Cognições e emoções parentais a partir de um cenário ambíguo em pais de crianças com ansiedade social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Madeira, Rita Ponce
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9402
Resumo: As perturbações de ansiedade (PA) são um dos problemas de saúde mental mais prevalentes na infância e na adolescência. A literatura tem dado especial ênfase ao papel dos fatores parentais no desenvolvimento e manutenção da ansiedade dos filhos mediante mecanismos como a modelagem de comportamentos, processamento de informação geradora de ansiedade e reforço do evitamento ou através de estilos e práticas parentais. Menos explorado tem sido a relação entre as cognições parentais, tais como as interpretações de ameaça e a ansiedade infantil, especialmente no caso de crianças com perturbação de ansiedade social (PAS). Deste modo o presente estudo teve como objetivo analisar as cognições e emoções parentais de pais (n=33) de crianças com PAS, a partir de um cenário ambíguo hipotético. Adicionalmente, procurou-se também explorar as interpretações dos pais consoante o género e emoções parentais, a presença ou ausência de psicopatologia nos pais e em função do género da criança. Os resultados indicaram que a maioria dos pais (n=24), interpretaram o cenário ambíguo como ameaçador. Não se verificaram diferenças significativas na comparação das interpretações dos pais em função do género dos pais, das emoções parentais, da ausência ou presença de psicopatologia nos pais e do género das crianças. Considera-se que a presente investigação representa um contributo para a literatura empírica permitindo assim aprofundar o conhecimento sobre a influência do papel parental na ansiedade dos filhos, explorando as cognições parentais mediante o fator de perceção de ameaça, focando-se na PAS em específico.
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