O BERÇO DO ENSINO EXPERIMENTAL EM SOBRAL CID
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/8363 |
Resumo: | Poderá parecer estranho que um Ministro da Instrução Pública tenha encetado um processo pragmático de fomento do ensino experimental da Física, Química, Biologia, Geologia e Geografia em 1914. É o que vamos analisar em duas partes: uma histórica, onde explicamos a sua génese e desenvolvimento; outra, didáctica e pedagógica em que analisamos a sua valia e actualidade. Para nós, trata-se de enquadrar o impulso dado por José Sobral Cid numa estratégia nacional, que ele pensou primeiro como professor da Universidade e iniciou mais tarde como Ministro. Como ponto de viragem na história mundial, 1914, ano em que foi Ministro da Instrução Pública, corresponde, para muitos, ao fim da globalização baseada na emigração em massa, significando a primeira guerra mundial um interregno no desenvolvimento do comércio mundial, que só veio a ser retomado após a segunda guerra mundial, e como consequência da Paz. Em 1914, no Congresso Pedagógico dos Professores Primários, Sobral Cid, aderindo no entender de S. P. de O., às ideias de Rousseau, afirmou: “está banida, por improcedente e mesmo criminosa, a educação e instrução da juventude, baseadas no medo, na opressão e no terror.” Sabemos, também, que em 1913, Sobral Cid tinha visitado a França, a Itália e a Alemanha para nelas observar as clínicas neurológicas e psiquiátrica, demorando-se em Paris e em Frankfurt. |
id |
RCAP_15e5081479d670b60a9fce174c36870d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/8363 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O BERÇO DO ENSINO EXPERIMENTAL EM SOBRAL CIDSobral Cidensino experimentalciênciasliceusPoderá parecer estranho que um Ministro da Instrução Pública tenha encetado um processo pragmático de fomento do ensino experimental da Física, Química, Biologia, Geologia e Geografia em 1914. É o que vamos analisar em duas partes: uma histórica, onde explicamos a sua génese e desenvolvimento; outra, didáctica e pedagógica em que analisamos a sua valia e actualidade. Para nós, trata-se de enquadrar o impulso dado por José Sobral Cid numa estratégia nacional, que ele pensou primeiro como professor da Universidade e iniciou mais tarde como Ministro. Como ponto de viragem na história mundial, 1914, ano em que foi Ministro da Instrução Pública, corresponde, para muitos, ao fim da globalização baseada na emigração em massa, significando a primeira guerra mundial um interregno no desenvolvimento do comércio mundial, que só veio a ser retomado após a segunda guerra mundial, e como consequência da Paz. Em 1914, no Congresso Pedagógico dos Professores Primários, Sobral Cid, aderindo no entender de S. P. de O., às ideias de Rousseau, afirmou: “está banida, por improcedente e mesmo criminosa, a educação e instrução da juventude, baseadas no medo, na opressão e no terror.” Sabemos, também, que em 1913, Sobral Cid tinha visitado a França, a Itália e a Alemanha para nelas observar as clínicas neurológicas e psiquiátrica, demorando-se em Paris e em Frankfurt.VIII Congresso Luso-Brasilero de História da Educação2013-02-13T15:20:13Z2013-02-132010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8363http://hdl.handle.net/10174/8363poraires.diniz@hotmail.comjbonito@uevora.pt978-85-7862-138-4Infância, Juventude e relações de gênero na história da educação229Diniz, AiresBonito, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:49:16Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8363Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:38.029427Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O BERÇO DO ENSINO EXPERIMENTAL EM SOBRAL CID |
title |
O BERÇO DO ENSINO EXPERIMENTAL EM SOBRAL CID |
spellingShingle |
O BERÇO DO ENSINO EXPERIMENTAL EM SOBRAL CID Diniz, Aires Sobral Cid ensino experimental ciências liceus |
title_short |
O BERÇO DO ENSINO EXPERIMENTAL EM SOBRAL CID |
title_full |
O BERÇO DO ENSINO EXPERIMENTAL EM SOBRAL CID |
title_fullStr |
O BERÇO DO ENSINO EXPERIMENTAL EM SOBRAL CID |
title_full_unstemmed |
O BERÇO DO ENSINO EXPERIMENTAL EM SOBRAL CID |
title_sort |
O BERÇO DO ENSINO EXPERIMENTAL EM SOBRAL CID |
author |
Diniz, Aires |
author_facet |
Diniz, Aires Bonito, Jorge |
author_role |
author |
author2 |
Bonito, Jorge |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Diniz, Aires Bonito, Jorge |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sobral Cid ensino experimental ciências liceus |
topic |
Sobral Cid ensino experimental ciências liceus |
description |
Poderá parecer estranho que um Ministro da Instrução Pública tenha encetado um processo pragmático de fomento do ensino experimental da Física, Química, Biologia, Geologia e Geografia em 1914. É o que vamos analisar em duas partes: uma histórica, onde explicamos a sua génese e desenvolvimento; outra, didáctica e pedagógica em que analisamos a sua valia e actualidade. Para nós, trata-se de enquadrar o impulso dado por José Sobral Cid numa estratégia nacional, que ele pensou primeiro como professor da Universidade e iniciou mais tarde como Ministro. Como ponto de viragem na história mundial, 1914, ano em que foi Ministro da Instrução Pública, corresponde, para muitos, ao fim da globalização baseada na emigração em massa, significando a primeira guerra mundial um interregno no desenvolvimento do comércio mundial, que só veio a ser retomado após a segunda guerra mundial, e como consequência da Paz. Em 1914, no Congresso Pedagógico dos Professores Primários, Sobral Cid, aderindo no entender de S. P. de O., às ideias de Rousseau, afirmou: “está banida, por improcedente e mesmo criminosa, a educação e instrução da juventude, baseadas no medo, na opressão e no terror.” Sabemos, também, que em 1913, Sobral Cid tinha visitado a França, a Itália e a Alemanha para nelas observar as clínicas neurológicas e psiquiátrica, demorando-se em Paris e em Frankfurt. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-01-01T00:00:00Z 2013-02-13T15:20:13Z 2013-02-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/8363 http://hdl.handle.net/10174/8363 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/8363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
aires.diniz@hotmail.com jbonito@uevora.pt 978-85-7862-138-4 Infância, Juventude e relações de gênero na história da educação 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
VIII Congresso Luso-Brasilero de História da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
VIII Congresso Luso-Brasilero de História da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136510563319808 |