Inteligência emocional como fator protetor do burnout em professores do 2. º e 3. º Ciclos e Secundário da RAM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Cláudia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Franco, Glória
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3509
Resumo: Emotional intelligence is the ability to perceive, use, understand and regulate emotions to facil itate thought (Mayer and Salovey, 1997). The concept of burnout is the English expression to describe what stopped functioning because of the exhaustion of energy (France, 1987, cited by Carlotto, 2012).This study aimed to understand the perceived emotional intelligence as a protective factor against burnout, as well as studying the relationship between emotional intelligence and burnout. The sample was constituted by 250 teachers in the 2nd cycle (26.4%), 3rd cycle (57.2%) and Secondary school (16.4%), with (70.4%) females and (29.6%), males in the Autonomous Region of Madeira (RAM), Portugal. As instruments, we used a socio-demographic and professional’s questionnaire, the trait meta mood scale (TMMS-24), the expressiveness and emotion regulation of Berkeley questionnaire and the Maslach burnout inventory (MBI). In the study did not find evidence that marital status, age, length of service and level of educa tion influences taught emotional intelligence and burnout. Only gender seems to influence emotion al intelligence. To confirm the statistical relationship between emotional intelligence and burnout, we used Spearman´s correlation test between variables and it was concluded that the higher the repair of emotions, the less emotional exhaustion and depersonalization and higher the revaluation emotions are higher is the emotional exhaustion.
id RCAP_1572ecc498a347104b5a3861a80c45b5
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/3509
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inteligência emocional como fator protetor do burnout em professores do 2. º e 3. º Ciclos e Secundário da RAMEmotional intelligenceBurnoutTeacherEmotional expressivenessEmotional regulationInteligência emocionalProfessorExpressividade emocionalRegulação emocional.Faculdade de Artes e HumanidadesEmotional intelligence is the ability to perceive, use, understand and regulate emotions to facil itate thought (Mayer and Salovey, 1997). The concept of burnout is the English expression to describe what stopped functioning because of the exhaustion of energy (France, 1987, cited by Carlotto, 2012).This study aimed to understand the perceived emotional intelligence as a protective factor against burnout, as well as studying the relationship between emotional intelligence and burnout. The sample was constituted by 250 teachers in the 2nd cycle (26.4%), 3rd cycle (57.2%) and Secondary school (16.4%), with (70.4%) females and (29.6%), males in the Autonomous Region of Madeira (RAM), Portugal. As instruments, we used a socio-demographic and professional’s questionnaire, the trait meta mood scale (TMMS-24), the expressiveness and emotion regulation of Berkeley questionnaire and the Maslach burnout inventory (MBI). In the study did not find evidence that marital status, age, length of service and level of educa tion influences taught emotional intelligence and burnout. Only gender seems to influence emotion al intelligence. To confirm the statistical relationship between emotional intelligence and burnout, we used Spearman´s correlation test between variables and it was concluded that the higher the repair of emotions, the less emotional exhaustion and depersonalization and higher the revaluation emotions are higher is the emotional exhaustion.A inteligência emocional é a capacidade de perceber, usar, conhecer e regular as emoções para facilitar o pensamento (Mayer & Salovey, 1997). Já o conceito de Burnout é a expressão inglesa para designar aquilo que deixou de funcionar por exaustão de energia (França, 1987, citado por, Carlotto, 2012). Este estudo teve como objetivos compreender a inteligência emocional percebida como fator de proteção face ao burnout, bem como estudar as relações entre a inteligência emocional e o bur nout. No estudo participaram 250 professores do 2º ciclo (26.4%), 3º ciclo (57.2%) e Secundário (16.4 %), do género feminino (70.4%) e do masculino (29.6%), da Região Autónoma da Madeira (RAM), Portugal. Como instrumentos usámos um Questionário de Dados Sócio-Demográficos e Profissionais, o Trait Meta-Mood Scale (TMMS-24), o Questionário de Expressividade e o de Regulação Emocional de Berkeley e o Inventário de Burnout de Maslach (MBI). No estudo realizado não se encontrou evidências de que o estado civil, idade, tempo de serviço e nível de ensino lecionado influencie a inteligência emocional e o burnout. Somente o género pare ceu influenciar a inteligência emocional. Para confirmar a relação estatística entre a inteligência emocional e o burnout foi realizado um teste de correlação de Spearman entre as variáveis e concluiu-se que quanto maior a reparação das emoções, menor é a exaustão emocional e a despersonalização e quanto maior a reavaliação das emoções, maior a exaustão emocional.Asociación INFADDigitUMaAndrade, CláudiaFranco, Glória2021-07-05T10:17:52Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3509porAndrade, C., & Franco, G. (2014). Inteligência emocional como fator protetor do burnout em professores do 2. º e 3. º Ciclos e Seundário da RAM. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 6(1), 417-426. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v6.76110.17060/ijodaep.2014.n1.v6.761info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:29Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3509Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:42.106670Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência emocional como fator protetor do burnout em professores do 2. º e 3. º Ciclos e Secundário da RAM
title Inteligência emocional como fator protetor do burnout em professores do 2. º e 3. º Ciclos e Secundário da RAM
spellingShingle Inteligência emocional como fator protetor do burnout em professores do 2. º e 3. º Ciclos e Secundário da RAM
Andrade, Cláudia
Emotional intelligence
Burnout
Teacher
Emotional expressiveness
Emotional regulation
Inteligência emocional
Professor
Expressividade emocional
Regulação emocional
.
Faculdade de Artes e Humanidades
title_short Inteligência emocional como fator protetor do burnout em professores do 2. º e 3. º Ciclos e Secundário da RAM
title_full Inteligência emocional como fator protetor do burnout em professores do 2. º e 3. º Ciclos e Secundário da RAM
title_fullStr Inteligência emocional como fator protetor do burnout em professores do 2. º e 3. º Ciclos e Secundário da RAM
title_full_unstemmed Inteligência emocional como fator protetor do burnout em professores do 2. º e 3. º Ciclos e Secundário da RAM
title_sort Inteligência emocional como fator protetor do burnout em professores do 2. º e 3. º Ciclos e Secundário da RAM
author Andrade, Cláudia
author_facet Andrade, Cláudia
Franco, Glória
author_role author
author2 Franco, Glória
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Cláudia
Franco, Glória
dc.subject.por.fl_str_mv Emotional intelligence
Burnout
Teacher
Emotional expressiveness
Emotional regulation
Inteligência emocional
Professor
Expressividade emocional
Regulação emocional
.
Faculdade de Artes e Humanidades
topic Emotional intelligence
Burnout
Teacher
Emotional expressiveness
Emotional regulation
Inteligência emocional
Professor
Expressividade emocional
Regulação emocional
.
Faculdade de Artes e Humanidades
description Emotional intelligence is the ability to perceive, use, understand and regulate emotions to facil itate thought (Mayer and Salovey, 1997). The concept of burnout is the English expression to describe what stopped functioning because of the exhaustion of energy (France, 1987, cited by Carlotto, 2012).This study aimed to understand the perceived emotional intelligence as a protective factor against burnout, as well as studying the relationship between emotional intelligence and burnout. The sample was constituted by 250 teachers in the 2nd cycle (26.4%), 3rd cycle (57.2%) and Secondary school (16.4%), with (70.4%) females and (29.6%), males in the Autonomous Region of Madeira (RAM), Portugal. As instruments, we used a socio-demographic and professional’s questionnaire, the trait meta mood scale (TMMS-24), the expressiveness and emotion regulation of Berkeley questionnaire and the Maslach burnout inventory (MBI). In the study did not find evidence that marital status, age, length of service and level of educa tion influences taught emotional intelligence and burnout. Only gender seems to influence emotion al intelligence. To confirm the statistical relationship between emotional intelligence and burnout, we used Spearman´s correlation test between variables and it was concluded that the higher the repair of emotions, the less emotional exhaustion and depersonalization and higher the revaluation emotions are higher is the emotional exhaustion.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
2021-07-05T10:17:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/3509
url http://hdl.handle.net/10400.13/3509
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Andrade, C., & Franco, G. (2014). Inteligência emocional como fator protetor do burnout em professores do 2. º e 3. º Ciclos e Seundário da RAM. International Journal of Developmental and Educational Psychology, 6(1), 417-426. https://doi.org/10.17060/ijodaep.2014.n1.v6.761
10.17060/ijodaep.2014.n1.v6.761
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Asociación INFAD
publisher.none.fl_str_mv Asociación INFAD
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129937432543232