Aplicação de metodologias e principios de HCI para melhorar a experiência de ir às compras ao supermercado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/11903 |
Resumo: | Este projeto consistiu na elaboração de todo o processo de design centrado no utilizador, de forma a obter um protótipo de alta fidelidade de uma aplicação móvel que permita ao utilizador planear a sua sessão de compras, assim como conhecer qual o melhor caminho a seguir dentro do supermercado de forma a corresponder ao tipo de sessão de compras que pretende fazer. Basicamente, uma aplicação que melhore toda a experiência de compras, desde o seu planeamento até ao final da sua realização. O presente relatório reflete todos os momentos do projeto. Começou por se fazer uma pesquisa das aplicações cujo objetivo possa estar relacionado com o projeto, da forma como as técnicas de marketing influenciam a experiência de ir às compras e das mais recentes tecnologias de localização que podem vir a ser utilizadas, caso a aplicação chegue a fase de desenvolvimento. Desta pesquisa, resultou o enquadramento com que o relatório começa. Definiram-se, então, os objetivos, o entry focus e o resultado esperado. De seguida passou-se à fase de investigação, com entrevistas, entrevistas contextuais, shadowing e definição de experiências paralelas. Foram recolhidos vários insights que permitiram passar à fase de sintetização. Nesta fase, construiram-se as personas, definiram-se os point of view e as design directives. Com base nas fases anteriores, passou-se à fase da ideação, começando com um brainstorming, definição das funcionalidades principais e criação de storyboards. Criou-se, então, um protótipo de baixa fidelidade, o qual foi validado em sessões de think aloud. Depois de validado e de feitos os devidos ajustes, procedeu-se à elaboração do protótipo de alta fidelidade, que se encontra descrito em pormenor neste relatório, assim como o modelo de interação e a arquitetura de informação. Finalmente, validou-se o protótipo de alta fidelidade em sessões de think aloud, das quais resultaram algumas considerações acerca do que deve ser melhorado. |
id |
RCAP_16bd9def148efb97438e23dc71e2435b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11903 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aplicação de metodologias e principios de HCI para melhorar a experiência de ir às compras ao supermercadoDesign MultimédiaEste projeto consistiu na elaboração de todo o processo de design centrado no utilizador, de forma a obter um protótipo de alta fidelidade de uma aplicação móvel que permita ao utilizador planear a sua sessão de compras, assim como conhecer qual o melhor caminho a seguir dentro do supermercado de forma a corresponder ao tipo de sessão de compras que pretende fazer. Basicamente, uma aplicação que melhore toda a experiência de compras, desde o seu planeamento até ao final da sua realização. O presente relatório reflete todos os momentos do projeto. Começou por se fazer uma pesquisa das aplicações cujo objetivo possa estar relacionado com o projeto, da forma como as técnicas de marketing influenciam a experiência de ir às compras e das mais recentes tecnologias de localização que podem vir a ser utilizadas, caso a aplicação chegue a fase de desenvolvimento. Desta pesquisa, resultou o enquadramento com que o relatório começa. Definiram-se, então, os objetivos, o entry focus e o resultado esperado. De seguida passou-se à fase de investigação, com entrevistas, entrevistas contextuais, shadowing e definição de experiências paralelas. Foram recolhidos vários insights que permitiram passar à fase de sintetização. Nesta fase, construiram-se as personas, definiram-se os point of view e as design directives. Com base nas fases anteriores, passou-se à fase da ideação, começando com um brainstorming, definição das funcionalidades principais e criação de storyboards. Criou-se, então, um protótipo de baixa fidelidade, o qual foi validado em sessões de think aloud. Depois de validado e de feitos os devidos ajustes, procedeu-se à elaboração do protótipo de alta fidelidade, que se encontra descrito em pormenor neste relatório, assim como o modelo de interação e a arquitetura de informação. Finalmente, validou-se o protótipo de alta fidelidade em sessões de think aloud, das quais resultaram algumas considerações acerca do que deve ser melhorado.Teixeira, Ana Rita, 1981-Repositório ComumPereira, Sandra Joana Moreira Couto de Almeida2016-03-08T12:11:26Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11903201335573porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:40Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11903Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:35.331100Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação de metodologias e principios de HCI para melhorar a experiência de ir às compras ao supermercado |
title |
Aplicação de metodologias e principios de HCI para melhorar a experiência de ir às compras ao supermercado |
spellingShingle |
Aplicação de metodologias e principios de HCI para melhorar a experiência de ir às compras ao supermercado Pereira, Sandra Joana Moreira Couto de Almeida Design Multimédia |
title_short |
Aplicação de metodologias e principios de HCI para melhorar a experiência de ir às compras ao supermercado |
title_full |
Aplicação de metodologias e principios de HCI para melhorar a experiência de ir às compras ao supermercado |
title_fullStr |
Aplicação de metodologias e principios de HCI para melhorar a experiência de ir às compras ao supermercado |
title_full_unstemmed |
Aplicação de metodologias e principios de HCI para melhorar a experiência de ir às compras ao supermercado |
title_sort |
Aplicação de metodologias e principios de HCI para melhorar a experiência de ir às compras ao supermercado |
author |
Pereira, Sandra Joana Moreira Couto de Almeida |
author_facet |
Pereira, Sandra Joana Moreira Couto de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Teixeira, Ana Rita, 1981- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Sandra Joana Moreira Couto de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Multimédia |
topic |
Design Multimédia |
description |
Este projeto consistiu na elaboração de todo o processo de design centrado no utilizador, de forma a obter um protótipo de alta fidelidade de uma aplicação móvel que permita ao utilizador planear a sua sessão de compras, assim como conhecer qual o melhor caminho a seguir dentro do supermercado de forma a corresponder ao tipo de sessão de compras que pretende fazer. Basicamente, uma aplicação que melhore toda a experiência de compras, desde o seu planeamento até ao final da sua realização. O presente relatório reflete todos os momentos do projeto. Começou por se fazer uma pesquisa das aplicações cujo objetivo possa estar relacionado com o projeto, da forma como as técnicas de marketing influenciam a experiência de ir às compras e das mais recentes tecnologias de localização que podem vir a ser utilizadas, caso a aplicação chegue a fase de desenvolvimento. Desta pesquisa, resultou o enquadramento com que o relatório começa. Definiram-se, então, os objetivos, o entry focus e o resultado esperado. De seguida passou-se à fase de investigação, com entrevistas, entrevistas contextuais, shadowing e definição de experiências paralelas. Foram recolhidos vários insights que permitiram passar à fase de sintetização. Nesta fase, construiram-se as personas, definiram-se os point of view e as design directives. Com base nas fases anteriores, passou-se à fase da ideação, começando com um brainstorming, definição das funcionalidades principais e criação de storyboards. Criou-se, então, um protótipo de baixa fidelidade, o qual foi validado em sessões de think aloud. Depois de validado e de feitos os devidos ajustes, procedeu-se à elaboração do protótipo de alta fidelidade, que se encontra descrito em pormenor neste relatório, assim como o modelo de interação e a arquitetura de informação. Finalmente, validou-se o protótipo de alta fidelidade em sessões de think aloud, das quais resultaram algumas considerações acerca do que deve ser melhorado. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014-01-01T00:00:00Z 2016-03-08T12:11:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/11903 201335573 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/11903 |
identifier_str_mv |
201335573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130011918139392 |