Aplicação de metodologias e principios de HCI para melhorar a experiência de ir às compras ao supermercado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sandra Joana Moreira Couto de Almeida
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11903
Resumo: Este projeto consistiu na elaboração de todo o processo de design centrado no utilizador, de forma a obter um protótipo de alta fidelidade de uma aplicação móvel que permita ao utilizador planear a sua sessão de compras, assim como conhecer qual o melhor caminho a seguir dentro do supermercado de forma a corresponder ao tipo de sessão de compras que pretende fazer. Basicamente, uma aplicação que melhore toda a experiência de compras, desde o seu planeamento até ao final da sua realização. O presente relatório reflete todos os momentos do projeto. Começou por se fazer uma pesquisa das aplicações cujo objetivo possa estar relacionado com o projeto, da forma como as técnicas de marketing influenciam a experiência de ir às compras e das mais recentes tecnologias de localização que podem vir a ser utilizadas, caso a aplicação chegue a fase de desenvolvimento. Desta pesquisa, resultou o enquadramento com que o relatório começa. Definiram-se, então, os objetivos, o entry focus e o resultado esperado. De seguida passou-se à fase de investigação, com entrevistas, entrevistas contextuais, shadowing e definição de experiências paralelas. Foram recolhidos vários insights que permitiram passar à fase de sintetização. Nesta fase, construiram-se as personas, definiram-se os point of view e as design directives. Com base nas fases anteriores, passou-se à fase da ideação, começando com um brainstorming, definição das funcionalidades principais e criação de storyboards. Criou-se, então, um protótipo de baixa fidelidade, o qual foi validado em sessões de think aloud. Depois de validado e de feitos os devidos ajustes, procedeu-se à elaboração do protótipo de alta fidelidade, que se encontra descrito em pormenor neste relatório, assim como o modelo de interação e a arquitetura de informação. Finalmente, validou-se o protótipo de alta fidelidade em sessões de think aloud, das quais resultaram algumas considerações acerca do que deve ser melhorado.
id RCAP_16bd9def148efb97438e23dc71e2435b
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/11903
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aplicação de metodologias e principios de HCI para melhorar a experiência de ir às compras ao supermercadoDesign MultimédiaEste projeto consistiu na elaboração de todo o processo de design centrado no utilizador, de forma a obter um protótipo de alta fidelidade de uma aplicação móvel que permita ao utilizador planear a sua sessão de compras, assim como conhecer qual o melhor caminho a seguir dentro do supermercado de forma a corresponder ao tipo de sessão de compras que pretende fazer. Basicamente, uma aplicação que melhore toda a experiência de compras, desde o seu planeamento até ao final da sua realização. O presente relatório reflete todos os momentos do projeto. Começou por se fazer uma pesquisa das aplicações cujo objetivo possa estar relacionado com o projeto, da forma como as técnicas de marketing influenciam a experiência de ir às compras e das mais recentes tecnologias de localização que podem vir a ser utilizadas, caso a aplicação chegue a fase de desenvolvimento. Desta pesquisa, resultou o enquadramento com que o relatório começa. Definiram-se, então, os objetivos, o entry focus e o resultado esperado. De seguida passou-se à fase de investigação, com entrevistas, entrevistas contextuais, shadowing e definição de experiências paralelas. Foram recolhidos vários insights que permitiram passar à fase de sintetização. Nesta fase, construiram-se as personas, definiram-se os point of view e as design directives. Com base nas fases anteriores, passou-se à fase da ideação, começando com um brainstorming, definição das funcionalidades principais e criação de storyboards. Criou-se, então, um protótipo de baixa fidelidade, o qual foi validado em sessões de think aloud. Depois de validado e de feitos os devidos ajustes, procedeu-se à elaboração do protótipo de alta fidelidade, que se encontra descrito em pormenor neste relatório, assim como o modelo de interação e a arquitetura de informação. Finalmente, validou-se o protótipo de alta fidelidade em sessões de think aloud, das quais resultaram algumas considerações acerca do que deve ser melhorado.Teixeira, Ana Rita, 1981-Repositório ComumPereira, Sandra Joana Moreira Couto de Almeida2016-03-08T12:11:26Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11903201335573porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:40Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11903Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:35.331100Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de metodologias e principios de HCI para melhorar a experiência de ir às compras ao supermercado
title Aplicação de metodologias e principios de HCI para melhorar a experiência de ir às compras ao supermercado
spellingShingle Aplicação de metodologias e principios de HCI para melhorar a experiência de ir às compras ao supermercado
Pereira, Sandra Joana Moreira Couto de Almeida
Design Multimédia
title_short Aplicação de metodologias e principios de HCI para melhorar a experiência de ir às compras ao supermercado
title_full Aplicação de metodologias e principios de HCI para melhorar a experiência de ir às compras ao supermercado
title_fullStr Aplicação de metodologias e principios de HCI para melhorar a experiência de ir às compras ao supermercado
title_full_unstemmed Aplicação de metodologias e principios de HCI para melhorar a experiência de ir às compras ao supermercado
title_sort Aplicação de metodologias e principios de HCI para melhorar a experiência de ir às compras ao supermercado
author Pereira, Sandra Joana Moreira Couto de Almeida
author_facet Pereira, Sandra Joana Moreira Couto de Almeida
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Ana Rita, 1981-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Sandra Joana Moreira Couto de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Design Multimédia
topic Design Multimédia
description Este projeto consistiu na elaboração de todo o processo de design centrado no utilizador, de forma a obter um protótipo de alta fidelidade de uma aplicação móvel que permita ao utilizador planear a sua sessão de compras, assim como conhecer qual o melhor caminho a seguir dentro do supermercado de forma a corresponder ao tipo de sessão de compras que pretende fazer. Basicamente, uma aplicação que melhore toda a experiência de compras, desde o seu planeamento até ao final da sua realização. O presente relatório reflete todos os momentos do projeto. Começou por se fazer uma pesquisa das aplicações cujo objetivo possa estar relacionado com o projeto, da forma como as técnicas de marketing influenciam a experiência de ir às compras e das mais recentes tecnologias de localização que podem vir a ser utilizadas, caso a aplicação chegue a fase de desenvolvimento. Desta pesquisa, resultou o enquadramento com que o relatório começa. Definiram-se, então, os objetivos, o entry focus e o resultado esperado. De seguida passou-se à fase de investigação, com entrevistas, entrevistas contextuais, shadowing e definição de experiências paralelas. Foram recolhidos vários insights que permitiram passar à fase de sintetização. Nesta fase, construiram-se as personas, definiram-se os point of view e as design directives. Com base nas fases anteriores, passou-se à fase da ideação, começando com um brainstorming, definição das funcionalidades principais e criação de storyboards. Criou-se, então, um protótipo de baixa fidelidade, o qual foi validado em sessões de think aloud. Depois de validado e de feitos os devidos ajustes, procedeu-se à elaboração do protótipo de alta fidelidade, que se encontra descrito em pormenor neste relatório, assim como o modelo de interação e a arquitetura de informação. Finalmente, validou-se o protótipo de alta fidelidade em sessões de think aloud, das quais resultaram algumas considerações acerca do que deve ser melhorado.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2014-01-01T00:00:00Z
2016-03-08T12:11:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/11903
201335573
url http://hdl.handle.net/10400.26/11903
identifier_str_mv 201335573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130011918139392