Impacto do desenvolvimento fetal no funcionamento neurocognitivo em adolescentes com cardiopatias congénitas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://repositorio.cespu.pt/handle/20.500.11816/210 http://hdl.handle.net/20.500.11816/210 |
Resumo: | Objectivo: Avaliar o desempenho neurocognitivo em adolescentes com Cardiopatias Congénitas Cianóticas e Acianóticas e compreender se variáveis neonatais (Índice de Apgar, o Perímetro Cefálico, o comprimento e peso), estão relacionadas com o desempenho neurocognitivo dos adolescentes supra mencionados. Procedimento: Participaram 48 adolescentes, 26 do género masculino e 22 do género feminino, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos de idade. A amostra foi dividida em dois grupos, o GC (n=16; 11 do género masculino e 5 do sexo feminino; média das idades=15,69) e o GCC (n=32, 15 do género masculino e 17 do sexo feminino; média das idades=15,19). O GCC foi dividido em dois sub-grupos, o sub-grupo TF (n=15, 8 do género masculino e 7 do sexo feminino; média das idades=15,00) e o sub-grupo CIV (n=17, 7 do género masculino e 10 do sexo feminino; média das idades=15,35). Foram recolhidos os dados clínicos e demográficos mais relevantes e, num único momento temporal, foi aplicado um conjunto de instrumentos neuropsicológicos: FCR (cópia e memória); PC da bateria Behavioural Assessment of the Dysexecutive Syndrome (BADS); o StroopP, StroopC e StroopI, Cd (parte B) e MD (directo e inverso), da Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças - III (WISC-III); o TMT (parte A e B) e a sub-prova ML da Escala de Memória de Wechsler-III (WMS-III). Resultados: não foram encontradas diferenças entre os grupos, no que respeita às variáveis demográficas. Quando realizada a comparação dos resultados obtidos nas provas neuropsicológicas pelos GC e GCC, verificamos que existem diferenças estatisticamente significativas entre os dois grupos (p≤0,001), excepto na prova Cd (p=0,654) e ML (p=0,095). Entre os sub-grupos CIV e TF, verificamos que existem diferenças estatisticamente significativas no desempenho neuropsicológico nas provas DD (p=0,049), StroopC (p=0,018), StroopI (p=0,024) e TMT-B (p=0,049). No estudo correlacional efectuado entre as variáveis neo-natais e o desempenho nas provas neuropsicológicas, verificamos que no GCC e nos sub-groupos CIV e TF, existem correlações positivas e negativas entre as variáveis neonatais e os domínios neurocognitivos avaliados. Conclusão: Os adolescentes com CC apresentam piores resultados nas provas neuropsicológicas, quando comparados com o GC. Foram encontradas diferenças entre os sub-grupos cianótico e acianótico. Verificamos também que existe uma forte influência das variáveis neonatais no desenvolvimento dos vários domínios neurocognitivos estudados. |
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