Níveis de literacia mediática: Estudo exploratório com jovens do 12º ano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sara
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pinto, Manuel, Moura, Pedro Filipe Ribeiro de
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/40488
Resumo: (Excerto) A Literacia para os Media, entendida como “a capacidade de aceder aos media, de compreender e avaliar de modo crítico os diferentes aspetos dos media e dos seus conteúdos e de criar comunicações em diversos contextos” (Recomendação da Comissão Europeia de 20 de agosto de 2009), é atualmente considerada uma via essencial para uma cidadania mais qualificada e uma sociedade mais inclusiva. O modo como os media habitam hoje os quotidianos, cria novas formas de lazer e de entretenimento e proporciona novos modos de trabalhar, de estudar, de conhecer o mundo, de comunicar, de estabelecer relações intersubjetivas e de nos informarmos e ser-mos informados. Tais mudanças, bem como as que ocorrem no ambiente mediático, tornam fundamental o aprender a ler e a analisar criticamente esses meios, os seus usos e apropriações e o saber criar, produzir e partilhar conteúdos.
id RCAP_165b1a27473160cf615e96f5f1a73222
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40488
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Níveis de literacia mediática: Estudo exploratório com jovens do 12º anoLiteracia mediáticaNíveisJovensPortugalCiências Sociais::Ciências da Comunicação(Excerto) A Literacia para os Media, entendida como “a capacidade de aceder aos media, de compreender e avaliar de modo crítico os diferentes aspetos dos media e dos seus conteúdos e de criar comunicações em diversos contextos” (Recomendação da Comissão Europeia de 20 de agosto de 2009), é atualmente considerada uma via essencial para uma cidadania mais qualificada e uma sociedade mais inclusiva. O modo como os media habitam hoje os quotidianos, cria novas formas de lazer e de entretenimento e proporciona novos modos de trabalhar, de estudar, de conhecer o mundo, de comunicar, de estabelecer relações intersubjetivas e de nos informarmos e ser-mos informados. Tais mudanças, bem como as que ocorrem no ambiente mediático, tornam fundamental o aprender a ler e a analisar criticamente esses meios, os seus usos e apropriações e o saber criar, produzir e partilhar conteúdos.Gabinete para os Meios de Comunicação Social; Rede de Bibliotecas EscolaresUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)Universidade do MinhoPereira, SaraPinto, ManuelMoura, Pedro Filipe Ribeiro de2015-062015-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/40488por978-989-8600-41-7http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/169info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40488Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:06:54.475533Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Níveis de literacia mediática: Estudo exploratório com jovens do 12º ano
title Níveis de literacia mediática: Estudo exploratório com jovens do 12º ano
spellingShingle Níveis de literacia mediática: Estudo exploratório com jovens do 12º ano
Pereira, Sara
Literacia mediática
Níveis
Jovens
Portugal
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short Níveis de literacia mediática: Estudo exploratório com jovens do 12º ano
title_full Níveis de literacia mediática: Estudo exploratório com jovens do 12º ano
title_fullStr Níveis de literacia mediática: Estudo exploratório com jovens do 12º ano
title_full_unstemmed Níveis de literacia mediática: Estudo exploratório com jovens do 12º ano
title_sort Níveis de literacia mediática: Estudo exploratório com jovens do 12º ano
author Pereira, Sara
author_facet Pereira, Sara
Pinto, Manuel
Moura, Pedro Filipe Ribeiro de
author_role author
author2 Pinto, Manuel
Moura, Pedro Filipe Ribeiro de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Sara
Pinto, Manuel
Moura, Pedro Filipe Ribeiro de
dc.subject.por.fl_str_mv Literacia mediática
Níveis
Jovens
Portugal
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Literacia mediática
Níveis
Jovens
Portugal
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description (Excerto) A Literacia para os Media, entendida como “a capacidade de aceder aos media, de compreender e avaliar de modo crítico os diferentes aspetos dos media e dos seus conteúdos e de criar comunicações em diversos contextos” (Recomendação da Comissão Europeia de 20 de agosto de 2009), é atualmente considerada uma via essencial para uma cidadania mais qualificada e uma sociedade mais inclusiva. O modo como os media habitam hoje os quotidianos, cria novas formas de lazer e de entretenimento e proporciona novos modos de trabalhar, de estudar, de conhecer o mundo, de comunicar, de estabelecer relações intersubjetivas e de nos informarmos e ser-mos informados. Tais mudanças, bem como as que ocorrem no ambiente mediático, tornam fundamental o aprender a ler e a analisar criticamente esses meios, os seus usos e apropriações e o saber criar, produzir e partilhar conteúdos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06
2015-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/40488
url http://hdl.handle.net/1822/40488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-8600-41-7
http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/169
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132485893750784