Pandemia no Brasil: desinformação, ideologias e crenças. Uma análise das perceções sobre desordem informacional durante a pandemia de COVID-19 no Brasil e a relação com a conduta política do presidente Jair Bolsonaro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Dayanne
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/136411
Resumo: O primeiro ano de pandemia de COVID-19 trouxe mudanças não só na área da saúde, economia e políticas públicas como também na área da Comunicação. A preocupação em torno do vírus de efeitos ainda desconhecidos e o isolamento social fomentaram a busca por notícias. A pandemia mundial tomou conta dos noticiários e mobilizou agências de verificação de factos em torno do mesmo tema. Na esteira do excesso de informações, a desinformação ganhou espaço e o trabalho dos media tradicionais não só mostrou-se insuficiente, como passou a ser visto com desconfiança por parte do público. As informações, científicas ou não, estão inseridas num contexto polarizado politicamente no Brasil e, por mais que os conteúdos possam ser facilmente acessados por muitos brasileiros, alguns grupos tomam um lado do que acreditam ser a verdade, a despeito do trabalho dos jornalistas profissionais e até da Ciência. Esta dissertação tem o objetivo de entender os processos pelos quais as notícias sobre a COVID-19 são recebidas e validadas por eleitores do presidente Jair Bolsonaro. Neste sentido, a pesquisa busca responder a dois questionamentos: por que determinadas pessoas acreditam e validam desinformação sobre a COVID-19 mesmo com acesso a tantos meios de comunicação ou fontes sérias como a Organização Mundial da Saúde? E ainda: o discurso político do presidente Jair Bolsonaro pode promover a desinformação acerca da disseminação e tratamento da COVID-19? Os conceitos destacados no enquadramento teórico serviram como base para o estudo empírico que analisou quatro depoimentos de pessoas de 39 a 69 anos, brasileiras e declaradamente apoiadoras do presidente brasileiro. A estratégia metodológica escolhida foi a pesquisa qualitativa e posterior análise temática com o intuito de compreender os processos individuais de crenças e validação das informações acerca de COVID-19 e quais as influências são relevantes neste mecanismo. O estudo concluiu que o grupo analisado mudou hábitos de consumo durante a pandemia, de forma a contemplar suas crenças pré-existentes relacionadas às suas ideologias e ao próprio presidente Bolsonaro. Por mais que todas tenham fácil acesso à informação, as redes sociais, através dos “filtros bolha” e as “câmaras de eco” (D’Ancona, 2017 e Ireton, 2019) promovem a escassez de conteúdos variados o que contribui para a confirmar convicções. O estudo ainda mostrou que as principais declarações do presidente Bolsonaro no ano de 2020 influenciaram a forma de pensar e a escolha em quais conteúdos validar acerca da COVID-19 no Brasil.
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As informações, científicas ou não, estão inseridas num contexto polarizado politicamente no Brasil e, por mais que os conteúdos possam ser facilmente acessados por muitos brasileiros, alguns grupos tomam um lado do que acreditam ser a verdade, a despeito do trabalho dos jornalistas profissionais e até da Ciência. Esta dissertação tem o objetivo de entender os processos pelos quais as notícias sobre a COVID-19 são recebidas e validadas por eleitores do presidente Jair Bolsonaro. Neste sentido, a pesquisa busca responder a dois questionamentos: por que determinadas pessoas acreditam e validam desinformação sobre a COVID-19 mesmo com acesso a tantos meios de comunicação ou fontes sérias como a Organização Mundial da Saúde? E ainda: o discurso político do presidente Jair Bolsonaro pode promover a desinformação acerca da disseminação e tratamento da COVID-19? Os conceitos destacados no enquadramento teórico serviram como base para o estudo empírico que analisou quatro depoimentos de pessoas de 39 a 69 anos, brasileiras e declaradamente apoiadoras do presidente brasileiro. A estratégia metodológica escolhida foi a pesquisa qualitativa e posterior análise temática com o intuito de compreender os processos individuais de crenças e validação das informações acerca de COVID-19 e quais as influências são relevantes neste mecanismo. O estudo concluiu que o grupo analisado mudou hábitos de consumo durante a pandemia, de forma a contemplar suas crenças pré-existentes relacionadas às suas ideologias e ao próprio presidente Bolsonaro. Por mais que todas tenham fácil acesso à informação, as redes sociais, através dos “filtros bolha” e as “câmaras de eco” (D’Ancona, 2017 e Ireton, 2019) promovem a escassez de conteúdos variados o que contribui para a confirmar convicções. O estudo ainda mostrou que as principais declarações do presidente Bolsonaro no ano de 2020 influenciaram a forma de pensar e a escolha em quais conteúdos validar acerca da COVID-19 no Brasil.The first year of the COVID-19 pandemic brought changes not only in the area of health, economy and public policies, but also in the area of Communication. Concern about the virus with as yet unknown effects and social isolation fueled the search for news. The global pandemic has taken over the news and mobilized fact-finding agencies around the same issue. In the wake of the excess of information, disinformation gained ground and the work of traditional media not only proved to be insufficient, but also came to be viewed with suspicion by the public. The information, scientific or not, is inserted in a politically polarized context in Brazil and, although the contents can be easily accessed by many Brazilians, some groups take a side of what they believe to be the truth, despite the work of professional journalists and even from Science. This dissertation aims to understand the processes by which news about COVID-19 is received and validated by voters of president Jair Bolsonaro. In this sense, the research seeks to answer two questions: why do certain people believe and validate misinformation about COVID-19 even with access to so many media or serious sources such as the World Health Organization? Also: can President Jair Bolsonaro's political speech promote disinformation about the dissemination and treatment of COVID-19? The concepts highlighted in the theoretical framework served as the basis for the empirical study that analyzed four testimonies from people aged 39 to 69 years, Brazilian and declared supporters of the Brazilian president. The methodological strategy chosen was qualitative research and subsequent thematic analysis in order to understand the individual processes of beliefs and validation of information about COVID-19 and which influences are relevant in this mechanism. The study concluded that the analyzed group changed consumption habits during the pandemic, in order to contemplate their pre-existing beliefs related to their ideologies and to President Bolsonaro himself. As much as they all have easy access to information, social networks, through “bubble filters” and “echo chambers” (D’Ancona, 2017 and Ireton, 2019) promote the scarcity of varied content, which contributes to confirming convictions. The study also showed that President Bolsonaro's main statements in 2020 influenced the way of thinking and the choice in which content to validate about COVID-19 in Brazil.Campos, IoliPonte, CristinaRUNRodrigues, Dayanne2022-02-082021-09-242025-02-08T00:00:00Z2022-02-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/136411TID:202968758porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:14:35Zoai:run.unl.pt:10362/136411Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:48:43.528500Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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