O papel das publicações de nicho na resignificação da comunicação editorial de moda Patient Zero Zine

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Miguel Ângelo Navalha Canhoto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/12465
Resumo: Esta dissertação propõe o estudo do papel das publicações de nicho dentro do panorama contemporâneo do design de moda, a partir de tópicos como a atual discussão entre o formato digital e físico, a história e ethos destas publicações ao longo do seu desenvolvimento e a relação do seu conteúdo com as vertentes comercial e artística. O estudo foi igualmente ancorado na análise de publicações de nicho existentes e no trabalho dos seus colaboradores mais frequentes. Publicações como a britânica i-D, que explora novas sub-culturas da underground youth culture londrina; A magazine curated by, criada como bíblia de referências na qual múltiplos diretores criativos do mundo da moda exploram os seus processos criativos sem quaisquer limites; e a mais recente King Kong, que representa o expoente máximo da experimentação dentro do meio de comunicação em causa. Não deixou de ter em consideração legados como o de Franca Sozzani, enquanto editora-chefe da Vogue Italia, pelo modo como marcaram o início de uma nova era na qual a produção de imagens editoriais ultrapassa as suas funções meramente comerciais. A dissertação explora também o conceito de zines, publicações guerrilla independentes que recuperaram a sua relevância ao longo da última década, sobretudo, tornando-se um género em mutação e ocupando igualmente um espaço próprio entre as publicações de nicho no universo atual da comunicação de moda. Foi este o formato escolhido para o desenvolvimento de um projeto autoral integrado como conclusão deste estudo, procurando com ele explorar a comunicação de moda para lá dos seus métodos tradicionais e convencionais, divulgar novos talentos e criar uma relação simbiótica entre distintas formas de expressão artística — impedindo, deste modo, que sejam o capital e/ou a indústria a controlar a narrativa.
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