Prevenir e gerir situações de bullying: Estudo de caso numa escola em Sintra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Inês Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/30443
Resumo: No âmbito desta dissertação em Administração Escolar, foi conduzido um estudo de caso acerca do bullying escolar numa instituição de ensino situada em Sintra. Através de uma revisão bibliográfica foi elaborado um enquadramento teórico que explicita o conceito de bullying, incluindo estudos internacionais e portugueses. Também neste capítulo é mencionado o papel das lideranças escolares na gestão deste fenómeno social, relacionando o direito à educação com o impacto das situações de bullying nos alunos. O estudo de caso levado a cabo teve como objetivos caracterizar as situações de bullying existentes na escola do ponto de vista dos alunos e da equipa docente, assim como, caracterizar as perceções dos diretores de turma e da liderança escolar sobre os mecanismos de resposta existentes. Para tal foi aplicado um inquérito online aos alunos e entrevistas semiestruturadas aos docentes. Os dados revelam que 45% dos alunos são vítimas de agressões sistemáticas durante alguns dias a alguns meses. Estas agressões são incitadas frequentemente por estudantes do sexo feminino e principalmente no espaço exterior durante o intervalo. Os dados caracterizam os principais impactos sentidos nos agressores e nas vítimas. Os alunos revelam sentir alguma insegurança na escola, apesar de considerarem que a escola tende a dar atenção às situações de violência existentes. Verificou-se igualmente que existem diferenças de perspetivas entre os diretores de turma e a liderança escolar quando se fala do número de ocorrências e da respetiva gravidade. Apesar disso, no geral, toda a equipa educativa considera que a escola dá atenção ao bullying através de projetos e iniciativas.
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