Estudo Mecânico de Componentes Produzidos por SLS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/4779 |
Resumo: | Este projeto foi elaborado com o intuito de estudar o comportamento mecânico de provetes construídos perante o processo de fabricação, nomeadamente a Sinterização Seletiva por Laser (SLS). A SLS é uma técnica que consiste na orientação de um feixe de laser sobre matéria-prima em pó e essa incisão provoca um aquecimento do material, fundindo-o, surgindo assim as peças pretendidas. A matéria-prima em pó, atua como uma estrutura de suporte durante o processo de construção, sendo esta uma das vantagens da otimização do processo, pois não necessita de outro material que faça de suporte à peça quando esta está a ser construída, como por exemplo a construção de uma esfera dentro de outra. Outras vantagens são a construção de peças ou protótipos, com geometrias complexas, num curto espaço de tempo e a diversidade de materiais possíveis de utilizar nesta tecnologia como matéria-prima. Neste projeto, foi utilizado equipamento gentilmente cedido por uma empresa da Marinha Grande, Centimfe, onde foram feitos os provetes necessários para a execução dos ensaios. Os provetes foram construídos em 4 orientações diferentes, com uma trajetória de construção designada de zigue-zague. Os ensaios realizados foram: de tração, relaxação de tensão, DMA, impacto- longitudinal também designado por impacto tração, impacto-queda livre e de dureza. Estes ensaios permitiram analisar as propriedades mecânicas e térmicas dos provetes obtidos após a sinterização da matéria-prima em estudo, a referir poliamida 12. O objetivo principal deste projeto foi avaliar qual a influência da orientação de construção tendo em conta as propriedades mecânicas e térmicas, onde se concluiu a orientação 4, foi a que obteve melhores resultados, tendo sido construída de acordo com os eixos x e z, o que lhe confere uma maior resistência mecânica. |
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