Níveis de literacia mediática: Estudo exploratório com jovens do 12º ano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/40488 |
Resumo: | (Excerto) A Literacia para os Media, entendida como “a capacidade de aceder aos media, de compreender e avaliar de modo crítico os diferentes aspetos dos media e dos seus conteúdos e de criar comunicações em diversos contextos” (Recomendação da Comissão Europeia de 20 de agosto de 2009), é atualmente considerada uma via essencial para uma cidadania mais qualificada e uma sociedade mais inclusiva. O modo como os media habitam hoje os quotidianos, cria novas formas de lazer e de entretenimento e proporciona novos modos de trabalhar, de estudar, de conhecer o mundo, de comunicar, de estabelecer relações intersubjetivas e de nos informarmos e ser-mos informados. Tais mudanças, bem como as que ocorrem no ambiente mediático, tornam fundamental o aprender a ler e a analisar criticamente esses meios, os seus usos e apropriações e o saber criar, produzir e partilhar conteúdos. |
id |
RCAP_165b1a27473160cf615e96f5f1a73222 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40488 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Níveis de literacia mediática: Estudo exploratório com jovens do 12º anoLiteracia mediáticaNíveisJovensPortugalCiências Sociais::Ciências da Comunicação(Excerto) A Literacia para os Media, entendida como “a capacidade de aceder aos media, de compreender e avaliar de modo crítico os diferentes aspetos dos media e dos seus conteúdos e de criar comunicações em diversos contextos” (Recomendação da Comissão Europeia de 20 de agosto de 2009), é atualmente considerada uma via essencial para uma cidadania mais qualificada e uma sociedade mais inclusiva. O modo como os media habitam hoje os quotidianos, cria novas formas de lazer e de entretenimento e proporciona novos modos de trabalhar, de estudar, de conhecer o mundo, de comunicar, de estabelecer relações intersubjetivas e de nos informarmos e ser-mos informados. Tais mudanças, bem como as que ocorrem no ambiente mediático, tornam fundamental o aprender a ler e a analisar criticamente esses meios, os seus usos e apropriações e o saber criar, produzir e partilhar conteúdos.Gabinete para os Meios de Comunicação Social; Rede de Bibliotecas EscolaresUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)Universidade do MinhoPereira, SaraPinto, ManuelMoura, Pedro Filipe Ribeiro de2015-062015-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/40488por978-989-8600-41-7http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/169info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:14:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40488Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:06:54.475533Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Níveis de literacia mediática: Estudo exploratório com jovens do 12º ano |
title |
Níveis de literacia mediática: Estudo exploratório com jovens do 12º ano |
spellingShingle |
Níveis de literacia mediática: Estudo exploratório com jovens do 12º ano Pereira, Sara Literacia mediática Níveis Jovens Portugal Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Níveis de literacia mediática: Estudo exploratório com jovens do 12º ano |
title_full |
Níveis de literacia mediática: Estudo exploratório com jovens do 12º ano |
title_fullStr |
Níveis de literacia mediática: Estudo exploratório com jovens do 12º ano |
title_full_unstemmed |
Níveis de literacia mediática: Estudo exploratório com jovens do 12º ano |
title_sort |
Níveis de literacia mediática: Estudo exploratório com jovens do 12º ano |
author |
Pereira, Sara |
author_facet |
Pereira, Sara Pinto, Manuel Moura, Pedro Filipe Ribeiro de |
author_role |
author |
author2 |
Pinto, Manuel Moura, Pedro Filipe Ribeiro de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Sara Pinto, Manuel Moura, Pedro Filipe Ribeiro de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia mediática Níveis Jovens Portugal Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Literacia mediática Níveis Jovens Portugal Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
(Excerto) A Literacia para os Media, entendida como “a capacidade de aceder aos media, de compreender e avaliar de modo crítico os diferentes aspetos dos media e dos seus conteúdos e de criar comunicações em diversos contextos” (Recomendação da Comissão Europeia de 20 de agosto de 2009), é atualmente considerada uma via essencial para uma cidadania mais qualificada e uma sociedade mais inclusiva. O modo como os media habitam hoje os quotidianos, cria novas formas de lazer e de entretenimento e proporciona novos modos de trabalhar, de estudar, de conhecer o mundo, de comunicar, de estabelecer relações intersubjetivas e de nos informarmos e ser-mos informados. Tais mudanças, bem como as que ocorrem no ambiente mediático, tornam fundamental o aprender a ler e a analisar criticamente esses meios, os seus usos e apropriações e o saber criar, produzir e partilhar conteúdos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06 2015-06-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/40488 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/40488 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
978-989-8600-41-7 http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/issue/view/169 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132485893750784 |