Jornalismo e redes sociais: estímulos à competência midiática no Instagram Stories: Journalism and social media: incentives for media competence in Instagram Stories

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alexandre, Leticya Bernadete
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ferreira Vieira, Soraya Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34623/22hk-2438
Resumo: O desenvolvimento tecnológico trouxe consigo a necessidade de expandir habilidades para lidar com as novas formas de se comunicar. Na década de 1970, surgiram estudos associados ao processo de educação que buscavam identificar os usos das novas mídias, bem como a compreensão dos conteúdos midiáticos por parte do público. O jornalismo também sofreu alterações ao longo das décadas e, como um dos principais detentores da informação, possui papel fundamental no desenvolvimento destas capacidades, especialmente porque o advento da internet mudou o modelo tradicional de comunicação de “um-todos” para “todos-todos”. Baseando-nos nos indicadores de Ferrés e Piscitelli (2015), procuramos investigar a atuação do jornalismo no ambiente digital para estimular a competência midiática. A partir de uma análise do Drops, noticiário no Instagram Stories do jornal O Estado de S. Paulo, buscou-se discutir sobre os elementos utilizados pelo veículo que possam contribuir para a formação de usuários críticos de mídia. Os indicadores são divididos em seis grupos: linguagem; tecnologia; processos de interações; processos de produção e difusão; ideologia e valores; e estética. Averiguamos que algumas dimensões são extremamente limitadas dentro da proposta de análise do Drops como incentivo ao desenvolvimento de competência midiática, mas, por outro lado, outras conseguem alcançar a complexidade que envolve o ambiente digital e suas interações.
id RCAP_159b10f00fc77b9d736338fc699d8f6b
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/80
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Jornalismo e redes sociais: estímulos à competência midiática no Instagram Stories: Journalism and social media: incentives for media competence in Instagram StoriesMedia competenceSocial mediaJournalismInstagramDropsCompetência midiáticaRedes sociaisJornalismoInstagramDropsO desenvolvimento tecnológico trouxe consigo a necessidade de expandir habilidades para lidar com as novas formas de se comunicar. Na década de 1970, surgiram estudos associados ao processo de educação que buscavam identificar os usos das novas mídias, bem como a compreensão dos conteúdos midiáticos por parte do público. O jornalismo também sofreu alterações ao longo das décadas e, como um dos principais detentores da informação, possui papel fundamental no desenvolvimento destas capacidades, especialmente porque o advento da internet mudou o modelo tradicional de comunicação de “um-todos” para “todos-todos”. Baseando-nos nos indicadores de Ferrés e Piscitelli (2015), procuramos investigar a atuação do jornalismo no ambiente digital para estimular a competência midiática. A partir de uma análise do Drops, noticiário no Instagram Stories do jornal O Estado de S. Paulo, buscou-se discutir sobre os elementos utilizados pelo veículo que possam contribuir para a formação de usuários críticos de mídia. Os indicadores são divididos em seis grupos: linguagem; tecnologia; processos de interações; processos de produção e difusão; ideologia e valores; e estética. Averiguamos que algumas dimensões são extremamente limitadas dentro da proposta de análise do Drops como incentivo ao desenvolvimento de competência midiática, mas, por outro lado, outras conseguem alcançar a complexidade que envolve o ambiente digital e suas interações.Technological development brought the necessity to expand skills to deal with new ways of communicating. In the 1970s, studies associated with the education process emerged and sought to identify the uses of new media, as well as the understanding of media content by the public. Journalism has also been through changes over the decades and, as one of the main information holders, it has a fundamental role in the development of these capabilities, especially because the advent of the internet has changed the traditional communication model from “one-to-many” to “many-to-many”. Based on the indicators of Ferrés and Piscitelli (2015), we seek to investigate the role of journalism in the digital environment to encourage media competence. Based on an analysis of Drops, a news program on Instagram Stories of the newspaper O Estado de S. Paulo, we wanted to discuss the elements used by the newspaper that can contribute to the formation of critical media users. Indicators are divided into six groups: languages; technology; interaction processes; production and dissemination processes; ideology and values; and aesthetics. We found that some dimensions are extremely limited within the Drops analysis proposal as an incentive to the development of media competence, but on the other hand, other dimensions manage to reach the complexity that involves the digital environment and its interactions.CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação2022-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://doi.org/10.34623/22hk-2438oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/80Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; v. 2 n. 1 (2022): Jornalismo e Literacia Mediática; 45-532184-8661reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/80https://doi.org/10.34623/22hk-2438https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/80/67https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/80/68Direitos de Autor (c) 2022 Leticya Bernadete Alexandre, Soraya Maria Ferreira Vieirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessAlexandre, Leticya BernadeteFerreira Vieira, Soraya Maria2022-09-20T15:24:46Zoai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/80Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:51:07.250579Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Jornalismo e redes sociais: estímulos à competência midiática no Instagram Stories: Journalism and social media: incentives for media competence in Instagram Stories
title Jornalismo e redes sociais: estímulos à competência midiática no Instagram Stories: Journalism and social media: incentives for media competence in Instagram Stories
spellingShingle Jornalismo e redes sociais: estímulos à competência midiática no Instagram Stories: Journalism and social media: incentives for media competence in Instagram Stories
Alexandre, Leticya Bernadete
Media competence
Social media
Journalism
Instagram
Drops
Competência midiática
Redes sociais
Jornalismo
Instagram
Drops
title_short Jornalismo e redes sociais: estímulos à competência midiática no Instagram Stories: Journalism and social media: incentives for media competence in Instagram Stories
title_full Jornalismo e redes sociais: estímulos à competência midiática no Instagram Stories: Journalism and social media: incentives for media competence in Instagram Stories
title_fullStr Jornalismo e redes sociais: estímulos à competência midiática no Instagram Stories: Journalism and social media: incentives for media competence in Instagram Stories
title_full_unstemmed Jornalismo e redes sociais: estímulos à competência midiática no Instagram Stories: Journalism and social media: incentives for media competence in Instagram Stories
title_sort Jornalismo e redes sociais: estímulos à competência midiática no Instagram Stories: Journalism and social media: incentives for media competence in Instagram Stories
author Alexandre, Leticya Bernadete
author_facet Alexandre, Leticya Bernadete
Ferreira Vieira, Soraya Maria
author_role author
author2 Ferreira Vieira, Soraya Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alexandre, Leticya Bernadete
Ferreira Vieira, Soraya Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Media competence
Social media
Journalism
Instagram
Drops
Competência midiática
Redes sociais
Jornalismo
Instagram
Drops
topic Media competence
Social media
Journalism
Instagram
Drops
Competência midiática
Redes sociais
Jornalismo
Instagram
Drops
description O desenvolvimento tecnológico trouxe consigo a necessidade de expandir habilidades para lidar com as novas formas de se comunicar. Na década de 1970, surgiram estudos associados ao processo de educação que buscavam identificar os usos das novas mídias, bem como a compreensão dos conteúdos midiáticos por parte do público. O jornalismo também sofreu alterações ao longo das décadas e, como um dos principais detentores da informação, possui papel fundamental no desenvolvimento destas capacidades, especialmente porque o advento da internet mudou o modelo tradicional de comunicação de “um-todos” para “todos-todos”. Baseando-nos nos indicadores de Ferrés e Piscitelli (2015), procuramos investigar a atuação do jornalismo no ambiente digital para estimular a competência midiática. A partir de uma análise do Drops, noticiário no Instagram Stories do jornal O Estado de S. Paulo, buscou-se discutir sobre os elementos utilizados pelo veículo que possam contribuir para a formação de usuários críticos de mídia. Os indicadores são divididos em seis grupos: linguagem; tecnologia; processos de interações; processos de produção e difusão; ideologia e valores; e estética. Averiguamos que algumas dimensões são extremamente limitadas dentro da proposta de análise do Drops como incentivo ao desenvolvimento de competência midiática, mas, por outro lado, outras conseguem alcançar a complexidade que envolve o ambiente digital e suas interações.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34623/22hk-2438
oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/80
url https://doi.org/10.34623/22hk-2438
identifier_str_mv oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/80
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/80
https://doi.org/10.34623/22hk-2438
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/80/67
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/80/68
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 Leticya Bernadete Alexandre, Soraya Maria Ferreira Vieira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 Leticya Bernadete Alexandre, Soraya Maria Ferreira Vieira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; v. 2 n. 1 (2022): Jornalismo e Literacia Mediática; 45-53
2184-8661
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130374805127168