A importância das newsletters na comunicação interna das empresas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/12068 |
Resumo: | Esta dissertação de mestrado, que tem como tema principal a Importância da Newsletter na comunicação interna das empresas do setor da Indústria Transformadora Nacional com o C.A.E.1: 25720 – Fabricação de Fechaduras, Dobradiças e de Outras Ferragens (CAE REV.3), foi desenvolvida a partir de referenciais teóricos e da análise dos questionários e inquéritos feitos às empresas nacionais do setor mencionado. A dissertação, composta por 5 capítulos, fornece uma visão geral da newsletter enquanto meio de comunicação empresarial e explora os conceitos de cultura de empresa e comunicação interna. De seguida, descreve e enquadra a Indústria Transformadora Nacional. Por último, apresenta um estudo de campo que teve como objetivo principal avaliar a importância das newsletters na comunicação interna das empresas no setor da Indústria Transformadora Nacional com o C.A.E.1: 25720 – Fabricação de Fechaduras, Dobradiças e de Outras Ferragens (CAE REV.3). O estudo releva que as newsletters não são conhecidas pela maioria das empresas com o C.A.E.1: 25720 – Fabricação de Fechaduras, Dobradiças e de Outras Ferragens (CAE REV.3) na Indústria Transformadora Nacional. E, ainda que sejam importantes para a divulgação de informação e a consolidação da identidade das empresas, atendendo à estrutura de micro e pequenas empresas deste setor, a existência da newsletter não é justificada na maioria dos casos. |
id |
RCAP_15d058d06d12aef4455b86e6dc51377b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/12068 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A importância das newsletters na comunicação interna das empresasLínguas e relações empresariais - Teses de mestradoComunicação nas organizaçõesCultura organizacionalIndústria transformadoraComunicação da informaçãoEsta dissertação de mestrado, que tem como tema principal a Importância da Newsletter na comunicação interna das empresas do setor da Indústria Transformadora Nacional com o C.A.E.1: 25720 – Fabricação de Fechaduras, Dobradiças e de Outras Ferragens (CAE REV.3), foi desenvolvida a partir de referenciais teóricos e da análise dos questionários e inquéritos feitos às empresas nacionais do setor mencionado. A dissertação, composta por 5 capítulos, fornece uma visão geral da newsletter enquanto meio de comunicação empresarial e explora os conceitos de cultura de empresa e comunicação interna. De seguida, descreve e enquadra a Indústria Transformadora Nacional. Por último, apresenta um estudo de campo que teve como objetivo principal avaliar a importância das newsletters na comunicação interna das empresas no setor da Indústria Transformadora Nacional com o C.A.E.1: 25720 – Fabricação de Fechaduras, Dobradiças e de Outras Ferragens (CAE REV.3). O estudo releva que as newsletters não são conhecidas pela maioria das empresas com o C.A.E.1: 25720 – Fabricação de Fechaduras, Dobradiças e de Outras Ferragens (CAE REV.3) na Indústria Transformadora Nacional. E, ainda que sejam importantes para a divulgação de informação e a consolidação da identidade das empresas, atendendo à estrutura de micro e pequenas empresas deste setor, a existência da newsletter não é justificada na maioria dos casos.The main subject of this master’s dissertation is the importance of newsletters in the internal communication of companies within the National Manufacturing Industry with the economic activity classification - C.A.E.1: 25720 – Production of Locks, Hinges and Others Hardware (CAE REV3). It was developed on the basis of theoretical readings and the analysis of data obtained through the application of a questionnaire and telephone interviews carried out with national companies belonging to the above mentioned Industry. The dissertation, containing 5 chapters, provides an overview of the newsletter as a means of business communication and explores the concepts of corporate culture and internal communication. It then describes and outlines the National Transformation Industry. Finally, it presents a study which aimed to assess the importance of newsletters in internal business communication in the National Transformation Industry sector with the C.A.E.1: 25720 – Manufacture of locks, hinges and other hardware (CAE REV.3). The study reveals that newsletters are not known by the majority of the companies within the National Manufacturing Industry with C.A.E.1: 25720 – Production of Locks, Hinges and Others Hardware (CAE REV3). Although newsletters are important to keep information flowing and consolidating the identity of businesses, given the micro and small size of the companies in this sector, their existence is not justified for most of the companies.Universidade de Aveiro2014-04-09T16:57:21Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12068porMaciel, Lígia Maria Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:21:51Zoai:ria.ua.pt:10773/12068Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:19.097784Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância das newsletters na comunicação interna das empresas |
title |
A importância das newsletters na comunicação interna das empresas |
spellingShingle |
A importância das newsletters na comunicação interna das empresas Maciel, Lígia Maria Ferreira Línguas e relações empresariais - Teses de mestrado Comunicação nas organizações Cultura organizacional Indústria transformadora Comunicação da informação |
title_short |
A importância das newsletters na comunicação interna das empresas |
title_full |
A importância das newsletters na comunicação interna das empresas |
title_fullStr |
A importância das newsletters na comunicação interna das empresas |
title_full_unstemmed |
A importância das newsletters na comunicação interna das empresas |
title_sort |
A importância das newsletters na comunicação interna das empresas |
author |
Maciel, Lígia Maria Ferreira |
author_facet |
Maciel, Lígia Maria Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Lígia Maria Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Línguas e relações empresariais - Teses de mestrado Comunicação nas organizações Cultura organizacional Indústria transformadora Comunicação da informação |
topic |
Línguas e relações empresariais - Teses de mestrado Comunicação nas organizações Cultura organizacional Indústria transformadora Comunicação da informação |
description |
Esta dissertação de mestrado, que tem como tema principal a Importância da Newsletter na comunicação interna das empresas do setor da Indústria Transformadora Nacional com o C.A.E.1: 25720 – Fabricação de Fechaduras, Dobradiças e de Outras Ferragens (CAE REV.3), foi desenvolvida a partir de referenciais teóricos e da análise dos questionários e inquéritos feitos às empresas nacionais do setor mencionado. A dissertação, composta por 5 capítulos, fornece uma visão geral da newsletter enquanto meio de comunicação empresarial e explora os conceitos de cultura de empresa e comunicação interna. De seguida, descreve e enquadra a Indústria Transformadora Nacional. Por último, apresenta um estudo de campo que teve como objetivo principal avaliar a importância das newsletters na comunicação interna das empresas no setor da Indústria Transformadora Nacional com o C.A.E.1: 25720 – Fabricação de Fechaduras, Dobradiças e de Outras Ferragens (CAE REV.3). O estudo releva que as newsletters não são conhecidas pela maioria das empresas com o C.A.E.1: 25720 – Fabricação de Fechaduras, Dobradiças e de Outras Ferragens (CAE REV.3) na Indústria Transformadora Nacional. E, ainda que sejam importantes para a divulgação de informação e a consolidação da identidade das empresas, atendendo à estrutura de micro e pequenas empresas deste setor, a existência da newsletter não é justificada na maioria dos casos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2014-04-09T16:57:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/12068 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/12068 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137534513512448 |