis fósseis
Mobilidade elétrica
Bicicleta elétrica
Travagem regenerativa
Algoritmos de controlo
BLDC
Means of transport
Air pollutants
Fossil fuels
Electric mobility
Electric bicycle
Regenerative braking
Control algorithms
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
title_short Estudo e implementação de técnicas de controlo para um motor BLDC de uma bicicleta elétrica
title_full Estudo e implementação de técnicas de controlo para um motor BLDC de uma bicicleta elétrica
title_fullStr Estudo e implementação de técnicas de controlo para um motor BLDC de uma bicicleta elétrica
title_full_unstemmed Estudo e implementação de técnicas de controlo para um motor BLDC de uma bicicleta elétrica
title_sort Estudo e implementação de técnicas de controlo para um motor BLDC de uma bicicleta elétrica
author Pereira, João André de Sousa
author_facet Pereira, João André de Sousa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, J. G.
Afonso, José A.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, João André de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Meios de transporte
Poluentes atmosféricos
Combustíveis fósseis
Mobilidade elétrica
Bicicleta elétrica
Travagem regenerativa
Algoritmos de controlo
BLDC
Means of transport
Air pollutants
Fossil fuels
Electric mobility
Electric bicycle
Regenerative braking
Control algorithms
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
topic Meios de transporte
Poluentes atmosféricos
Combustíveis fósseis
Mobilidade elétrica
Bicicleta elétrica
Travagem regenerativa
Algoritmos de controlo
BLDC
Means of transport
Air pollutants
Fossil fuels
Electric mobility
Electric bicycle
Regenerative braking
Control algorithms
Engenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informática
description Dissertação de mestrado em Engenharia Eletrónica Industrial e Computadores
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/55043
url https://hdl.handle.net/1822/55043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201925290
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132249867681792