A importância das newsletters na comunicação interna das empresas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Lígia Maria Ferreira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/12068
Resumo: Esta dissertação de mestrado, que tem como tema principal a Importância da Newsletter na comunicação interna das empresas do setor da Indústria Transformadora Nacional com o C.A.E.1: 25720 – Fabricação de Fechaduras, Dobradiças e de Outras Ferragens (CAE REV.3), foi desenvolvida a partir de referenciais teóricos e da análise dos questionários e inquéritos feitos às empresas nacionais do setor mencionado. A dissertação, composta por 5 capítulos, fornece uma visão geral da newsletter enquanto meio de comunicação empresarial e explora os conceitos de cultura de empresa e comunicação interna. De seguida, descreve e enquadra a Indústria Transformadora Nacional. Por último, apresenta um estudo de campo que teve como objetivo principal avaliar a importância das newsletters na comunicação interna das empresas no setor da Indústria Transformadora Nacional com o C.A.E.1: 25720 – Fabricação de Fechaduras, Dobradiças e de Outras Ferragens (CAE REV.3). O estudo releva que as newsletters não são conhecidas pela maioria das empresas com o C.A.E.1: 25720 – Fabricação de Fechaduras, Dobradiças e de Outras Ferragens (CAE REV.3) na Indústria Transformadora Nacional. E, ainda que sejam importantes para a divulgação de informação e a consolidação da identidade das empresas, atendendo à estrutura de micro e pequenas empresas deste setor, a existência da newsletter não é justificada na maioria dos casos.
id RCAP_15d058d06d12aef4455b86e6dc51377b
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/12068
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância das newsletters na comunicação interna das empresasLínguas e relações empresariais - Teses de mestradoComunicação nas organizaçõesCultura organizacionalIndústria transformadoraComunicação da informaçãoEsta dissertação de mestrado, que tem como tema principal a Importância da Newsletter na comunicação interna das empresas do setor da Indústria Transformadora Nacional com o C.A.E.1: 25720 – Fabricação de Fechaduras, Dobradiças e de Outras Ferragens (CAE REV.3), foi desenvolvida a partir de referenciais teóricos e da análise dos questionários e inquéritos feitos às empresas nacionais do setor mencionado. A dissertação, composta por 5 capítulos, fornece uma visão geral da newsletter enquanto meio de comunicação empresarial e explora os conceitos de cultura de empresa e comunicação interna. De seguida, descreve e enquadra a Indústria Transformadora Nacional. Por último, apresenta um estudo de campo que teve como objetivo principal avaliar a importância das newsletters na comunicação interna das empresas no setor da Indústria Transformadora Nacional com o C.A.E.1: 25720 – Fabricação de Fechaduras, Dobradiças e de Outras Ferragens (CAE REV.3). O estudo releva que as newsletters não são conhecidas pela maioria das empresas com o C.A.E.1: 25720 – Fabricação de Fechaduras, Dobradiças e de Outras Ferragens (CAE REV.3) na Indústria Transformadora Nacional. E, ainda que sejam importantes para a divulgação de informação e a consolidação da identidade das empresas, atendendo à estrutura de micro e pequenas empresas deste setor, a existência da newsletter não é justificada na maioria dos casos.The main subject of this master’s dissertation is the importance of newsletters in the internal communication of companies within the National Manufacturing Industry with the economic activity classification - C.A.E.1: 25720 – Production of Locks, Hinges and Others Hardware (CAE REV3). It was developed on the basis of theoretical readings and the analysis of data obtained through the application of a questionnaire and telephone interviews carried out with national companies belonging to the above mentioned Industry. The dissertation, containing 5 chapters, provides an overview of the newsletter as a means of business communication and explores the concepts of corporate culture and internal communication. It then describes and outlines the National Transformation Industry. Finally, it presents a study which aimed to assess the importance of newsletters in internal business communication in the National Transformation Industry sector with the C.A.E.1: 25720 – Manufacture of locks, hinges and other hardware (CAE REV.3). The study reveals that newsletters are not known by the majority of the companies within the National Manufacturing Industry with C.A.E.1: 25720 – Production of Locks, Hinges and Others Hardware (CAE REV3). Although newsletters are important to keep information flowing and consolidating the identity of businesses, given the micro and small size of the companies in this sector, their existence is not justified for most of the companies.Universidade de Aveiro2014-04-09T16:57:21Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/12068porMaciel, Lígia Maria Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:21:51Zoai:ria.ua.pt:10773/12068Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:48:19.097784Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância das newsletters na comunicação interna das empresas
title A importância das newsletters na comunicação interna das empresas
spellingShingle A importância das newsletters na comunicação interna das empresas
Maciel, Lígia Maria Ferreira
Línguas e relações empresariais - Teses de mestrado
Comunicação nas organizações
Cultura organizacional
Indústria transformadora
Comunicação da informação
title_short A importância das newsletters na comunicação interna das empresas
title_full A importância das newsletters na comunicação interna das empresas
title_fullStr A importância das newsletters na comunicação interna das empresas
title_full_unstemmed A importância das newsletters na comunicação interna das empresas
title_sort A importância das newsletters na comunicação interna das empresas
author Maciel, Lígia Maria Ferreira
author_facet Maciel, Lígia Maria Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Lígia Maria Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Línguas e relações empresariais - Teses de mestrado
Comunicação nas organizações
Cultura organizacional
Indústria transformadora
Comunicação da informação
topic Línguas e relações empresariais - Teses de mestrado
Comunicação nas organizações
Cultura organizacional
Indústria transformadora
Comunicação da informação
description Esta dissertação de mestrado, que tem como tema principal a Importância da Newsletter na comunicação interna das empresas do setor da Indústria Transformadora Nacional com o C.A.E.1: 25720 – Fabricação de Fechaduras, Dobradiças e de Outras Ferragens (CAE REV.3), foi desenvolvida a partir de referenciais teóricos e da análise dos questionários e inquéritos feitos às empresas nacionais do setor mencionado. A dissertação, composta por 5 capítulos, fornece uma visão geral da newsletter enquanto meio de comunicação empresarial e explora os conceitos de cultura de empresa e comunicação interna. De seguida, descreve e enquadra a Indústria Transformadora Nacional. Por último, apresenta um estudo de campo que teve como objetivo principal avaliar a importância das newsletters na comunicação interna das empresas no setor da Indústria Transformadora Nacional com o C.A.E.1: 25720 – Fabricação de Fechaduras, Dobradiças e de Outras Ferragens (CAE REV.3). O estudo releva que as newsletters não são conhecidas pela maioria das empresas com o C.A.E.1: 25720 – Fabricação de Fechaduras, Dobradiças e de Outras Ferragens (CAE REV.3) na Indústria Transformadora Nacional. E, ainda que sejam importantes para a divulgação de informação e a consolidação da identidade das empresas, atendendo à estrutura de micro e pequenas empresas deste setor, a existência da newsletter não é justificada na maioria dos casos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-04-09T16:57:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/12068
url http://hdl.handle.net/10773/12068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137534513512448