Idade de aquisição e partilha de atributos : uma perspetiva atribucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Gabriela Eduardo Fonseca
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/9844
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013
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spelling Idade de aquisição e partilha de atributos : uma perspetiva atribucionalCognição socialMemória semânticaEstudantes universitários - PortugalTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Cognição Social Aplicada), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2013A presente investigação tem como principal objetivo o estudo da relação entre o efeito de idade de aquisição (Age-of-acquisition) e a partilha de atributos. Mais especificamente, visa-se compreender a relação entre a idade de aquisição dos atributos e o seu grau de partilha, bem como a relação entre a idade de aquisição de um conceito e o grau de partilha dos atributos desse mesmo conceito. Adicionalmente, analisa-se também a relação entre a familiaridade do conceito e o grau de partilha dos seus atributos. Foram recolhidas estimativas sobre a idade de aprendizagem de atributos a partir de 125 estudantes universitários da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, com idades compreendidas entre os 18 e 28 anos. Os resultados revelam a existência de uma relação entre as variáveis em estudo, o que permite assumir um efeito de idade de aquisição na partilha ao nível dos atributos, ainda que não se tenham encontrado resultados significativos ao nível dos conceitos. No que diz respeito à familiaridade e à partilha de atributos, verificou-se um efeito contrário ao esperado, sugerindo-se uma tendência para quanto maior a familiaridade do conceito, menor a partilha dos seus atributos. É ainda apresentado um follow-up para o estudo do efeito de idade de aquisição no âmbito do reconhecimento de marcas, sugerindo-se uma diferença de sexo na sua recordação, consoante o seu interesse no produto. Por último, são ainda discutidas algumas limitações do estudo realizado, bem como sugestões para futuras investigações sobre a temática.The present investigation aims to study the relationship between the Age of Acquisition (AoA) effect and shared features. In particular, it is intended to understand the relationship between features’ AoA and their level of sharing, as well as the relationship between AoA of concepts’ and the level of their features sharedness. Further, the relationship of concepts’ familiarity and the level of their features sharing are analyzed too. Features’ AoA ratings were collected from 125 college students of Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, aged between 18 and 28 years old. Results reveled relationship between the studied variables, although there was no statistically significance at the level of concepts. Regarding the familiarity and the feature sharing of concepts, and opposite effect was observed, suggesting that the higher the concept familiarity the lower the sharing of concepts. Moreover, it was proposed a follow-up concerning the AoA effect in the context of brand recognition. A sex difference was suggested on brand recognition, according their product interest. Finally, limitations were discussed, along with suggestions for future research.Marques, J. Frederico, 1966-2014Repositório da Universidade de LisboaSantos, Maria Gabriela Eduardo Fonseca2013-12-27T15:04:01Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9844TID:201018640porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:54:38Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9844Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:56.658361Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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