Qualidade de vida do idoso institucionalizado: realidade vivida na rede de cuidados continuados integrados do Algarve.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catarina de Paiva Ribeiro, Helena
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Costa, Emília, Jorge Gamboa Martins Nave, Filipe, Silva Sousa, Carolina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/17832
Resumo: A Qualidade de Vida do idoso institucionalizado é uma temática cada vez mais debatida na sociedade contemporânea. Se por um lado se constata um acréscimo no recurso às instituições por parte dos idosos, por outro surge a necessidade de avaliar sua Qualidade de Vida. Na presente investigação, os objetivos do estudo passam por caracterizar os idosos institucionalizados e identificar as necessidades dos mesmos quanto à condição de idoso na instituição, fundamentando-nos na sua percepção de Qualidade de Vida. Neste projeto participaram 105 idosos internados nas unidades da Rede de Cuidados Continuados Integrados do Algarve. No estudo descritivo, de caráter transversal e de metodologia quantitativa, os dados foram obtidos através da aplicação de dois questionários: sociodemográfico e de caracterização da instituição; e através da aplicação da escala de Qualidade de Vida WHOQOL-BREF. No estudo original, as variáveis foram agrupadas em três categorias: Idoso, Instituição e Idoso na Instituição. Neste artigo apresentamos apenas os resultados referentes à categoria de Idoso na Instituição. Os resultados obtidos revelam diferenças estatisticamente significativas no que se refere à condição física do idoso, presença de suporte social, qualidade das visitas, participação do suporte social nos cuidados, possibilidade de obter períodos temporários de ausência da instituição e grau de autonomia. A condição física do idoso e o grau de autonomia demonstraram ser aspectos fundamentais na boa percepção de Qualidade de Vida do idoso. De igual modo, o suporte social/familiar é um fator importante para o idoso institucionalizado e deve ser preservado, rumo à adequada reintegração social e familiar.
id RCAP_16b39a478405dbf3442bbe772a95fe00
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/17832
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidade de vida do idoso institucionalizado: realidade vivida na rede de cuidados continuados integrados do Algarve.IdosoIdoso institucionalizadoQualidade de vida do idosoEnvelhecimentoRede nacional de cuidados continuados integrados.A Qualidade de Vida do idoso institucionalizado é uma temática cada vez mais debatida na sociedade contemporânea. Se por um lado se constata um acréscimo no recurso às instituições por parte dos idosos, por outro surge a necessidade de avaliar sua Qualidade de Vida. Na presente investigação, os objetivos do estudo passam por caracterizar os idosos institucionalizados e identificar as necessidades dos mesmos quanto à condição de idoso na instituição, fundamentando-nos na sua percepção de Qualidade de Vida. Neste projeto participaram 105 idosos internados nas unidades da Rede de Cuidados Continuados Integrados do Algarve. No estudo descritivo, de caráter transversal e de metodologia quantitativa, os dados foram obtidos através da aplicação de dois questionários: sociodemográfico e de caracterização da instituição; e através da aplicação da escala de Qualidade de Vida WHOQOL-BREF. No estudo original, as variáveis foram agrupadas em três categorias: Idoso, Instituição e Idoso na Instituição. Neste artigo apresentamos apenas os resultados referentes à categoria de Idoso na Instituição. Os resultados obtidos revelam diferenças estatisticamente significativas no que se refere à condição física do idoso, presença de suporte social, qualidade das visitas, participação do suporte social nos cuidados, possibilidade de obter períodos temporários de ausência da instituição e grau de autonomia. A condição física do idoso e o grau de autonomia demonstraram ser aspectos fundamentais na boa percepção de Qualidade de Vida do idoso. De igual modo, o suporte social/familiar é um fator importante para o idoso institucionalizado e deve ser preservado, rumo à adequada reintegração social e familiar.SapientiaCatarina de Paiva Ribeiro, HelenaCosta, EmíliaJorge Gamboa Martins Nave, FilipeSilva Sousa, Carolina2022-05-26T16:42:27Z20142022-05-26T13:33:52Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/17832por1517-2473cv-prod-697202info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:30:04Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/17832Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:07:43.096035Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de vida do idoso institucionalizado: realidade vivida na rede de cuidados continuados integrados do Algarve.
title Qualidade de vida do idoso institucionalizado: realidade vivida na rede de cuidados continuados integrados do Algarve.
spellingShingle Qualidade de vida do idoso institucionalizado: realidade vivida na rede de cuidados continuados integrados do Algarve.
Catarina de Paiva Ribeiro, Helena
Idoso
Idoso institucionalizado
Qualidade de vida do idoso
Envelhecimento
Rede nacional de cuidados continuados integrados.
title_short Qualidade de vida do idoso institucionalizado: realidade vivida na rede de cuidados continuados integrados do Algarve.
title_full Qualidade de vida do idoso institucionalizado: realidade vivida na rede de cuidados continuados integrados do Algarve.
title_fullStr Qualidade de vida do idoso institucionalizado: realidade vivida na rede de cuidados continuados integrados do Algarve.
title_full_unstemmed Qualidade de vida do idoso institucionalizado: realidade vivida na rede de cuidados continuados integrados do Algarve.
title_sort Qualidade de vida do idoso institucionalizado: realidade vivida na rede de cuidados continuados integrados do Algarve.
author Catarina de Paiva Ribeiro, Helena
author_facet Catarina de Paiva Ribeiro, Helena
Costa, Emília
Jorge Gamboa Martins Nave, Filipe
Silva Sousa, Carolina
author_role author
author2 Costa, Emília
Jorge Gamboa Martins Nave, Filipe
Silva Sousa, Carolina
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Catarina de Paiva Ribeiro, Helena
Costa, Emília
Jorge Gamboa Martins Nave, Filipe
Silva Sousa, Carolina
dc.subject.por.fl_str_mv Idoso
Idoso institucionalizado
Qualidade de vida do idoso
Envelhecimento
Rede nacional de cuidados continuados integrados.
topic Idoso
Idoso institucionalizado
Qualidade de vida do idoso
Envelhecimento
Rede nacional de cuidados continuados integrados.
description A Qualidade de Vida do idoso institucionalizado é uma temática cada vez mais debatida na sociedade contemporânea. Se por um lado se constata um acréscimo no recurso às instituições por parte dos idosos, por outro surge a necessidade de avaliar sua Qualidade de Vida. Na presente investigação, os objetivos do estudo passam por caracterizar os idosos institucionalizados e identificar as necessidades dos mesmos quanto à condição de idoso na instituição, fundamentando-nos na sua percepção de Qualidade de Vida. Neste projeto participaram 105 idosos internados nas unidades da Rede de Cuidados Continuados Integrados do Algarve. No estudo descritivo, de caráter transversal e de metodologia quantitativa, os dados foram obtidos através da aplicação de dois questionários: sociodemográfico e de caracterização da instituição; e através da aplicação da escala de Qualidade de Vida WHOQOL-BREF. No estudo original, as variáveis foram agrupadas em três categorias: Idoso, Instituição e Idoso na Instituição. Neste artigo apresentamos apenas os resultados referentes à categoria de Idoso na Instituição. Os resultados obtidos revelam diferenças estatisticamente significativas no que se refere à condição física do idoso, presença de suporte social, qualidade das visitas, participação do suporte social nos cuidados, possibilidade de obter períodos temporários de ausência da instituição e grau de autonomia. A condição física do idoso e o grau de autonomia demonstraram ser aspectos fundamentais na boa percepção de Qualidade de Vida do idoso. De igual modo, o suporte social/familiar é um fator importante para o idoso institucionalizado e deve ser preservado, rumo à adequada reintegração social e familiar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2022-05-26T16:42:27Z
2022-05-26T13:33:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/17832
url http://hdl.handle.net/10400.1/17832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1517-2473
cv-prod-697202
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133322663690240