"Pequenos monstros”: processos de co-design no estímulo à dimensão sensorial da criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Filipe, Ana Margarida Soares
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23407
Resumo: O presente trabalho surgiu do gosto pela ilustração direccionada a um público infantil. Nesse sentido, procurámos desenvolver um projeto através da mesma que promovesse a criatividade e expressão plástica nos jardins-de-infância. Com este trabalho, propomos-nos a criar atividades de co-design para crianças dos 3 aos 5 anos, para aplicar em jardins-de-infância, que estimulem a criatividade e imaginação das crianças. Neste trabalho seguimos uma metodologia de investigação-ação, qualitativa e descritiva. Considerando o objetivo definido, criámos a atividade “Pequenos Monstros”, que inclui duas fases distintas: a construção dos personagens e o jogo de storytelling. Nesta atividade as crianças são desafiadas a criar o seu personagem, utilizando como suporte uma t-shirt. De seguida, cada criança “veste” o seu personagem para participar no jogo de storytelling. No jogo pretende-se que a turma construa uma história em conjunto, a partir de cartões ilustrados e usando os personagens como intervenientes. A fim de averiguar qual seria o resultado desta atividade, foi realizada uma sessão experimental no Jardim de Infância de Buarcos, na Figueira da Foz. A avaliação da atividade experimental constou numa grelha de observação preenchida pelo investigador, numa entrevista semi-estruturada realizada à educadora e num questionário direcionado às crianças. Os resultados da observação da atividade nesta turma permitiu-nos perceber que as crianças revelaram um bom desempenho a nível da expressão plástica, demonstraram vários conhecimentos no contacto com os materiais e ferramentas e deram origem a resultados muito criativos. Os resultados desta atividade não podem ser extrapolados uma vez que se tratou de uma amostra única. Para divulgação e acessibilidade da atividade, criámos uma plataforma digital, “Banana’s Playground”, onde todos os conteúdos e regras do jogo são disponibilizados online a educadores de infância, numa primeira fase.
id RCAP_15e88420ff8ee8f97a439a6523decc67
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/23407
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Pequenos monstros”: processos de co-design no estímulo à dimensão sensorial da criançaImagens - Crianças em idade pré-escolarCriatividadeNarração de históriasDesenvolvimento das criançasO presente trabalho surgiu do gosto pela ilustração direccionada a um público infantil. Nesse sentido, procurámos desenvolver um projeto através da mesma que promovesse a criatividade e expressão plástica nos jardins-de-infância. Com este trabalho, propomos-nos a criar atividades de co-design para crianças dos 3 aos 5 anos, para aplicar em jardins-de-infância, que estimulem a criatividade e imaginação das crianças. Neste trabalho seguimos uma metodologia de investigação-ação, qualitativa e descritiva. Considerando o objetivo definido, criámos a atividade “Pequenos Monstros”, que inclui duas fases distintas: a construção dos personagens e o jogo de storytelling. Nesta atividade as crianças são desafiadas a criar o seu personagem, utilizando como suporte uma t-shirt. De seguida, cada criança “veste” o seu personagem para participar no jogo de storytelling. No jogo pretende-se que a turma construa uma história em conjunto, a partir de cartões ilustrados e usando os personagens como intervenientes. A fim de averiguar qual seria o resultado desta atividade, foi realizada uma sessão experimental no Jardim de Infância de Buarcos, na Figueira da Foz. A avaliação da atividade experimental constou numa grelha de observação preenchida pelo investigador, numa entrevista semi-estruturada realizada à educadora e num questionário direcionado às crianças. Os resultados da observação da atividade nesta turma permitiu-nos perceber que as crianças revelaram um bom desempenho a nível da expressão plástica, demonstraram vários conhecimentos no contacto com os materiais e ferramentas e deram origem a resultados muito criativos. Os resultados desta atividade não podem ser extrapolados uma vez que se tratou de uma amostra única. Para divulgação e acessibilidade da atividade, criámos uma plataforma digital, “Banana’s Playground”, onde todos os conteúdos e regras do jogo são disponibilizados online a educadores de infância, numa primeira fase.The present work was driven by the passion for illustration for children, therefore we aimed to create a project which would promote children’s creativity through illustration. With this work we propose to develop co-design activities for children between 3 and 5 years old, to be applied at kindergartens with the purpose of stimulating children’s imagination and creativity. For the development of this work we adopted an action-research approach. Once the goal was defined we developed “Little Monsters”, an activity that includes two different stages: the character building and the storytelling game. In this activity, children are challenged to create their own character (monster) on a t-shirt. After this step, children put on their t-shirt to play the storytelling game, using their characters as participants of the story. The point of the game is to have the children create a story together, guided by illustrated cards. To verify how “Little Monsters” would work, we performed an experimental activity at a kindergarten, in Figueira da Foz. The evaluation of the experimental activity consisted in three elements: an observation chart, an interview with the kindergarten teacher and an inquiry applied to children. The results from the observation chart allowed us to find that children participated enthusiastically at the character building stage, showing many artistic skills, plus, the results were very creative. To implement and promote this activity, we created an online digital platform, called “Banana’s Playground”, where all the contents and game rules are available for download, so that this activity can be reproduced.Universidade de Aveiro2018-06-06T18:07:02Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23407TID:201938634porFilipe, Ana Margarida Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:35Zoai:ria.ua.pt:10773/23407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:10.881473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Pequenos monstros”: processos de co-design no estímulo à dimensão sensorial da criança
title "Pequenos monstros”: processos de co-design no estímulo à dimensão sensorial da criança
spellingShingle "Pequenos monstros”: processos de co-design no estímulo à dimensão sensorial da criança
Filipe, Ana Margarida Soares
Imagens - Crianças em idade pré-escolar
Criatividade
Narração de histórias
Desenvolvimento das crianças
title_short "Pequenos monstros”: processos de co-design no estímulo à dimensão sensorial da criança
title_full "Pequenos monstros”: processos de co-design no estímulo à dimensão sensorial da criança
title_fullStr "Pequenos monstros”: processos de co-design no estímulo à dimensão sensorial da criança
title_full_unstemmed "Pequenos monstros”: processos de co-design no estímulo à dimensão sensorial da criança
title_sort "Pequenos monstros”: processos de co-design no estímulo à dimensão sensorial da criança
author Filipe, Ana Margarida Soares
author_facet Filipe, Ana Margarida Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Filipe, Ana Margarida Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Imagens - Crianças em idade pré-escolar
Criatividade
Narração de histórias
Desenvolvimento das crianças
topic Imagens - Crianças em idade pré-escolar
Criatividade
Narração de histórias
Desenvolvimento das crianças
description O presente trabalho surgiu do gosto pela ilustração direccionada a um público infantil. Nesse sentido, procurámos desenvolver um projeto através da mesma que promovesse a criatividade e expressão plástica nos jardins-de-infância. Com este trabalho, propomos-nos a criar atividades de co-design para crianças dos 3 aos 5 anos, para aplicar em jardins-de-infância, que estimulem a criatividade e imaginação das crianças. Neste trabalho seguimos uma metodologia de investigação-ação, qualitativa e descritiva. Considerando o objetivo definido, criámos a atividade “Pequenos Monstros”, que inclui duas fases distintas: a construção dos personagens e o jogo de storytelling. Nesta atividade as crianças são desafiadas a criar o seu personagem, utilizando como suporte uma t-shirt. De seguida, cada criança “veste” o seu personagem para participar no jogo de storytelling. No jogo pretende-se que a turma construa uma história em conjunto, a partir de cartões ilustrados e usando os personagens como intervenientes. A fim de averiguar qual seria o resultado desta atividade, foi realizada uma sessão experimental no Jardim de Infância de Buarcos, na Figueira da Foz. A avaliação da atividade experimental constou numa grelha de observação preenchida pelo investigador, numa entrevista semi-estruturada realizada à educadora e num questionário direcionado às crianças. Os resultados da observação da atividade nesta turma permitiu-nos perceber que as crianças revelaram um bom desempenho a nível da expressão plástica, demonstraram vários conhecimentos no contacto com os materiais e ferramentas e deram origem a resultados muito criativos. Os resultados desta atividade não podem ser extrapolados uma vez que se tratou de uma amostra única. Para divulgação e acessibilidade da atividade, criámos uma plataforma digital, “Banana’s Playground”, onde todos os conteúdos e regras do jogo são disponibilizados online a educadores de infância, numa primeira fase.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-06-06T18:07:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/23407
TID:201938634
url http://hdl.handle.net/10773/23407
identifier_str_mv TID:201938634
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137625543540736