O uso de componentes extrapartitura na performance de canções brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Dirlene Késsia de Souza Lopes Pereira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17788
Resumo: O presente trabalho propõe um modelo alternativo para a performance de canções brasileiras. Para tanto, foi documentado o processo de criação de um formato alternativo de recital solo de canto integrando componentes extrapartitura num projeto artístico intitulado “OS DESENCANTOS DE DANDARA”. Foi apresentado um esboço biográfico de três grandes compositores brasileiros: Chiquinha Gonzaga (1847 – 1935), Alberto Nepomuceno (1864 – 1920) e Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959), cujas obras foram escolhidas para compor o repertório deste projeto. A escolha desses artistas levou ainda à elaboração de uma pesquisa documental a respeito da canção brasileira. Foi ainda elaborado e aplicado um pequeno inquérito que teve como objetivo investigar se um projeto artístico com esse teor era pertinente ou não.
id RCAP_15ee95743815270e182debe41d3b1b6e
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17788
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso de componentes extrapartitura na performance de canções brasileirasCanto - EnsinoCompositores - BrasilCanções - BrasilO presente trabalho propõe um modelo alternativo para a performance de canções brasileiras. Para tanto, foi documentado o processo de criação de um formato alternativo de recital solo de canto integrando componentes extrapartitura num projeto artístico intitulado “OS DESENCANTOS DE DANDARA”. Foi apresentado um esboço biográfico de três grandes compositores brasileiros: Chiquinha Gonzaga (1847 – 1935), Alberto Nepomuceno (1864 – 1920) e Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959), cujas obras foram escolhidas para compor o repertório deste projeto. A escolha desses artistas levou ainda à elaboração de uma pesquisa documental a respeito da canção brasileira. Foi ainda elaborado e aplicado um pequeno inquérito que teve como objetivo investigar se um projeto artístico com esse teor era pertinente ou não.This study aims to propose an alternative model for the performance of Brazilian songs. Therefore, the process of creating an alternative format for a solo song recital, integrating components not prescribed in the score in an artistic project entitled "OS (DESEN)CANTOS DE DANDARA”. A biographical sketch of three major Brazilian composers was presented: Chiquinha Gonzaga (1847 - 1935), Alberto Nepomuceno (1864 - 1920) and Heitor Villa-Lobos (1887 - 1959), whose works were chosen to compose the repertoire of this project. The choice of these artists, also led to the development of a documentary research on the Brazilian song. A small survery was also developed and applied, whose objective was to investigate whether an artistic project with this content was relevant or not.Universidade de Aveiro2017-06-12T13:37:16Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17788TID:201935015porPinto, Dirlene Késsia de Souza Lopes Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:54Zoai:ria.ua.pt:10773/17788Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:45.997246Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso de componentes extrapartitura na performance de canções brasileiras
title O uso de componentes extrapartitura na performance de canções brasileiras
spellingShingle O uso de componentes extrapartitura na performance de canções brasileiras
Pinto, Dirlene Késsia de Souza Lopes Pereira
Canto - Ensino
Compositores - Brasil
Canções - Brasil
title_short O uso de componentes extrapartitura na performance de canções brasileiras
title_full O uso de componentes extrapartitura na performance de canções brasileiras
title_fullStr O uso de componentes extrapartitura na performance de canções brasileiras
title_full_unstemmed O uso de componentes extrapartitura na performance de canções brasileiras
title_sort O uso de componentes extrapartitura na performance de canções brasileiras
author Pinto, Dirlene Késsia de Souza Lopes Pereira
author_facet Pinto, Dirlene Késsia de Souza Lopes Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Dirlene Késsia de Souza Lopes Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Canto - Ensino
Compositores - Brasil
Canções - Brasil
topic Canto - Ensino
Compositores - Brasil
Canções - Brasil
description O presente trabalho propõe um modelo alternativo para a performance de canções brasileiras. Para tanto, foi documentado o processo de criação de um formato alternativo de recital solo de canto integrando componentes extrapartitura num projeto artístico intitulado “OS DESENCANTOS DE DANDARA”. Foi apresentado um esboço biográfico de três grandes compositores brasileiros: Chiquinha Gonzaga (1847 – 1935), Alberto Nepomuceno (1864 – 1920) e Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959), cujas obras foram escolhidas para compor o repertório deste projeto. A escolha desses artistas levou ainda à elaboração de uma pesquisa documental a respeito da canção brasileira. Foi ainda elaborado e aplicado um pequeno inquérito que teve como objetivo investigar se um projeto artístico com esse teor era pertinente ou não.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-06-12T13:37:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17788
TID:201935015
url http://hdl.handle.net/10773/17788
identifier_str_mv TID:201935015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137578079748096