O BERÇO DO ENSINO EXPERIMENTAL EM SOBRAL CID

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diniz, Aires
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Bonito, Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/8363
Resumo: Poderá parecer estranho que um Ministro da Instrução Pública tenha encetado um processo pragmático de fomento do ensino experimental da Física, Química, Biologia, Geologia e Geografia em 1914. É o que vamos analisar em duas partes: uma histórica, onde explicamos a sua génese e desenvolvimento; outra, didáctica e pedagógica em que analisamos a sua valia e actualidade. Para nós, trata-se de enquadrar o impulso dado por José Sobral Cid numa estratégia nacional, que ele pensou primeiro como professor da Universidade e iniciou mais tarde como Ministro. Como ponto de viragem na história mundial, 1914, ano em que foi Ministro da Instrução Pública, corresponde, para muitos, ao fim da globalização baseada na emigração em massa, significando a primeira guerra mundial um interregno no desenvolvimento do comércio mundial, que só veio a ser retomado após a segunda guerra mundial, e como consequência da Paz. Em 1914, no Congresso Pedagógico dos Professores Primários, Sobral Cid, aderindo no entender de S. P. de O., às ideias de Rousseau, afirmou: “está banida, por improcedente e mesmo criminosa, a educação e instrução da juventude, baseadas no medo, na opressão e no terror.” Sabemos, também, que em 1913, Sobral Cid tinha visitado a França, a Itália e a Alemanha para nelas observar as clínicas neurológicas e psiquiátrica, demorando-se em Paris e em Frankfurt.
id RCAP_15e5081479d670b60a9fce174c36870d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/8363
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O BERÇO DO ENSINO EXPERIMENTAL EM SOBRAL CIDSobral Cidensino experimentalciênciasliceusPoderá parecer estranho que um Ministro da Instrução Pública tenha encetado um processo pragmático de fomento do ensino experimental da Física, Química, Biologia, Geologia e Geografia em 1914. É o que vamos analisar em duas partes: uma histórica, onde explicamos a sua génese e desenvolvimento; outra, didáctica e pedagógica em que analisamos a sua valia e actualidade. Para nós, trata-se de enquadrar o impulso dado por José Sobral Cid numa estratégia nacional, que ele pensou primeiro como professor da Universidade e iniciou mais tarde como Ministro. Como ponto de viragem na história mundial, 1914, ano em que foi Ministro da Instrução Pública, corresponde, para muitos, ao fim da globalização baseada na emigração em massa, significando a primeira guerra mundial um interregno no desenvolvimento do comércio mundial, que só veio a ser retomado após a segunda guerra mundial, e como consequência da Paz. Em 1914, no Congresso Pedagógico dos Professores Primários, Sobral Cid, aderindo no entender de S. P. de O., às ideias de Rousseau, afirmou: “está banida, por improcedente e mesmo criminosa, a educação e instrução da juventude, baseadas no medo, na opressão e no terror.” Sabemos, também, que em 1913, Sobral Cid tinha visitado a França, a Itália e a Alemanha para nelas observar as clínicas neurológicas e psiquiátrica, demorando-se em Paris e em Frankfurt.VIII Congresso Luso-Brasilero de História da Educação2013-02-13T15:20:13Z2013-02-132010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/8363http://hdl.handle.net/10174/8363poraires.diniz@hotmail.comjbonito@uevora.pt978-85-7862-138-4Infância, Juventude e relações de gênero na história da educação229Diniz, AiresBonito, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:49:16Zoai:dspace.uevora.pt:10174/8363Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:02:38.029427Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O BERÇO DO ENSINO EXPERIMENTAL EM SOBRAL CID
title O BERÇO DO ENSINO EXPERIMENTAL EM SOBRAL CID
spellingShingle O BERÇO DO ENSINO EXPERIMENTAL EM SOBRAL CID
Diniz, Aires
Sobral Cid
ensino experimental
ciências
liceus
title_short O BERÇO DO ENSINO EXPERIMENTAL EM SOBRAL CID
title_full O BERÇO DO ENSINO EXPERIMENTAL EM SOBRAL CID
title_fullStr O BERÇO DO ENSINO EXPERIMENTAL EM SOBRAL CID
title_full_unstemmed O BERÇO DO ENSINO EXPERIMENTAL EM SOBRAL CID
title_sort O BERÇO DO ENSINO EXPERIMENTAL EM SOBRAL CID
author Diniz, Aires
author_facet Diniz, Aires
Bonito, Jorge
author_role author
author2 Bonito, Jorge
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diniz, Aires
Bonito, Jorge
dc.subject.por.fl_str_mv Sobral Cid
ensino experimental
ciências
liceus
topic Sobral Cid
ensino experimental
ciências
liceus
description Poderá parecer estranho que um Ministro da Instrução Pública tenha encetado um processo pragmático de fomento do ensino experimental da Física, Química, Biologia, Geologia e Geografia em 1914. É o que vamos analisar em duas partes: uma histórica, onde explicamos a sua génese e desenvolvimento; outra, didáctica e pedagógica em que analisamos a sua valia e actualidade. Para nós, trata-se de enquadrar o impulso dado por José Sobral Cid numa estratégia nacional, que ele pensou primeiro como professor da Universidade e iniciou mais tarde como Ministro. Como ponto de viragem na história mundial, 1914, ano em que foi Ministro da Instrução Pública, corresponde, para muitos, ao fim da globalização baseada na emigração em massa, significando a primeira guerra mundial um interregno no desenvolvimento do comércio mundial, que só veio a ser retomado após a segunda guerra mundial, e como consequência da Paz. Em 1914, no Congresso Pedagógico dos Professores Primários, Sobral Cid, aderindo no entender de S. P. de O., às ideias de Rousseau, afirmou: “está banida, por improcedente e mesmo criminosa, a educação e instrução da juventude, baseadas no medo, na opressão e no terror.” Sabemos, também, que em 1913, Sobral Cid tinha visitado a França, a Itália e a Alemanha para nelas observar as clínicas neurológicas e psiquiátrica, demorando-se em Paris e em Frankfurt.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2013-02-13T15:20:13Z
2013-02-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/8363
http://hdl.handle.net/10174/8363
url http://hdl.handle.net/10174/8363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv aires.diniz@hotmail.com
jbonito@uevora.pt
978-85-7862-138-4
Infância, Juventude e relações de gênero na história da educação
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv VIII Congresso Luso-Brasilero de História da Educação
publisher.none.fl_str_mv VIII Congresso Luso-Brasilero de História da Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136510563319808