Deliberação nos comentários dos leitores de jornais online: caso da secção de educação do público.pt
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/38362 |
Resumo: | Com base nas potencialidades da comunicação interativa e descentralizada na Internet, a disponibilização crescente de espaços destinados aos comentários dos “leitores” na imprensa online tem suscitado o debate em torno do seu contributo para a inversão da tendência descendente, evidenciada pela atual sociedade, no exercício de uma cidadania ativa. Atendendo a este fenómeno, o presente artigo pretende analisar e discutir, adotando como referencia a teoria deliberativa, as evidencias desta possibilidade nos comentários feitos na secção de Educação pelos “leitores” do jornal Publico.pt. Suportados em técnicas de análise de conteúdo a um corpus de 294 comentários referentes a 9 notícias da secção e jornal referidos, os resultados sugerem que embora os comentadores não tenham a intenção de alcançarem consenso no debate com os demais, estão interessados em expressar e partilhar as suas opiniões, argumentos e pontos de vista, mesmo que o façam sob anonimato. A analise aos comentários permitiu concluir que a deliberação que se verificou neste espaço do Publico.pt assumiu um carater essencialmente publico e coletivo, na medida em que os comentadores debatem na esfera públicos problemas comuns, embora não se verifique a transformação das opiniões dos participantes no debate por forca dos argumentos de outros que a deliberação pressupõe. |
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Deliberação nos comentários dos leitores de jornais online: caso da secção de educação do público.ptE-participaçãoEducaçãoJornais onlineComentários dos leitoresInternetDeliberação onlineCom base nas potencialidades da comunicação interativa e descentralizada na Internet, a disponibilização crescente de espaços destinados aos comentários dos “leitores” na imprensa online tem suscitado o debate em torno do seu contributo para a inversão da tendência descendente, evidenciada pela atual sociedade, no exercício de uma cidadania ativa. Atendendo a este fenómeno, o presente artigo pretende analisar e discutir, adotando como referencia a teoria deliberativa, as evidencias desta possibilidade nos comentários feitos na secção de Educação pelos “leitores” do jornal Publico.pt. Suportados em técnicas de análise de conteúdo a um corpus de 294 comentários referentes a 9 notícias da secção e jornal referidos, os resultados sugerem que embora os comentadores não tenham a intenção de alcançarem consenso no debate com os demais, estão interessados em expressar e partilhar as suas opiniões, argumentos e pontos de vista, mesmo que o façam sob anonimato. A analise aos comentários permitiu concluir que a deliberação que se verificou neste espaço do Publico.pt assumiu um carater essencialmente publico e coletivo, na medida em que os comentadores debatem na esfera públicos problemas comuns, embora não se verifique a transformação das opiniões dos participantes no debate por forca dos argumentos de outros que a deliberação pressupõe.Based on the potential of interactive communication and decentralized Internet, the increased accessibility of spaces for readers to post comments in the online press has sparked debate about its contribution to counter the tendency, as shown by the modern society, in the exercise of an active citizenship.Given this phenomenon, this article aims at analyzing and discussing evidences of this possibility in comments published in the Education section of the online newspaper Público.pt , taking as a reference the deliberative theory.Sustained in techniques of content analysis to a corpus of294 comments, regarding 9 news from the Education section, the results suggest that although the commentators do not intend to build consensus around their comments, or to agreewith the comments of others, they are interested in expressing and sharing their opinions, arguments and points of view, even if they do it anonymously. Theanalysis of the published comments concluded that deliberation we found in this online space played a public and collective role, since commentators really discuss common problems in the public sphere, although it doesn’t make the required transformation in the participants’ opinion.Universidade de Aveiro2023-07-05T09:00:52Z2019-03-01T00:00:00Z2019-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/38362por1647-730810.34624/ilcj.v7i1.571Carlão, AnaMaia, CarlaSantos, Márcioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:14:53Zoai:ria.ua.pt:10773/38362Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:08:49.782372Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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