Global Competitive Dynamics and Innovation in the Brazilian Wine Sector: Analysis of Vale do São Francisco Pole
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/18019 |
Resumo: | O setor do vinho está atualmente a enfrentar transformações mundiais. Está-se reconstruindo. No Brasil, as empresas assistem ao declínio de seus market-share (mas refletindo uma tendência ao protecionismo) para os vinhos importados, enquanto o consumo per capita continua a superar discretamente uma estagnação histórica com perspectivas de crescimento sustentável. Assim, é de extrema importância olhar para novas capacidades, a fim de alcançar uma maior integração num mercado fragmentado globalmente e com baixas taxas de atratividade. O pólo de vinhos do Vale do São Francisco (VSF), embora emergente, já precisa encontrar um posicionamento estratégico inovador. No entanto, ele já revela algumas características inovadoras. Este estudo tem como principais objetivos (a) analisar as adaptações estratégicas e inovadoras das empresas locais; (b) propor linhas adicionais inovadoras de ação estratégica; e (c) mostrar as suas possibilidades de sucesso no novo ambiente competitivo globalizado. O posicionamento metodológico é estabelecido através do estudo de vários casos exploratórios. |
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O setor do vinho está atualmente a enfrentar transformações mundiais. Está-se reconstruindo. No Brasil, as empresas assistem ao declínio de seus market-share (mas refletindo uma tendência ao protecionismo) para os vinhos importados, enquanto o consumo per capita continua a superar discretamente uma estagnação histórica com perspectivas de crescimento sustentável. Assim, é de extrema importância olhar para novas capacidades, a fim de alcançar uma maior integração num mercado fragmentado globalmente e com baixas taxas de atratividade. O pólo de vinhos do Vale do São Francisco (VSF), embora emergente, já precisa encontrar um posicionamento estratégico inovador. No entanto, ele já revela algumas características inovadoras. Este estudo tem como principais objetivos (a) analisar as adaptações estratégicas e inovadoras das empresas locais; (b) propor linhas adicionais inovadoras de ação estratégica; e (c) mostrar as suas possibilidades de sucesso no novo ambiente competitivo globalizado. O posicionamento metodológico é estabelecido através do estudo de vários casos exploratórios. |
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