O valor em partilhar valores: um estudo sustentável no panorama empresarial português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bernardo Fernandes Bolinhas da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11144/5591
Resumo: Num passado não muito distante, muito raramente, as empresas eram vistas como intermediárias de mudança e de melhoria social. No entanto, hoje em dia, a ligação entre o progresso socioambiental e o êxito económico é bastante clara. De facto, estimular este progresso em qualquer área do planeta tem a capacidade de reduzir os níveis de poluição, pobreza e analfabetismo, entre muitos outros, simultaneamente criando valor empresarial e aumentando as receitas. Esta dissertação pretende mostrar como a criação de valores partilhados, é ou poderá ser, a estratégia empresarial, baseada em sustentabilidade, da atualidade ou de um futuro muito próximo. A partilha e criação de valores é uma estratégia que pretende mudar o núcleo do negócio. Assente num plano de negócios bem estruturado confere a habilidade de gerar valores nos três pilares fundamentais da sustentabilidade. Não é uma estratégia de responsabilidade social corporativa nem um simples ato filantrópico, este conceito, como mencionado anteriormente, vem reivindicar a mentalidade empresarial de como negociar, alterando a alma do negócio para a resolução de problemas ambientais e sociais. É um modo utilitário de ver o mundo empresarial, com extrema capacidade de irromper mercados gerando novas oportunidades de vantagem competitiva. Através dos dados recolhidos também haverá oportunidade de compreender quais as motivações ou barreiras á adoção do conceito. Pois nenhuma empresa opera em isolamento, tanto fatores internos como externos têm a capacidade de influenciar a sua utilização. A modo de exemplo, condições sociais podem influenciar a procura ou mesmo a produtividade interna. Assim, conseguir-se-á obter uma visão mais realista do que realmente importa e tornar-se-á percetível se as empresas portuguesas acreditam, ou não, na capacidade que este conceito tem em ser o impulso necessário para se trabalhar e obter sustentabilidade empresarial.
id RCAP_15b381047caaa21182bacfaf3056ad18
oai_identifier_str oai:repositorio.ual.pt:11144/5591
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O valor em partilhar valores: um estudo sustentável no panorama empresarial portuguêsCriação de Valores PartilhadosResponsabilidade Social; Filantropia; Sustentabilidade; Sustentabilidade Empresarial.FilantropiaSustentabilidade EmpresarialNum passado não muito distante, muito raramente, as empresas eram vistas como intermediárias de mudança e de melhoria social. No entanto, hoje em dia, a ligação entre o progresso socioambiental e o êxito económico é bastante clara. De facto, estimular este progresso em qualquer área do planeta tem a capacidade de reduzir os níveis de poluição, pobreza e analfabetismo, entre muitos outros, simultaneamente criando valor empresarial e aumentando as receitas. Esta dissertação pretende mostrar como a criação de valores partilhados, é ou poderá ser, a estratégia empresarial, baseada em sustentabilidade, da atualidade ou de um futuro muito próximo. A partilha e criação de valores é uma estratégia que pretende mudar o núcleo do negócio. Assente num plano de negócios bem estruturado confere a habilidade de gerar valores nos três pilares fundamentais da sustentabilidade. Não é uma estratégia de responsabilidade social corporativa nem um simples ato filantrópico, este conceito, como mencionado anteriormente, vem reivindicar a mentalidade empresarial de como negociar, alterando a alma do negócio para a resolução de problemas ambientais e sociais. É um modo utilitário de ver o mundo empresarial, com extrema capacidade de irromper mercados gerando novas oportunidades de vantagem competitiva. Através dos dados recolhidos também haverá oportunidade de compreender quais as motivações ou barreiras á adoção do conceito. Pois nenhuma empresa opera em isolamento, tanto fatores internos como externos têm a capacidade de influenciar a sua utilização. A modo de exemplo, condições sociais podem influenciar a procura ou mesmo a produtividade interna. Assim, conseguir-se-á obter uma visão mais realista do que realmente importa e tornar-se-á percetível se as empresas portuguesas acreditam, ou não, na capacidade que este conceito tem em ser o impulso necessário para se trabalhar e obter sustentabilidade empresarial.2022-08-30T11:04:20Z2022-07-14T00:00:00Z2022-07-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11144/5591TID:203060253porSilva, Bernardo Fernandes Bolinhas dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-11T02:11:08Zoai:repositorio.ual.pt:11144/5591Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:32:05.985427Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O valor em partilhar valores: um estudo sustentável no panorama empresarial português
title O valor em partilhar valores: um estudo sustentável no panorama empresarial português
spellingShingle O valor em partilhar valores: um estudo sustentável no panorama empresarial português
Silva, Bernardo Fernandes Bolinhas da
Criação de Valores Partilhados
Responsabilidade Social; Filantropia; Sustentabilidade; Sustentabilidade Empresarial.
Filantropia
Sustentabilidade Empresarial
title_short O valor em partilhar valores: um estudo sustentável no panorama empresarial português
title_full O valor em partilhar valores: um estudo sustentável no panorama empresarial português
title_fullStr O valor em partilhar valores: um estudo sustentável no panorama empresarial português
title_full_unstemmed O valor em partilhar valores: um estudo sustentável no panorama empresarial português
title_sort O valor em partilhar valores: um estudo sustentável no panorama empresarial português
author Silva, Bernardo Fernandes Bolinhas da
author_facet Silva, Bernardo Fernandes Bolinhas da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bernardo Fernandes Bolinhas da
dc.subject.por.fl_str_mv Criação de Valores Partilhados
Responsabilidade Social; Filantropia; Sustentabilidade; Sustentabilidade Empresarial.
Filantropia
Sustentabilidade Empresarial
topic Criação de Valores Partilhados
Responsabilidade Social; Filantropia; Sustentabilidade; Sustentabilidade Empresarial.
Filantropia
Sustentabilidade Empresarial
description Num passado não muito distante, muito raramente, as empresas eram vistas como intermediárias de mudança e de melhoria social. No entanto, hoje em dia, a ligação entre o progresso socioambiental e o êxito económico é bastante clara. De facto, estimular este progresso em qualquer área do planeta tem a capacidade de reduzir os níveis de poluição, pobreza e analfabetismo, entre muitos outros, simultaneamente criando valor empresarial e aumentando as receitas. Esta dissertação pretende mostrar como a criação de valores partilhados, é ou poderá ser, a estratégia empresarial, baseada em sustentabilidade, da atualidade ou de um futuro muito próximo. A partilha e criação de valores é uma estratégia que pretende mudar o núcleo do negócio. Assente num plano de negócios bem estruturado confere a habilidade de gerar valores nos três pilares fundamentais da sustentabilidade. Não é uma estratégia de responsabilidade social corporativa nem um simples ato filantrópico, este conceito, como mencionado anteriormente, vem reivindicar a mentalidade empresarial de como negociar, alterando a alma do negócio para a resolução de problemas ambientais e sociais. É um modo utilitário de ver o mundo empresarial, com extrema capacidade de irromper mercados gerando novas oportunidades de vantagem competitiva. Através dos dados recolhidos também haverá oportunidade de compreender quais as motivações ou barreiras á adoção do conceito. Pois nenhuma empresa opera em isolamento, tanto fatores internos como externos têm a capacidade de influenciar a sua utilização. A modo de exemplo, condições sociais podem influenciar a procura ou mesmo a produtividade interna. Assim, conseguir-se-á obter uma visão mais realista do que realmente importa e tornar-se-á percetível se as empresas portuguesas acreditam, ou não, na capacidade que este conceito tem em ser o impulso necessário para se trabalhar e obter sustentabilidade empresarial.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30T11:04:20Z
2022-07-14T00:00:00Z
2022-07-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11144/5591
TID:203060253
url http://hdl.handle.net/11144/5591
identifier_str_mv TID:203060253
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136801622851584