Actividade editorial da Acta Pediátrica Portuguesa no biénio 2005-2006
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25754/pjp.2007.4628 |
Resumo: | Contexto: O processo editorial da Acta Pediátrica Portuguesa (APP) foi modificado em Fevereiro de 2005, introduzindo-se uma revisão editorial inicial dos manuscritos, seguida pela revisão de, pelo menos, dois peritos da área técnico-científica, auxiliada por instrumentos quantitativos de avaliação. Objectivos: Analisar o tipo e proveniência dos manuscritos submetidos à APP para publicação, a consistência do processo de dupla revisão por peritos e a eficiência do processo editorial. Metodologia: A actividade editorial do biénio 2005-06 é analisada, incluindo o movimento de manuscritos e a actividade de revisão, particularmente a adesão dos revisores ao método solicitado e a homogeneidade da avaliação qualitativa. Resultados: Verifica-se que a política de tripla revisão (revisão editorial e duas revisões por peritos da área técnicocientífica) leva a um processo mais demorado do que o sistema anterior, o que pode desencorajar alguns autores a concluir o processo. Cerca de 40% dos manuscritos foram enviados a pelo menos três revisores. Verificamos que os novos instrumentos de revisão e avaliação quantitativa e qualitativa pelos revisores tiveram elevada homogeneidade de classificações (divergindo a classificação atribuída em menos de 15% em cerca de 55% dos manuscritos), maior para os manuscritos originais do que para os relatos de casos. Conclusão: É aparente a necessidade de aperfeiçoamento e avaliação contínua do sistema, num espírito pedagógico e didáctico para a equipa editorial, os revisores, os autores e os leitores. |
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