Narrativa Transmídia no Futebol

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Fernando Jesus da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/10610
Resumo: O presente trabalho de investigação consiste em estudar as estratégias de comunicação e o comportamento digital dos clubes brasileiros de futebol com maior presença digital, com o objetivo de identificar a utilização da narrativa transmídia nos seus canais de comunicação e plataformas digitais. Os poucos esforços teóricos percebidos na produção científica sobre comunicação esportiva, nomeadamente centrada nas ações dos clubes de futebol, dissonante da relevância cultural e econômica que o esporte tem para o Brasil, justificam essa investigação. Para fundamentar a pesquisa, discutimos temas como comunicação estratégica, convergência cultural, narrativa Transmídia, crossmedia, remediação, storytelling, posicionamento, arquétipos de comunicação e redes sociais digitais. Através de uma pesquisa qualitativa realizamos um estudo de caso com os cinco clubes brasileiros de futebol com maior presença digital: Clube de Regatas do Flamengo, Sport Club Corinthians Paulista, São Paulo Futebol Clube, Sociedade Esportiva Palmeiras e Santos Futebol Clube, identificando os canais de comunicação disponíveis para a audiência, além dos conteúdos mais relevantes publicados no mês de dezembro de 2019, aplicando sete princípios desenvolvidos neste estudo para avaliar se houve o emprego da narrativa Transmídia. Os resultados obtidos evidenciaram a replicação de conteúdo nas diferentes plataformas e a ausência de uma estratégia de comunicação para a utilização da narrativa Transmídia, que permita expandir a história e potencializar o uso das plataformas digitais a partir do que conhecemos por convergência de mídias. Essa investigação recomenda a sequência de outras pesquisas que aprofundem as estratégias de comunicação dos clubes brasileiros de futebol com um corpus mais alargado, além da possibilidade de compreender dificuldades da aplicação de projetos transmídia na estratégia de comunicação pela perspectiva dos gestores de mídia dos clubes.
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