Sucessos na literatura: regras, receitas e surpresas na literatura portuguesa contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Mónica Lisa M. de Morais Guerra da
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/3798
Resumo: Tese de mestrado, Teoria da literatura, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2004
id RCAP_166660b36019bb5b736f4ac1f904844b
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/3798
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sucessos na literatura: regras, receitas e surpresas na literatura portuguesa contemporâneaLiteratura portuguesa - séc. 21Best-sellersFilosofia literáriaTeses de mestrado - 2004Tese de mestrado, Teoria da literatura, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2004Na Literatura portuguesa dos nossos dias, muitos são os sucessos que inundam o mercado livreiro. Mas há sucessos e sucessos. A presente tese visa lançar um pouco de luz num fenómeno que tem criado alguma celeuma nos meios de comunicação social: o aparecimento de um grande número de bestsellers nacionais, que, um pouco à imagem do contexto anglo-saxónico, apresenta um formato bastante previsível como denominador comum; versus o visível reconhecimento da crítica e do público em geral de vários romances que se destacam pela sua qualidade, originalidade e imprevisibilidade. Pretendeu-se destacar quais os aspectos que tornaram as narrativas singulares e que, consequentemente, levaram o público e a crítica considerá-las alvos preferenciais. A focalização, a voz, o discurso narrativo e a construção da personagem foram os elementos que revelaram ter maior importância na criação de uma narrativa interessante e irreproduzível. Conclui-se que, apesar do record de vendas extraordinário de Margarida Rebelo Pinto, apontada como a produtora de romances light em série, os leitores portugueses continuam a comprar outros livros, cujo conteúdo não se enquadra dentro da receita de sucesso. No presente trabalho, também foram analisadas obras que, sendo aparentemente imprevisíveis e originais, não têm conseguido preencher as prateleiras dos leitores portugueses, como uma tentativa de observação das causas para este facto. De acordo com a análise efectuada, verificou-se que determinadas opções do escritor podem minar a recepção da obra, mais concretamente as que se prendem com questões como a fluidez de discurso; as perturbantes opções focais, com as súbitas e confusas alterações de narrador; e a apresentação algo turva dos enredos.Abstract: In contemporary Portuguese Literature, there are many cases of successful novels, which glut the book market. Nevertheless, there is success and success. This thesis aims to shed some light into a phenomenon that has created some hype in the media: several national bestsellers have been published, which present a predictable format as common denominator, somewhat in the image of the Anglo Saxon context; versus a strong acknowledgement of critics and of general reading public regarding several novels that have stood out for their quality, originality and unpredictable character. One of the goals was to underline the aspects that made the narratives singular ones and, consequently, that impelled the public and the critics to consider them preferential targets. Narrative perspective, voice, narrative discourse and character construction were the elements that had greater importance in the creation of an interesting and unique novel. In spite Margarida Rebelo Pinto’s extraordinary sales record (she is a massive producer of light novels), Portuguese readers continue to buy other kind of novels, which do not coincide with the success recipe. In the present essay, account was also taken of novels, which seem to be unpredictable and original, but that Portuguese readers have not been tempted to buy. An attempt is made in this thesis to analyse the causes for such lack of interest. According to this analysis, one has verified that certain choices made by the writer may undermine the novel’s reception, namely the ones concerning the fluency of the narrative discourse, the disturbing choices of the narrative perspective, where sudden and confusing narrator changes take place; and a somewhat cloudy way of presenting the plot.Lourenço, Frederico,1963-Repositório da Universidade de LisboaCunha, Mónica Lisa M. de Morais Guerra da2011-07-20T15:25:27Z20042004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/3798porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:44:25Zoai:repositorio.ul.pt:10451/3798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:29:35.063295Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sucessos na literatura: regras, receitas e surpresas na literatura portuguesa contemporânea
title Sucessos na literatura: regras, receitas e surpresas na literatura portuguesa contemporânea
spellingShingle Sucessos na literatura: regras, receitas e surpresas na literatura portuguesa contemporânea
Cunha, Mónica Lisa M. de Morais Guerra da
Literatura portuguesa - séc. 21
Best-sellers
Filosofia literária
Teses de mestrado - 2004
title_short Sucessos na literatura: regras, receitas e surpresas na literatura portuguesa contemporânea
title_full Sucessos na literatura: regras, receitas e surpresas na literatura portuguesa contemporânea
title_fullStr Sucessos na literatura: regras, receitas e surpresas na literatura portuguesa contemporânea
title_full_unstemmed Sucessos na literatura: regras, receitas e surpresas na literatura portuguesa contemporânea
title_sort Sucessos na literatura: regras, receitas e surpresas na literatura portuguesa contemporânea
author Cunha, Mónica Lisa M. de Morais Guerra da
author_facet Cunha, Mónica Lisa M. de Morais Guerra da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lourenço, Frederico,1963-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Mónica Lisa M. de Morais Guerra da
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura portuguesa - séc. 21
Best-sellers
Filosofia literária
Teses de mestrado - 2004
topic Literatura portuguesa - séc. 21
Best-sellers
Filosofia literária
Teses de mestrado - 2004
description Tese de mestrado, Teoria da literatura, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2004
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-01-01T00:00:00Z
2011-07-20T15:25:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/3798
url http://hdl.handle.net/10451/3798
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134181025906688