Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária 2º e 3º ciclos de Martim de Freitas junto da turma B do 8º ano no ano lectivo de 2011/2012 : indisciplina - comportamentos desviantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simões, Vera Lúcia Marques
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/21309
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_15154266f31484e021df6283f5cb1752
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/21309
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária 2º e 3º ciclos de Martim de Freitas junto da turma B do 8º ano no ano lectivo de 2011/2012 : indisciplina - comportamentos desviantesEnsino da educação físicaEstágio pedagógicoFormação de professoresIndisciplinaRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraO desenvolvimento do Estágio Pedagógico promove o transfere dos conhecimentos teóricos para a prática educativa. A experiência proporcionada visa o enriquecimento da formação docente e pretende aperfeiçoar o futuro professor, colocando-o diante da complexidade real das interacções pedagógicas e didácticas. O processo educativo admite um vasto leque de funções atribuídas ao promotor e condutor do processo ensino-aprendizagem – o professor. Cabe a este conhecer as características dos seus alunos através da avaliação inicial de modo a identificar os objectivos adequados a uma evolução positiva, selecionando o justo caminho e as estratégias apropriadas para a obtenção dos objectivos inicialmente propostos, no final do período de formação definido. Este agente educativo deve fomentar o desenvolvimento harmonioso, pessoal e social, do aluno, reajustando o ensino sempre que necessário e promovendo a diferenciação das aprendizagens em prol do contexto evidenciado; deve ser privilegiado o carácter inclusivo na organização das condições de ensino e aprendizagem, procedendo à individualização das opções tomadas. Posto isto, o presente Relatório Final de Estágio Pedagógico inserido no Plano de Estudos do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, desenvolvido na Escola Básica 2º e 3º Ciclos de Martim de Freitas contempla a análise e reflexão da prática pedagógica desenvolvida, reconhecendo as aprendizagens realizadas – planeamento, realização e avaliação – bem como a justificação das opções tomadas. Pretende identificar as dificuldades e necessidades de formação, analisar a componente ético-profissional e exaltar a importância do compromisso com as aprendizagens dos alunos. Conclui com questões dilemáticas, conclusões referentes à formação inicial e com o aprofundamento da temática da Indisciplina.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/21309http://hdl.handle.net/10316/21309porSimões, Vera Lúcia Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:22:44Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/21309Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:03.842373Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária 2º e 3º ciclos de Martim de Freitas junto da turma B do 8º ano no ano lectivo de 2011/2012 : indisciplina - comportamentos desviantes
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária 2º e 3º ciclos de Martim de Freitas junto da turma B do 8º ano no ano lectivo de 2011/2012 : indisciplina - comportamentos desviantes
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária 2º e 3º ciclos de Martim de Freitas junto da turma B do 8º ano no ano lectivo de 2011/2012 : indisciplina - comportamentos desviantes
Simões, Vera Lúcia Marques
Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
Indisciplina
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária 2º e 3º ciclos de Martim de Freitas junto da turma B do 8º ano no ano lectivo de 2011/2012 : indisciplina - comportamentos desviantes
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária 2º e 3º ciclos de Martim de Freitas junto da turma B do 8º ano no ano lectivo de 2011/2012 : indisciplina - comportamentos desviantes
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária 2º e 3º ciclos de Martim de Freitas junto da turma B do 8º ano no ano lectivo de 2011/2012 : indisciplina - comportamentos desviantes
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária 2º e 3º ciclos de Martim de Freitas junto da turma B do 8º ano no ano lectivo de 2011/2012 : indisciplina - comportamentos desviantes
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na escola secundária 2º e 3º ciclos de Martim de Freitas junto da turma B do 8º ano no ano lectivo de 2011/2012 : indisciplina - comportamentos desviantes
author Simões, Vera Lúcia Marques
author_facet Simões, Vera Lúcia Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simões, Vera Lúcia Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
Indisciplina
topic Ensino da educação física
Estágio pedagógico
Formação de professores
Indisciplina
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/21309
http://hdl.handle.net/10316/21309
url http://hdl.handle.net/10316/21309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133662080401408