A dimensão dramática, literária e visual do trabalho científico: alguns exemplos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1989 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/942 |
Resumo: | A epistemologia das ciências tem vindo a repensar as questões do verdadeiro e do falso como valores que não são autónomos, mas sim estratégicos; e assim tem vindo a abrir-se a outras dimensões, nomeadamente a emotiva e a estética, que podemos encontrar no interior do próprio trabalho científico. Como exemplos, são referidos: a importância da metáfora nas ciências sociais e naturais; as técnicas dramáticas, linguísticas e literárias utilizadas na elaboração de artigos científicos; o papel-chave que os matemáticos atribuem à estética como guia na construção e selecção dos seus modelos; as controvérsias estéticas durante a criação e aceitação da teoria quântica, devidas em boa parte ao medo de perder a visualização dos processos físicos; os pequenos desenhos a partir dos quais Darwin construiu e organizou a sua teoria. |
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A dimensão dramática, literária e visual do trabalho científico: alguns exemplosConhecimento científicoEpistemologiaControvérsiaScientific knowledgeEpistemologyControversyA epistemologia das ciências tem vindo a repensar as questões do verdadeiro e do falso como valores que não são autónomos, mas sim estratégicos; e assim tem vindo a abrir-se a outras dimensões, nomeadamente a emotiva e a estética, que podemos encontrar no interior do próprio trabalho científico. Como exemplos, são referidos: a importância da metáfora nas ciências sociais e naturais; as técnicas dramáticas, linguísticas e literárias utilizadas na elaboração de artigos científicos; o papel-chave que os matemáticos atribuem à estética como guia na construção e selecção dos seus modelos; as controvérsias estéticas durante a criação e aceitação da teoria quântica, devidas em boa parte ao medo de perder a visualização dos processos físicos; os pequenos desenhos a partir dos quais Darwin construiu e organizou a sua teoria.The epistemology of the sciences has been rethinking the questions of truth and untruth as non autonomous but strategic values, and has so been opening itself to other dimensions, namely the emotive and the aesthetic ones, which we may find within the scientific labour itself. The importance of the metaphor in social and natural sciences; dramatic linguistic and literary technics used in the elaboration of scientific articles; the key-role attributed and the selection of their models; the aesthetic disputes during the creation and the acceptance of the quantic theory, considerably due to the fear of loosing the visualisation of physical processes; the little drawings from which Darwin has built and organised his theory - all these are refered to as examples.L"épistémologie des sciences est en train de repenser les questions du vrai et du faux en tant que valeurs non autonomes, mais bien stratégiques; dans ce sens, elle s"est ouverte à d"autres dimensions, notamment l"émotive et l"esthétique, qu"ont peut trouver au coeur même du travail scientifique. A titre d" exemples, on supporte l"importance de la métaphore dans las sciences sociales et de la nature; les techniques dramatiques, linguistiques et littéraires utilisées dans l"élaboration des articles scientifiques; le rôle fondamental attribué par les mathématiciens à l"esthétique en tant que guide dans la construction et la sélection de ses modèles; les controversas esthétiques pendant la création et l"acceptation de la théorie des quantas, dues dans une bonne partie à la peur de perdre la visualisation des processus physiques; les petits dessins avec lesquels Darwin a construit et organisé sa théorie.La epistemología de las ciencias ha repensado las cuestiones de lo verdadero y lo falso como valores que no son autónomos, pero sí estratégicos; y así se ha abierto a otras dimensiones, sobre todo la emotiva y la estética, que podemos encontrar en el interior del propio trabajo científico. Como ejemplos, se citan; la importancia de la metáfora en las ciencias sociales y naturales; las técnicas dramáticas lingüísticas y literarias utilizadas en la elaboración de artículos científicos; El papel clave que los matemáticos atribuyen a la estética como guía en la construcción y selección de sus modelos; las controversias estéticas durante la creación y aceptación de la teoría cuántica, debidas en gran parte al medo a perder la visualización de los procesos físicos; los pequeños dibujos a partir de los cuales, Darwin construyó y argumentó su teoría.CIES-ISCTE / CELTA2008-12-04T16:55:28Z1989-10-01T00:00:00Z1989-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/942por0873-6529Monteiro, Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:43:44Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/942Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:36.977918Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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