Boas práticas e tendências de uso das tecnologias da comunicação no Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38531 |
Resumo: | Neste artigo apresentam-se e discutem-se boas práticas e tendências, em relação aos usos das Tecnologias da Comunicação identificados em Instituições de Ensino Superior públicas Portuguesas, a partir da visão dos seus dirigentes institucionais e dos seus docentes. Para este trabalho de investigação, realizado no âmbito do projecto TRACER, foi desenvolvida e administrada uma ficha de caracterização, destinada a ser preenchida pelos dirigentes com responsabilidades ao nível das Tecnologias da Comunicação, e foram conduzidas entrevistas semiestruturadas a docentes. As tendências atuais indicam a progressiva integração de Tecnologias da Comunicação nos processos de ensino e aprendizagem e uma atenção especial para a necessidade de formação para o uso pedagógico destas tecnologias. Os resultados sugerem que as opções institucionais exercem alguma influência sobre as práticas dos docentes ao nível do ensino e aprendizagem. O artigo apresenta alguns exemplos de práticas inovadoras, cujo alcance não se esgota nos seus contextos imediatos, antes constituindo exemplo de boas práticas. |
id |
RCAP_1601f7555b22dd401b734bc292e32cf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/38531 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Boas práticas e tendências de uso das tecnologias da comunicação no Ensino SuperiorTRACER projectGood practicesCommunication TechnologiesHigher EducationNeste artigo apresentam-se e discutem-se boas práticas e tendências, em relação aos usos das Tecnologias da Comunicação identificados em Instituições de Ensino Superior públicas Portuguesas, a partir da visão dos seus dirigentes institucionais e dos seus docentes. Para este trabalho de investigação, realizado no âmbito do projecto TRACER, foi desenvolvida e administrada uma ficha de caracterização, destinada a ser preenchida pelos dirigentes com responsabilidades ao nível das Tecnologias da Comunicação, e foram conduzidas entrevistas semiestruturadas a docentes. As tendências atuais indicam a progressiva integração de Tecnologias da Comunicação nos processos de ensino e aprendizagem e uma atenção especial para a necessidade de formação para o uso pedagógico destas tecnologias. Os resultados sugerem que as opções institucionais exercem alguma influência sobre as práticas dos docentes ao nível do ensino e aprendizagem. O artigo apresenta alguns exemplos de práticas inovadoras, cujo alcance não se esgota nos seus contextos imediatos, antes constituindo exemplo de boas práticas.This paper presents and discusses best practices and trends in the useof Communication Technologies in publicPortuguese Higher Education institutions, from the perspectivesof institutional leaders and of their teachers. For this research work, carried out under the TRACER project,a characterization form was developed and administered, intended to be filled by officers with responsibilities for Communication Technologies, and semi-structured interviews were conducted with teachers. Current trends indicate the progressive integrationof Communication Technologies in teaching and learning and a special attention to the need for training in the pedagogical use of these technologies. The results suggest that institutional options have some influence on the teaching and learningpractices of teachers. The article presents some examples of innovative practice, which scope is not limited to their immediate contexts, thereforerepresentingbest practices.Universidade de Aveiro2023-07-11T14:47:31Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38531por1647-730810.34624/ilcj.v4i2.14740Batista, JoãoPombo, LúciaCoelho, DalilaRamos, Fernandoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:15:11Zoai:ria.ua.pt:10773/38531Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:56.929392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Boas práticas e tendências de uso das tecnologias da comunicação no Ensino Superior |
title |
Boas práticas e tendências de uso das tecnologias da comunicação no Ensino Superior |
spellingShingle |
Boas práticas e tendências de uso das tecnologias da comunicação no Ensino Superior Batista, João TRACER project Good practices Communication Technologies Higher Education |
title_short |
Boas práticas e tendências de uso das tecnologias da comunicação no Ensino Superior |
title_full |
Boas práticas e tendências de uso das tecnologias da comunicação no Ensino Superior |
title_fullStr |
Boas práticas e tendências de uso das tecnologias da comunicação no Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Boas práticas e tendências de uso das tecnologias da comunicação no Ensino Superior |
title_sort |
Boas práticas e tendências de uso das tecnologias da comunicação no Ensino Superior |
author |
Batista, João |
author_facet |
Batista, João Pombo, Lúcia Coelho, Dalila Ramos, Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Pombo, Lúcia Coelho, Dalila Ramos, Fernando |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batista, João Pombo, Lúcia Coelho, Dalila Ramos, Fernando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TRACER project Good practices Communication Technologies Higher Education |
topic |
TRACER project Good practices Communication Technologies Higher Education |
description |
Neste artigo apresentam-se e discutem-se boas práticas e tendências, em relação aos usos das Tecnologias da Comunicação identificados em Instituições de Ensino Superior públicas Portuguesas, a partir da visão dos seus dirigentes institucionais e dos seus docentes. Para este trabalho de investigação, realizado no âmbito do projecto TRACER, foi desenvolvida e administrada uma ficha de caracterização, destinada a ser preenchida pelos dirigentes com responsabilidades ao nível das Tecnologias da Comunicação, e foram conduzidas entrevistas semiestruturadas a docentes. As tendências atuais indicam a progressiva integração de Tecnologias da Comunicação nos processos de ensino e aprendizagem e uma atenção especial para a necessidade de formação para o uso pedagógico destas tecnologias. Os resultados sugerem que as opções institucionais exercem alguma influência sobre as práticas dos docentes ao nível do ensino e aprendizagem. O artigo apresenta alguns exemplos de práticas inovadoras, cujo alcance não se esgota nos seus contextos imediatos, antes constituindo exemplo de boas práticas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014-01-01 2023-07-11T14:47:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/38531 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/38531 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-7308 10.34624/ilcj.v4i2.14740 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137741105004544 |