Sensibilizar para a importância da biodiversidade através de uma visita de estudo virtual ao Parque Natural da Arrábida:uma experiência no 2.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henriques, Sofia Penha
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14562
Resumo: Relatório de Estágio desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_1684f2867023a9d8dea0d00167b6387e
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14562
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sensibilizar para a importância da biodiversidade através de uma visita de estudo virtual ao Parque Natural da Arrábida:uma experiência no 2.º ciclo do ensino básicoBiodiversidadeVisita de estudo virtualParque Natural da ArrábidaEducação ambiental2.º ciclo do ensino básicoBiodiversityVirtual field tripArrabida Natural ParkEnvironmental education2nd cycle of basic educationRelatório de Estágio desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório final integra-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Neste trabalho são descritas as práticas pedagógicas realizadas no 1.º e no 2.º CEB sobre os períodos de observação, intervenção e avaliação. No 1.º CEB, a intervenção educativa foi realizada numa instituição de ensino privado, localizada em Lisboa, numa turma do 2.º ano. No 2.º CEB, a prática pedagógica decorreu numa instituição de ensino público, localizada em Sesimbra, em duas turmas, sendo uma do 5.º ano e a outra um grupo misto de 5.º e 6.º ano. Este relatório integra uma investigação educativa desenvolvida sobre a temática da Conservação da Biodiversidade. Este estudo pretendeu caracterizar o desenvolvimento de conhecimentos e atitudes relativamente à Biodiversidade, através do conhecimento do meio próximo de uma turma mista do 2.º CEB. Assim, formularam-se os seguintes objetivos específicos (i) identificar o contacto que os alunos tiveram com a Biodiversidade local do Parque Natural da Arrábida (PNA); (ii) desenvolver o conhecimento da Biodiversidade do PNA com os alunos; (iii) identificar as ameaças à Biodiversidade do PNA evidenciadas pelos alunos; (iv) descrever as estratégias de conservação da Biodiversidade do PNA apresentadas pelos alunos. Conforme estes objetivos, recorreu-se a uma metodologia de natureza mista inspirada na InvestigaçãoAção, utilizando como técnicas de recolha de dados a observação direta e participante e a aplicação de dois questionários. Os dados recolhidos foram tratados através da análise de conteúdo e da análise estatística no software Statistical Package for the Social Sciences. Os resultados da investigação permitiram compreender que a qualidade da intervenção contribuiu para o desenvolvimento de conhecimentos e atitudes positivas, nos alunos, em relação à Biodiversidade do PNA e a sua conservação.This final report is developed within the Supervised Teaching Practice II course, part of the Master’s Degree in 1st Cycle of Basic Education (CBE) teaching and Mathematics and Natural Sciences of the 2nd CBE teaching. In this essay, the pedagogical practice established in the 1st and 2nd CBE is described regarding the observation, intervention, and evaluation stages. Concerning the 1st CBE, the educational intervention was established in a private school, located in Lisbon, in a 2nd grade class. In the 2nd CBE, the pedagogical practice occurred in a public school, located in Sesimbra, for two different classes, a 5th grade class and a mixed class between 5th and 6th grade. This report is about an educational investigation regarding Biodiversity Conservation. The objective of this study was to characterise the knowledge and attitude development concerning Biodiversity by introducing the students to their surrounding areas in a 2nd CBE mixed class. The established specific objectives were (i) identify the students’ contact with the local Biodiversity in the Arrabida Natural Park (ANP); (ii) develop ANP Biodiversity understanding with the students; (iii) identify the threats to ANP Biodiversity recognised by the students; (iv) describe conservation strategies for ANP Biodiversity that were presented by the students. As per these objectives, a mixed approach inspired by the Investigation-Action was applied by utilising direct observational and participational data collection and by using two questionnaires. The data collected was both content and statistically analised with Statistical Package for the Social Sciences software. The investigation results showed that the intervention quality contibuted to the students’ knowledge and positive attitude development concerning ANP Biodiversity and its conservation.Valente, BianorRCIPLHenriques, Sofia Penha2022-04-14T10:59:10Z2021-07-132021-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14562TID:202938816porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:53Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14562Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:20.745275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sensibilizar para a importância da biodiversidade através de uma visita de estudo virtual ao Parque Natural da Arrábida:uma experiência no 2.º ciclo do ensino básico
title Sensibilizar para a importância da biodiversidade através de uma visita de estudo virtual ao Parque Natural da Arrábida:uma experiência no 2.º ciclo do ensino básico
spellingShingle Sensibilizar para a importância da biodiversidade através de uma visita de estudo virtual ao Parque Natural da Arrábida:uma experiência no 2.º ciclo do ensino básico
Henriques, Sofia Penha
Biodiversidade
Visita de estudo virtual
Parque Natural da Arrábida
Educação ambiental
2.º ciclo do ensino básico
Biodiversity
Virtual field trip
Arrabida Natural Park
Environmental education
2nd cycle of basic education
title_short Sensibilizar para a importância da biodiversidade através de uma visita de estudo virtual ao Parque Natural da Arrábida:uma experiência no 2.º ciclo do ensino básico
title_full Sensibilizar para a importância da biodiversidade através de uma visita de estudo virtual ao Parque Natural da Arrábida:uma experiência no 2.º ciclo do ensino básico
title_fullStr Sensibilizar para a importância da biodiversidade através de uma visita de estudo virtual ao Parque Natural da Arrábida:uma experiência no 2.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Sensibilizar para a importância da biodiversidade através de uma visita de estudo virtual ao Parque Natural da Arrábida:uma experiência no 2.º ciclo do ensino básico
title_sort Sensibilizar para a importância da biodiversidade através de uma visita de estudo virtual ao Parque Natural da Arrábida:uma experiência no 2.º ciclo do ensino básico
author Henriques, Sofia Penha
author_facet Henriques, Sofia Penha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Valente, Bianor
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Henriques, Sofia Penha
dc.subject.por.fl_str_mv Biodiversidade
Visita de estudo virtual
Parque Natural da Arrábida
Educação ambiental
2.º ciclo do ensino básico
Biodiversity
Virtual field trip
Arrabida Natural Park
Environmental education
2nd cycle of basic education
topic Biodiversidade
Visita de estudo virtual
Parque Natural da Arrábida
Educação ambiental
2.º ciclo do ensino básico
Biodiversity
Virtual field trip
Arrabida Natural Park
Environmental education
2nd cycle of basic education
description Relatório de Estágio desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-13
2021-07-13T00:00:00Z
2022-04-14T10:59:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14562
TID:202938816
url http://hdl.handle.net/10400.21/14562
identifier_str_mv TID:202938816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133495438606336