Aplicações didáticas do estudo das configurações do herói ficcional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre, Sofia Isabel do Couto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/32886
Resumo: O presente relatório de estágio descreve a Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Secundária Padre António Vieira, no ano letivo de 2016/2017. Procede a uma análise das aulas observadas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e a uma reflexão crítica sobre as aulas lecionadas a duas turmas de Ensino Secundário, cujo tema orientador foi o estudo das configurações do herói ficcional. A exploração dos dispositivos literários de construção das personagens notoriamente positivas, que figuram nas obras programáticas, possibilita uma perceção mais clara da personagem, do(s) modo(s) como se constrói esta figura literária, da sua importância na construção da obra e da sua funcionalidade. O estudo das configurações do herói ficcional é um tema que permite criar, no conjunto das aulas, uma relação entre obras literárias e entre personagens, mostrando que elas não são isoladas entre si, mas que estabelecem relações no âmbito das literaturas no mesmo idioma e em diferentes línguas, numa relação sincrónica e diacrónica. A aplicação do tema condutor da PES contribui para uma renovação do estudo da literatura na escola, uma vez que favorece um melhor entendimento dos textos e o desenvolvimento das competências linguística, literária e crítica.
id RCAP_15c5b4e4608b2182f3dbef302aa39e7a
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/32886
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicações didáticas do estudo das configurações do herói ficcionalHerói ficcionalPersonagemLínguaLiteraturaConfiguraçãoEnsinoAprendizagemLanguageLiteratureFictional heroConfigurationTeachingLearningDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisO presente relatório de estágio descreve a Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Secundária Padre António Vieira, no ano letivo de 2016/2017. Procede a uma análise das aulas observadas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e a uma reflexão crítica sobre as aulas lecionadas a duas turmas de Ensino Secundário, cujo tema orientador foi o estudo das configurações do herói ficcional. A exploração dos dispositivos literários de construção das personagens notoriamente positivas, que figuram nas obras programáticas, possibilita uma perceção mais clara da personagem, do(s) modo(s) como se constrói esta figura literária, da sua importância na construção da obra e da sua funcionalidade. O estudo das configurações do herói ficcional é um tema que permite criar, no conjunto das aulas, uma relação entre obras literárias e entre personagens, mostrando que elas não são isoladas entre si, mas que estabelecem relações no âmbito das literaturas no mesmo idioma e em diferentes línguas, numa relação sincrónica e diacrónica. A aplicação do tema condutor da PES contribui para uma renovação do estudo da literatura na escola, uma vez que favorece um melhor entendimento dos textos e o desenvolvimento das competências linguística, literária e crítica.This report describes my Supervised Teaching Practice as a Portuguese teacher at Escola Secundária Padre António Vieira during the academic year of 2016/2017. It proceeds to an analysis of the classroom observation and also includes a reflective description of my teaching practice which favored the configurations of the fictional hero study as a central theme. The exploration of literary procedures of construction of the notoriously positive characters which we can find in the literary books, makes possible the perception of the way(s) how this literary figure is constructed, the importance it has in the construction of the literary books and the functionality it has. The configurations of the fictional hero study it’s a theme that allows to create, in all the classes, a relation between literary books and characters, showing that they are not isolated from each other, but they establish relations in the field of literatures in the same language and different languages, establishing relations synchronous and diachronics. The guiding theme contributes to renew the literature study at school because it helps in a better understanding of the texts and contributes to the development of the linguistics, literary and critical skills.Araújo, TeresaRUNNobre, Sofia Isabel do Couto2018-03-20T16:23:38Z2018-02-162017-01-022018-02-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/32886TID:201868318porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:18:13Zoai:run.unl.pt:10362/32886Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:29:56.473815Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicações didáticas do estudo das configurações do herói ficcional
title Aplicações didáticas do estudo das configurações do herói ficcional
spellingShingle Aplicações didáticas do estudo das configurações do herói ficcional
Nobre, Sofia Isabel do Couto
Herói ficcional
Personagem
Língua
Literatura
Configuração
Ensino
Aprendizagem
Language
Literature
Fictional hero
Configuration
Teaching
Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Aplicações didáticas do estudo das configurações do herói ficcional
title_full Aplicações didáticas do estudo das configurações do herói ficcional
title_fullStr Aplicações didáticas do estudo das configurações do herói ficcional
title_full_unstemmed Aplicações didáticas do estudo das configurações do herói ficcional
title_sort Aplicações didáticas do estudo das configurações do herói ficcional
author Nobre, Sofia Isabel do Couto
author_facet Nobre, Sofia Isabel do Couto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Teresa
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Nobre, Sofia Isabel do Couto
dc.subject.por.fl_str_mv Herói ficcional
Personagem
Língua
Literatura
Configuração
Ensino
Aprendizagem
Language
Literature
Fictional hero
Configuration
Teaching
Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Herói ficcional
Personagem
Língua
Literatura
Configuração
Ensino
Aprendizagem
Language
Literature
Fictional hero
Configuration
Teaching
Learning
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description O presente relatório de estágio descreve a Prática de Ensino Supervisionada realizada na Escola Secundária Padre António Vieira, no ano letivo de 2016/2017. Procede a uma análise das aulas observadas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e a uma reflexão crítica sobre as aulas lecionadas a duas turmas de Ensino Secundário, cujo tema orientador foi o estudo das configurações do herói ficcional. A exploração dos dispositivos literários de construção das personagens notoriamente positivas, que figuram nas obras programáticas, possibilita uma perceção mais clara da personagem, do(s) modo(s) como se constrói esta figura literária, da sua importância na construção da obra e da sua funcionalidade. O estudo das configurações do herói ficcional é um tema que permite criar, no conjunto das aulas, uma relação entre obras literárias e entre personagens, mostrando que elas não são isoladas entre si, mas que estabelecem relações no âmbito das literaturas no mesmo idioma e em diferentes línguas, numa relação sincrónica e diacrónica. A aplicação do tema condutor da PES contribui para uma renovação do estudo da literatura na escola, uma vez que favorece um melhor entendimento dos textos e o desenvolvimento das competências linguística, literária e crítica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-02
2018-03-20T16:23:38Z
2018-02-16
2018-02-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/32886
TID:201868318
url http://hdl.handle.net/10362/32886
identifier_str_mv TID:201868318
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137923965124608