Neoplasias malignas síncronas: um diagnóstico citológico pouco frequente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Vanessa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Roque, Rúben, Cunha, Fernando, Dionísio, Jorge, André, Saudade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9486
Resumo: A ocorrência simultânea de duas neoplasias malignas primárias é uma condição pouco frequente, predisposta por fatores ambientais e genéticos. Descrevemos o caso clínico de uma mulher de 50 anos, fumadora, com diagnóstico de linfoma linfocítico/ leucemia linfocítica crónica (LLC). Após a deteção de um nódulo no lobo superior do pulmão direito e de múltiplas adenopatias mediastínicas, foi efetuada broncofibroscopia com citologia aspirativa transbrônquica por agulha fina guiada por ecografia endobrônquica dirigida aos gânglios linfáticos mediastínicos. Na amostra citológica identificaram-se células epiteliais malignas, que expressavam a proteína Fator de Transcrição da Tiroide 1 (TTF1) por imunocitoquímica, e uma população monomórfica de linfócitos cuja análise por citometria de fluxo caracterizou como linfoma linfocítico. Concluímos a existência de duas neoplasias no mesmo grupo adenopático: linfoma linfocítico e metástase de adenocarcinoma do pulmão. Este caso confirma os dados da literatura, que recomendam que o follow-up dos doentes com LLC deve contemplar a procura de tumores sólidos, dado estes doentes terem maior probabilidade de os desenvolver, nomeadamente tumores primários do pulmão, sendo o adenocarcinoma o mais frequente.
id RCAP_167a5011fdaea33a83eaa504cf795411
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9486
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Neoplasias malignas síncronas: um diagnóstico citológico pouco frequenteCancro do pulmãoAdenocarcinomaLinfoma linfocíticoNeoplasias síncronasA ocorrência simultânea de duas neoplasias malignas primárias é uma condição pouco frequente, predisposta por fatores ambientais e genéticos. Descrevemos o caso clínico de uma mulher de 50 anos, fumadora, com diagnóstico de linfoma linfocítico/ leucemia linfocítica crónica (LLC). Após a deteção de um nódulo no lobo superior do pulmão direito e de múltiplas adenopatias mediastínicas, foi efetuada broncofibroscopia com citologia aspirativa transbrônquica por agulha fina guiada por ecografia endobrônquica dirigida aos gânglios linfáticos mediastínicos. Na amostra citológica identificaram-se células epiteliais malignas, que expressavam a proteína Fator de Transcrição da Tiroide 1 (TTF1) por imunocitoquímica, e uma população monomórfica de linfócitos cuja análise por citometria de fluxo caracterizou como linfoma linfocítico. Concluímos a existência de duas neoplasias no mesmo grupo adenopático: linfoma linfocítico e metástase de adenocarcinoma do pulmão. Este caso confirma os dados da literatura, que recomendam que o follow-up dos doentes com LLC deve contemplar a procura de tumores sólidos, dado estes doentes terem maior probabilidade de os desenvolver, nomeadamente tumores primários do pulmão, sendo o adenocarcinoma o mais frequente.Escola Superior de Tecnologia da Saúde do PortoRCIPLMartins, VanessaRoque, RúbenCunha, FernandoDionísio, JorgeAndré, Saudade2019-02-12T15:11:02Z2018-122018-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9486porMartins V, Roque R, Cunha F, Dionísio J, André S. Neoplasias malignas síncronas: um diagnóstico citológico pouco frequente. Citotech Online. 2018;(4):1-6.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:58:13Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9486Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:18:03.063234Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Neoplasias malignas síncronas: um diagnóstico citológico pouco frequente
title Neoplasias malignas síncronas: um diagnóstico citológico pouco frequente
spellingShingle Neoplasias malignas síncronas: um diagnóstico citológico pouco frequente
Martins, Vanessa
Cancro do pulmão
Adenocarcinoma
Linfoma linfocítico
Neoplasias síncronas
title_short Neoplasias malignas síncronas: um diagnóstico citológico pouco frequente
title_full Neoplasias malignas síncronas: um diagnóstico citológico pouco frequente
title_fullStr Neoplasias malignas síncronas: um diagnóstico citológico pouco frequente
title_full_unstemmed Neoplasias malignas síncronas: um diagnóstico citológico pouco frequente
title_sort Neoplasias malignas síncronas: um diagnóstico citológico pouco frequente
author Martins, Vanessa
author_facet Martins, Vanessa
Roque, Rúben
Cunha, Fernando
Dionísio, Jorge
André, Saudade
author_role author
author2 Roque, Rúben
Cunha, Fernando
Dionísio, Jorge
André, Saudade
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Vanessa
Roque, Rúben
Cunha, Fernando
Dionísio, Jorge
André, Saudade
dc.subject.por.fl_str_mv Cancro do pulmão
Adenocarcinoma
Linfoma linfocítico
Neoplasias síncronas
topic Cancro do pulmão
Adenocarcinoma
Linfoma linfocítico
Neoplasias síncronas
description A ocorrência simultânea de duas neoplasias malignas primárias é uma condição pouco frequente, predisposta por fatores ambientais e genéticos. Descrevemos o caso clínico de uma mulher de 50 anos, fumadora, com diagnóstico de linfoma linfocítico/ leucemia linfocítica crónica (LLC). Após a deteção de um nódulo no lobo superior do pulmão direito e de múltiplas adenopatias mediastínicas, foi efetuada broncofibroscopia com citologia aspirativa transbrônquica por agulha fina guiada por ecografia endobrônquica dirigida aos gânglios linfáticos mediastínicos. Na amostra citológica identificaram-se células epiteliais malignas, que expressavam a proteína Fator de Transcrição da Tiroide 1 (TTF1) por imunocitoquímica, e uma população monomórfica de linfócitos cuja análise por citometria de fluxo caracterizou como linfoma linfocítico. Concluímos a existência de duas neoplasias no mesmo grupo adenopático: linfoma linfocítico e metástase de adenocarcinoma do pulmão. Este caso confirma os dados da literatura, que recomendam que o follow-up dos doentes com LLC deve contemplar a procura de tumores sólidos, dado estes doentes terem maior probabilidade de os desenvolver, nomeadamente tumores primários do pulmão, sendo o adenocarcinoma o mais frequente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12
2018-12-01T00:00:00Z
2019-02-12T15:11:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9486
url http://hdl.handle.net/10400.21/9486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins V, Roque R, Cunha F, Dionísio J, André S. Neoplasias malignas síncronas: um diagnóstico citológico pouco frequente. Citotech Online. 2018;(4):1-6.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Porto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133443906338816