Jovens, consumo, marcas e revistas: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pina, Helena Figueiredo
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16480
Resumo: Dissertação de mestrado apresentada ao Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – ISCTE, como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação.
id RCAP_15966bb0f35a5e153a8bb3fd35347476
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16480
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jovens, consumo, marcas e revistas: estudo de casoJovensAutonomia financeira dos jovensHábitos de poupança juvenisActividades de tempos livresConsumos juvenisCompra de vestuário e calçadoMarcas comerciaisPreferênciasRepresentações imagéticasRevistas juvenisPublicidade de vestuárioYouthYouth financial autonomySavings habits of youthLeisure activitiesYouth consumptionAcquisition of clothing and shoesBrandsPreferencesBrands imagery associationsYouth magazinesClothing advertisingJeunesseAutonomie financière de la jeunesseComportement de la jeunesse face à l’épargneOccupation du temps libreConsommation de la jeunesseAchat de vêtements et de chaussuresMarques comercialesPréférencesImageries associées de las marques comercialesMagazines pour la jeunessePublicité pour les vêtementsDissertação de mestrado apresentada ao Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – ISCTE, como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação.A partir de um inquérito realizado a um conjunto de 219 jovens estudantes de uma instituição de ensino superior público, situada em Lisboa, são analisadas as práticas e as frequências de consumo destes jovens, que estão directamente relacionadas com os recursos que possuem (económicos e de tempo). De entre as várias áreas de consumo privilegiadas pelos jovens interessou-nos aprofundar os factores presentes no processo de compra de artigos de vestuário e calçado, já que este tipo de artigos parece cumprir uma importante função no engendrar das suas identidades pessoais. Por outro lado, quisemos saber quais as suas preferências e factores justificativos dessas preferências no que respeita a marcas comerciais e revistas juvenis. Acreditamos que explorar as representações imagéticas (atributos e relações psicológicas) que estes jovens detêm das suas marcas de eleição é desvendar parte dos seus mapas perceptuais. Da mesma forma, a análise de um conjunto restrito de publicações juvenis, de entre as suas preferidas, ao nível dos temas salientes do seu conteúdo e da publicidade inserida contribui para um conhecimento mais profundo da oferta editorial e do universo simbólico da publicidade dirigidas a jovens. O presente estudo pretende assim contribuir para a compreensão e análise de diversos aspectos julgados pertinentes ligados ao consumo juvenil.ABSTRACT The present study intends to contribute to the understanding and analysis of some of the aspects related to youth consumption. Based on an inquiry to a group of 219 students from a public university in Lisbon, we analyse the practices and the frequency of consumption of this group. Practices which are directly related to their financial resources and their available time. Amongst the several consumption areas of interest to the youth, we intend to know in greater depth what are the factors present in their choice to buy clothes and shoes, once these articles have been shown to play an important role in the creation of an image of their personal identities. We are further interested in knowing what are their preferences and which reasons justify these preferences regarding brands and youth magazines. We believe that to explore the imagery associations (attributes and psychological relationships) of this group regarding brands, is to reveal part of their perceptual maps. Further, we analyze a selected group of youth publications amongst those of the group’s choice. This analysis of magazines, both at the level of their salient themes and the advertising they contain, contributes to a deeper knowledge about the youth editorial offer and about the symbolic universe of advertising targeting youth.RESUMÉ La présent étude entend contribuer à la compréhension et à l’analyse de certains aspects liés à la consommation de la jeunesse. Nous appuyant sur une enquête menée auprès de 219 étudiants d’une université publique à Lisbonne, nous analysons les pratiques et la fréquence de consommation de ce groupe. Ces pratiques étant directement liées à leur resources financières et à leur temps libre. Parmi les différents pôles d’interét de la consommation des jeunes, nous cherchons à savoir quels sont, en profondeur, les facteurs présents dans leur choix de vêtements et de chaussures, et qui sont reconnus comme étan déterminants dans l’élaboration de l’image qu’ils se font de leur identité personnelle. Nous sommes de plus interéssés à savoir quelles sont leur préferences, et quelles raisons justifient ces préférences, en matière de marques comerciales et de magazines destinés à la jeunesse. Nous croyons qu’en explorant les imageries associées (attributs et relations psychologiques) de ce groupe quant à leurs marques préferées, nous révèlons une partie de la géographie de leur perception. De la même façon, l’analyse d’une sélection des magazines préferés du groupe, aussi bien au niveau de leur thèmes de predilection qu’à celui de la publicité qu’ils contiennent, contribue à une connaissance approfondie de la presse destinée à la jeunesse et de l’univers symbolique de la publicité qui en fait as cible.Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – ISCTECosta, António Firmino daRCIPLPina, Helena Figueiredo2023-09-19T08:35:16Z20012001-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16480porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-20T02:15:39Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16480Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:29:45.698147Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jovens, consumo, marcas e revistas: estudo de caso
title Jovens, consumo, marcas e revistas: estudo de caso
spellingShingle Jovens, consumo, marcas e revistas: estudo de caso
Pina, Helena Figueiredo
Jovens
Autonomia financeira dos jovens
Hábitos de poupança juvenis
Actividades de tempos livres
Consumos juvenis
Compra de vestuário e calçado
Marcas comerciais
Preferências
Representações imagéticas
Revistas juvenis
Publicidade de vestuário
Youth
Youth financial autonomy
Savings habits of youth
Leisure activities
Youth consumption
Acquisition of clothing and shoes
Brands
Preferences
Brands imagery associations
Youth magazines
Clothing advertising
Jeunesse
Autonomie financière de la jeunesse
Comportement de la jeunesse face à l’épargne
Occupation du temps libre
Consommation de la jeunesse
Achat de vêtements et de chaussures
Marques comerciales
Préférences
Imageries associées de las marques comerciales
Magazines pour la jeunesse
Publicité pour les vêtements
title_short Jovens, consumo, marcas e revistas: estudo de caso
title_full Jovens, consumo, marcas e revistas: estudo de caso
title_fullStr Jovens, consumo, marcas e revistas: estudo de caso
title_full_unstemmed Jovens, consumo, marcas e revistas: estudo de caso
title_sort Jovens, consumo, marcas e revistas: estudo de caso
author Pina, Helena Figueiredo
author_facet Pina, Helena Figueiredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, António Firmino da
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pina, Helena Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Jovens
Autonomia financeira dos jovens
Hábitos de poupança juvenis
Actividades de tempos livres
Consumos juvenis
Compra de vestuário e calçado
Marcas comerciais
Preferências
Representações imagéticas
Revistas juvenis
Publicidade de vestuário
Youth
Youth financial autonomy
Savings habits of youth
Leisure activities
Youth consumption
Acquisition of clothing and shoes
Brands
Preferences
Brands imagery associations
Youth magazines
Clothing advertising
Jeunesse
Autonomie financière de la jeunesse
Comportement de la jeunesse face à l’épargne
Occupation du temps libre
Consommation de la jeunesse
Achat de vêtements et de chaussures
Marques comerciales
Préférences
Imageries associées de las marques comerciales
Magazines pour la jeunesse
Publicité pour les vêtements
topic Jovens
Autonomia financeira dos jovens
Hábitos de poupança juvenis
Actividades de tempos livres
Consumos juvenis
Compra de vestuário e calçado
Marcas comerciais
Preferências
Representações imagéticas
Revistas juvenis
Publicidade de vestuário
Youth
Youth financial autonomy
Savings habits of youth
Leisure activities
Youth consumption
Acquisition of clothing and shoes
Brands
Preferences
Brands imagery associations
Youth magazines
Clothing advertising
Jeunesse
Autonomie financière de la jeunesse
Comportement de la jeunesse face à l’épargne
Occupation du temps libre
Consommation de la jeunesse
Achat de vêtements et de chaussures
Marques comerciales
Préférences
Imageries associées de las marques comerciales
Magazines pour la jeunesse
Publicité pour les vêtements
description Dissertação de mestrado apresentada ao Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – ISCTE, como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001-01-01T00:00:00Z
2023-09-19T08:35:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16480
url http://hdl.handle.net/10400.21/16480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – ISCTE
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – ISCTE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133565427908608