Sensibilizar para a importância da biodiversidade através de uma visita de estudo virtual ao Parque Natural da Arrábida:uma experiência no 2.º ciclo do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/14562 |
Resumo: | Relatório de Estágio desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_1684f2867023a9d8dea0d00167b6387e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14562 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sensibilizar para a importância da biodiversidade através de uma visita de estudo virtual ao Parque Natural da Arrábida:uma experiência no 2.º ciclo do ensino básicoBiodiversidadeVisita de estudo virtualParque Natural da ArrábidaEducação ambiental2.º ciclo do ensino básicoBiodiversityVirtual field tripArrabida Natural ParkEnvironmental education2nd cycle of basic educationRelatório de Estágio desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório final integra-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Neste trabalho são descritas as práticas pedagógicas realizadas no 1.º e no 2.º CEB sobre os períodos de observação, intervenção e avaliação. No 1.º CEB, a intervenção educativa foi realizada numa instituição de ensino privado, localizada em Lisboa, numa turma do 2.º ano. No 2.º CEB, a prática pedagógica decorreu numa instituição de ensino público, localizada em Sesimbra, em duas turmas, sendo uma do 5.º ano e a outra um grupo misto de 5.º e 6.º ano. Este relatório integra uma investigação educativa desenvolvida sobre a temática da Conservação da Biodiversidade. Este estudo pretendeu caracterizar o desenvolvimento de conhecimentos e atitudes relativamente à Biodiversidade, através do conhecimento do meio próximo de uma turma mista do 2.º CEB. Assim, formularam-se os seguintes objetivos específicos (i) identificar o contacto que os alunos tiveram com a Biodiversidade local do Parque Natural da Arrábida (PNA); (ii) desenvolver o conhecimento da Biodiversidade do PNA com os alunos; (iii) identificar as ameaças à Biodiversidade do PNA evidenciadas pelos alunos; (iv) descrever as estratégias de conservação da Biodiversidade do PNA apresentadas pelos alunos. Conforme estes objetivos, recorreu-se a uma metodologia de natureza mista inspirada na InvestigaçãoAção, utilizando como técnicas de recolha de dados a observação direta e participante e a aplicação de dois questionários. Os dados recolhidos foram tratados através da análise de conteúdo e da análise estatística no software Statistical Package for the Social Sciences. Os resultados da investigação permitiram compreender que a qualidade da intervenção contribuiu para o desenvolvimento de conhecimentos e atitudes positivas, nos alunos, em relação à Biodiversidade do PNA e a sua conservação.This final report is developed within the Supervised Teaching Practice II course, part of the Master’s Degree in 1st Cycle of Basic Education (CBE) teaching and Mathematics and Natural Sciences of the 2nd CBE teaching. In this essay, the pedagogical practice established in the 1st and 2nd CBE is described regarding the observation, intervention, and evaluation stages. Concerning the 1st CBE, the educational intervention was established in a private school, located in Lisbon, in a 2nd grade class. In the 2nd CBE, the pedagogical practice occurred in a public school, located in Sesimbra, for two different classes, a 5th grade class and a mixed class between 5th and 6th grade. This report is about an educational investigation regarding Biodiversity Conservation. The objective of this study was to characterise the knowledge and attitude development concerning Biodiversity by introducing the students to their surrounding areas in a 2nd CBE mixed class. The established specific objectives were (i) identify the students’ contact with the local Biodiversity in the Arrabida Natural Park (ANP); (ii) develop ANP Biodiversity understanding with the students; (iii) identify the threats to ANP Biodiversity recognised by the students; (iv) describe conservation strategies for ANP Biodiversity that were presented by the students. As per these objectives, a mixed approach inspired by the Investigation-Action was applied by utilising direct observational and participational data collection and by using two questionnaires. The data collected was both content and statistically analised with Statistical Package for the Social Sciences software. The investigation results showed that the intervention quality contibuted to the students’ knowledge and positive attitude development concerning ANP Biodiversity and its conservation.Valente, BianorRCIPLHenriques, Sofia Penha2022-04-14T10:59:10Z2021-07-132021-07-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14562TID:202938816porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:53Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14562Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:20.745275Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sensibilizar para a importância da biodiversidade através de uma visita de estudo virtual ao Parque Natural da Arrábida:uma experiência no 2.º ciclo do ensino básico |
title |
Sensibilizar para a importância da biodiversidade através de uma visita de estudo virtual ao Parque Natural da Arrábida:uma experiência no 2.º ciclo do ensino básico |
spellingShingle |
Sensibilizar para a importância da biodiversidade através de uma visita de estudo virtual ao Parque Natural da Arrábida:uma experiência no 2.º ciclo do ensino básico Henriques, Sofia Penha Biodiversidade Visita de estudo virtual Parque Natural da Arrábida Educação ambiental 2.º ciclo do ensino básico Biodiversity Virtual field trip Arrabida Natural Park Environmental education 2nd cycle of basic education |
title_short |
Sensibilizar para a importância da biodiversidade através de uma visita de estudo virtual ao Parque Natural da Arrábida:uma experiência no 2.º ciclo do ensino básico |
title_full |
Sensibilizar para a importância da biodiversidade através de uma visita de estudo virtual ao Parque Natural da Arrábida:uma experiência no 2.º ciclo do ensino básico |
title_fullStr |
Sensibilizar para a importância da biodiversidade através de uma visita de estudo virtual ao Parque Natural da Arrábida:uma experiência no 2.º ciclo do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Sensibilizar para a importância da biodiversidade através de uma visita de estudo virtual ao Parque Natural da Arrábida:uma experiência no 2.º ciclo do ensino básico |
title_sort |
Sensibilizar para a importância da biodiversidade através de uma visita de estudo virtual ao Parque Natural da Arrábida:uma experiência no 2.º ciclo do ensino básico |
author |
Henriques, Sofia Penha |
author_facet |
Henriques, Sofia Penha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Valente, Bianor RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Henriques, Sofia Penha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biodiversidade Visita de estudo virtual Parque Natural da Arrábida Educação ambiental 2.º ciclo do ensino básico Biodiversity Virtual field trip Arrabida Natural Park Environmental education 2nd cycle of basic education |
topic |
Biodiversidade Visita de estudo virtual Parque Natural da Arrábida Educação ambiental 2.º ciclo do ensino básico Biodiversity Virtual field trip Arrabida Natural Park Environmental education 2nd cycle of basic education |
description |
Relatório de Estágio desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-13 2021-07-13T00:00:00Z 2022-04-14T10:59:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/14562 TID:202938816 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/14562 |
identifier_str_mv |
TID:202938816 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133495438606336 |