"Pequenos monstros”: processos de co-design no estímulo à dimensão sensorial da criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/23407 |
Resumo: | O presente trabalho surgiu do gosto pela ilustração direccionada a um público infantil. Nesse sentido, procurámos desenvolver um projeto através da mesma que promovesse a criatividade e expressão plástica nos jardins-de-infância. Com este trabalho, propomos-nos a criar atividades de co-design para crianças dos 3 aos 5 anos, para aplicar em jardins-de-infância, que estimulem a criatividade e imaginação das crianças. Neste trabalho seguimos uma metodologia de investigação-ação, qualitativa e descritiva. Considerando o objetivo definido, criámos a atividade “Pequenos Monstros”, que inclui duas fases distintas: a construção dos personagens e o jogo de storytelling. Nesta atividade as crianças são desafiadas a criar o seu personagem, utilizando como suporte uma t-shirt. De seguida, cada criança “veste” o seu personagem para participar no jogo de storytelling. No jogo pretende-se que a turma construa uma história em conjunto, a partir de cartões ilustrados e usando os personagens como intervenientes. A fim de averiguar qual seria o resultado desta atividade, foi realizada uma sessão experimental no Jardim de Infância de Buarcos, na Figueira da Foz. A avaliação da atividade experimental constou numa grelha de observação preenchida pelo investigador, numa entrevista semi-estruturada realizada à educadora e num questionário direcionado às crianças. Os resultados da observação da atividade nesta turma permitiu-nos perceber que as crianças revelaram um bom desempenho a nível da expressão plástica, demonstraram vários conhecimentos no contacto com os materiais e ferramentas e deram origem a resultados muito criativos. Os resultados desta atividade não podem ser extrapolados uma vez que se tratou de uma amostra única. Para divulgação e acessibilidade da atividade, criámos uma plataforma digital, “Banana’s Playground”, onde todos os conteúdos e regras do jogo são disponibilizados online a educadores de infância, numa primeira fase. |
id |
RCAP_15e88420ff8ee8f97a439a6523decc67 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/23407 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
"Pequenos monstros”: processos de co-design no estímulo à dimensão sensorial da criançaImagens - Crianças em idade pré-escolarCriatividadeNarração de históriasDesenvolvimento das criançasO presente trabalho surgiu do gosto pela ilustração direccionada a um público infantil. Nesse sentido, procurámos desenvolver um projeto através da mesma que promovesse a criatividade e expressão plástica nos jardins-de-infância. Com este trabalho, propomos-nos a criar atividades de co-design para crianças dos 3 aos 5 anos, para aplicar em jardins-de-infância, que estimulem a criatividade e imaginação das crianças. Neste trabalho seguimos uma metodologia de investigação-ação, qualitativa e descritiva. Considerando o objetivo definido, criámos a atividade “Pequenos Monstros”, que inclui duas fases distintas: a construção dos personagens e o jogo de storytelling. Nesta atividade as crianças são desafiadas a criar o seu personagem, utilizando como suporte uma t-shirt. De seguida, cada criança “veste” o seu personagem para participar no jogo de storytelling. No jogo pretende-se que a turma construa uma história em conjunto, a partir de cartões ilustrados e usando os personagens como intervenientes. A fim de averiguar qual seria o resultado desta atividade, foi realizada uma sessão experimental no Jardim de Infância de Buarcos, na Figueira da Foz. A avaliação da atividade experimental constou numa grelha de observação preenchida pelo investigador, numa entrevista semi-estruturada realizada à educadora e num questionário direcionado às crianças. Os resultados da observação da atividade nesta turma permitiu-nos perceber que as crianças revelaram um bom desempenho a nível da expressão plástica, demonstraram vários conhecimentos no contacto com os materiais e ferramentas e deram origem a resultados muito criativos. Os resultados desta atividade não podem ser extrapolados uma vez que se tratou de uma amostra única. Para divulgação e acessibilidade da atividade, criámos uma plataforma digital, “Banana’s Playground”, onde todos os conteúdos e regras do jogo são disponibilizados online a educadores de infância, numa primeira fase.The present work was driven by the passion for illustration for children, therefore we aimed to create a project which would promote children’s creativity through illustration. With this work we propose to develop co-design activities for children between 3 and 5 years old, to be applied at kindergartens with the purpose of stimulating children’s imagination and creativity. For the development of this work we adopted an action-research approach. Once the goal was defined we developed “Little Monsters”, an activity that includes two different stages: the character building and the storytelling game. In this activity, children are challenged to create their own character (monster) on a t-shirt. After this step, children put on their t-shirt to play the storytelling game, using their characters as participants of the story. The point of the game is to have the children create a story together, guided by illustrated cards. To verify how “Little Monsters” would work, we performed an experimental activity at a kindergarten, in Figueira da Foz. The evaluation of the experimental activity consisted in three elements: an observation chart, an interview with the kindergarten teacher and an inquiry applied to children. The results from the observation chart allowed us to find that children participated enthusiastically at the character building stage, showing many artistic skills, plus, the results were very creative. To implement and promote this activity, we created an online digital platform, called “Banana’s Playground”, where all the contents and game rules are available for download, so that this activity can be reproduced.Universidade de Aveiro2018-06-06T18:07:02Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23407TID:201938634porFilipe, Ana Margarida Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:35Zoai:ria.ua.pt:10773/23407Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:10.881473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Pequenos monstros”: processos de co-design no estímulo à dimensão sensorial da criança |
title |
"Pequenos monstros”: processos de co-design no estímulo à dimensão sensorial da criança |
spellingShingle |
"Pequenos monstros”: processos de co-design no estímulo à dimensão sensorial da criança Filipe, Ana Margarida Soares Imagens - Crianças em idade pré-escolar Criatividade Narração de histórias Desenvolvimento das crianças |
title_short |
"Pequenos monstros”: processos de co-design no estímulo à dimensão sensorial da criança |
title_full |
"Pequenos monstros”: processos de co-design no estímulo à dimensão sensorial da criança |
title_fullStr |
"Pequenos monstros”: processos de co-design no estímulo à dimensão sensorial da criança |
title_full_unstemmed |
"Pequenos monstros”: processos de co-design no estímulo à dimensão sensorial da criança |
title_sort |
"Pequenos monstros”: processos de co-design no estímulo à dimensão sensorial da criança |
author |
Filipe, Ana Margarida Soares |
author_facet |
Filipe, Ana Margarida Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Filipe, Ana Margarida Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagens - Crianças em idade pré-escolar Criatividade Narração de histórias Desenvolvimento das crianças |
topic |
Imagens - Crianças em idade pré-escolar Criatividade Narração de histórias Desenvolvimento das crianças |
description |
O presente trabalho surgiu do gosto pela ilustração direccionada a um público infantil. Nesse sentido, procurámos desenvolver um projeto através da mesma que promovesse a criatividade e expressão plástica nos jardins-de-infância. Com este trabalho, propomos-nos a criar atividades de co-design para crianças dos 3 aos 5 anos, para aplicar em jardins-de-infância, que estimulem a criatividade e imaginação das crianças. Neste trabalho seguimos uma metodologia de investigação-ação, qualitativa e descritiva. Considerando o objetivo definido, criámos a atividade “Pequenos Monstros”, que inclui duas fases distintas: a construção dos personagens e o jogo de storytelling. Nesta atividade as crianças são desafiadas a criar o seu personagem, utilizando como suporte uma t-shirt. De seguida, cada criança “veste” o seu personagem para participar no jogo de storytelling. No jogo pretende-se que a turma construa uma história em conjunto, a partir de cartões ilustrados e usando os personagens como intervenientes. A fim de averiguar qual seria o resultado desta atividade, foi realizada uma sessão experimental no Jardim de Infância de Buarcos, na Figueira da Foz. A avaliação da atividade experimental constou numa grelha de observação preenchida pelo investigador, numa entrevista semi-estruturada realizada à educadora e num questionário direcionado às crianças. Os resultados da observação da atividade nesta turma permitiu-nos perceber que as crianças revelaram um bom desempenho a nível da expressão plástica, demonstraram vários conhecimentos no contacto com os materiais e ferramentas e deram origem a resultados muito criativos. Os resultados desta atividade não podem ser extrapolados uma vez que se tratou de uma amostra única. Para divulgação e acessibilidade da atividade, criámos uma plataforma digital, “Banana’s Playground”, onde todos os conteúdos e regras do jogo são disponibilizados online a educadores de infância, numa primeira fase. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017 2018-06-06T18:07:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/23407 TID:201938634 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/23407 |
identifier_str_mv |
TID:201938634 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137625543540736 |