A investigação-acção na formação reflexiva do professor-estagiário de inglês

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Maria Alfredo Ferreira de Freitas Lopes
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38543
Resumo: O estudo aqui descrito decorreu das necessidades de formação no ano de prática pedagógica dos alunos da Licenciatura em Ensino de Português-Inglês da Universidade do Minho. Através da adopção de uma metodologia de formação -investigação-ação, procurou-se promover uma abordagem de tipo reflexivo e fomentar uma atitude investigadora da praxis, tendo em vista a criação de condições para uma aprendizagem autónoma. Deste modo, enunciaram-se os objectivos seguintes para este estudo: 1) aplicar uma metodologia de formação a um grupo de professores-estagiários, baseada no seu envolvimento em projectos de investigação-acção; 2) investigar a relação entre a metodologia de formação e o desenvolvimento profissional destes professores; 3) promover uma atitude investigativa nestes professores pela análise reflexiva da praxis e 4) desenvolver a autonomia destes professores na sua fomação. 0 paradigma investigativo seguido foi o estudo de caso(s), na variante multi-caso, ao integrar 3 sub-casos. Os participantes foram 3 professoras-estagiárias de Inglês e a orientadora da escola onde se realizou o estgio. Cada estagiária esteve envolvida num sub-projecto individual de investigação-acção, estando estes projectos enquadrados num projecto colectivo (do núcleo). A informação foi recolhida através da observação de aulas, encontros de pré e pós-observação e análise documental. Esta informação foi sujeita a uma análise de conteúdo. Este estudo teve início com a formação da supervisora da escola (Julho a Outubro 94). Seguiu-se a formação das estagiárias em estratégias de investigação na aula de língua e na metodologia da investjgação-acção, tendo em vista a elaboração dos planos de acção. De seguida, as estagiárias desenvolveram os seus sub-projectos individuais na escola sendo acompanhadas nesta tarefa pela orientadora da escola e pela supervisora da universidade/investigadora (Novembro de 94 a Março de 95). Os resultados obtidos indicam que o sucesso da metodologia de formação foi devido a uma abordagem integrada da supervisão e não à investigação-acção considerada isoladamente.
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