Relatório de estágio desenvolvido no colégio salesiano de Mogofores junto da turma do 8º B no ano letivo 2014-2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, João Pedro Nazaré
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/30127
Resumo: Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
id RCAP_167999931d3830cfe63db1ba028282e2
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/30127
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio desenvolvido no colégio salesiano de Mogofores junto da turma do 8º B no ano letivo 2014-2015Prática pedagógicaEnsino da educação físicaFeedback pedagógicoRelatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de CoimbraO Relatório Final de Estágio encontra-se inserido na Unidade Curricular de Estágio Pedagógico contemplado no plano de estudo do segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensino Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. O Estágio Pedagógico representa o culminar de um ciclo de estudos, visando a aplicação das aprendizagens e conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica, através da lecionação da disciplina de Educação Física. O presente Relatório de Estágio resulta da intervenção pedagógica junto da turma B do oitavo ano de escolaridade, do Colégio Salesiano de Mogofores, no ano letivo 2014/2015 visando a descrição e reflexão das aprendizagens realizadas, provenientes da prática pedagógica. Este relatório encontra-se estruturado em três capítulos fundamentais: i) Contextualização da Prática Desenvolvida; ii) Análise Reflexiva sobre a Prática Pedagógica; e iii) Aprofundamento do Tema – Problema. O primeiro remete para a definição das expetativas iniciais face ao Estágio Pedagógico, a caracterização da escola, do grupo disciplinar e da turma onde foi desenvolvido o mesmo e ainda a apresentação do projeto formativo. Por sua vez, a análise reflexiva procura descrever e refletir, de uma forma crítica, sobre as atividades de ensino-aprendizagem desenvolvidas, identificando as dificuldades encontradas, assim como, a justificação das estratégias e opções tomadas. Por último, o aprofundamento do tema – problema retrata a comparação do feedback pedagógico entre professores estagiários e professores experientes, no ensino de modalidades individuais e coletivas, na disciplina de Educação Física. The Final Report of Internship is part of the Teaching Practice Curricular Unit foreseen by the study plan for the MSc in Physical Education Teaching at Basic and Secondary Level, of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra.The Teaching Practice is the climax of an academic cycle, aiming at the application of knowledge acquired throughout the academic career, by means of teaching classes of Physical Education. This Report of Internship is the result of pedagogical intervention by class B of the eighth grade of the Colégio Salesiano de Mogofores during the school year of 2014/2015 and it aims to describe and reflect over the knowledge acquired, derived from the pedagogical practice. It is divided into three fundamental chapters: i) The Contextualization of Pedagogical Practice; ii) Reflective Analysis of the Pedagogical Practice; e iii) Development of the Problem-theme. The first chapter aims to define the initial expectations about the Internship, characterize the school, the disciplinary group and the class with which it was performed and also to present the formation plan. In turn, the reflective analysis seeks to describe and reflect, in a critical fashion, over the learning-teaching activities performed, identifying any difficulties encountered as well as the reasoning for any options and strategies applied. Finally, the development of the problem-theme confronts the feedback of interning teachers versus experienced teachers, while teaching individual and collective sports, on classes of Physical Education.2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/30127http://hdl.handle.net/10316/30127TID:201342405porGonçalves, João Pedro Nazaréinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:52Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/30127Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:40:16.476708Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio desenvolvido no colégio salesiano de Mogofores junto da turma do 8º B no ano letivo 2014-2015
title Relatório de estágio desenvolvido no colégio salesiano de Mogofores junto da turma do 8º B no ano letivo 2014-2015
spellingShingle Relatório de estágio desenvolvido no colégio salesiano de Mogofores junto da turma do 8º B no ano letivo 2014-2015
Gonçalves, João Pedro Nazaré
Prática pedagógica
Ensino da educação física
Feedback pedagógico
title_short Relatório de estágio desenvolvido no colégio salesiano de Mogofores junto da turma do 8º B no ano letivo 2014-2015
title_full Relatório de estágio desenvolvido no colégio salesiano de Mogofores junto da turma do 8º B no ano letivo 2014-2015
title_fullStr Relatório de estágio desenvolvido no colégio salesiano de Mogofores junto da turma do 8º B no ano letivo 2014-2015
title_full_unstemmed Relatório de estágio desenvolvido no colégio salesiano de Mogofores junto da turma do 8º B no ano letivo 2014-2015
title_sort Relatório de estágio desenvolvido no colégio salesiano de Mogofores junto da turma do 8º B no ano letivo 2014-2015
author Gonçalves, João Pedro Nazaré
author_facet Gonçalves, João Pedro Nazaré
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, João Pedro Nazaré
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Ensino da educação física
Feedback pedagógico
topic Prática pedagógica
Ensino da educação física
Feedback pedagógico
description Relatório de estágio do mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/30127
http://hdl.handle.net/10316/30127
TID:201342405
url http://hdl.handle.net/10316/30127
identifier_str_mv TID:201342405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133664032849920