Deliberação nos comentários dos leitores de jornais online: caso da secção de educação do público.pt

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlão, Ana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Maia, Carla, Santos, Márcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38362
Resumo: Com base nas potencialidades da comunicação interativa e descentralizada na Internet, a disponibilização crescente de espaços destinados aos comentários dos “leitores” na imprensa online tem suscitado o debate em torno do seu contributo para a inversão da tendência descendente, evidenciada pela atual sociedade, no exercício de uma cidadania ativa. Atendendo a este fenómeno, o presente artigo pretende analisar e discutir, adotando como referencia a teoria deliberativa, as evidencias desta possibilidade nos comentários feitos na secção de Educação pelos “leitores” do jornal Publico.pt. Suportados em técnicas de análise de conteúdo a um corpus de 294 comentários referentes a 9 notícias da secção e jornal referidos, os resultados sugerem que embora os comentadores não tenham a intenção de alcançarem consenso no debate com os demais, estão interessados em expressar e partilhar as suas opiniões, argumentos e pontos de vista, mesmo que o façam sob anonimato. A analise aos comentários permitiu concluir que a deliberação que se verificou neste espaço do Publico.pt assumiu um carater essencialmente publico e coletivo, na medida em que os comentadores debatem na esfera públicos problemas comuns, embora não se verifique a transformação das opiniões dos participantes no debate por forca dos argumentos de outros que a deliberação pressupõe.
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