Os desafios da pandemia COVID-19 para a docência no ensino básico em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/52619 |
Resumo: | O presente artigo, relativo a um estudo ainda em desenvolvimento, procura compreender os desafios que se colocam atualmente aos docentes do ensino básico (ensino fundamental), em Portugal, decorrente da pandemia mundial COVID-19. Neste artigo, através de recolha e análise documental, os autores apresentam e refletem nas principais implicações da pandemia, para os docentes, no sistema educativo português, com particular enfoque na legislação produzida para o efeito e nas medidas adotadas pela administração central, no sentido de reforço do ensino a distância - com recurso às tecnologias digitais – e as suas implicações nas aprendizagens dos alunos, não esquecendo os princípios da inclusão, da equidade e da igualdade do sistema educativo. |
id |
RCAP_16be63073c5ddee209c978239f5b739d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/52619 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os desafios da pandemia COVID-19 para a docência no ensino básico em PortugalCovid-19Ensino a distânciaEnsino básicoPolíticas educativasTecnologias digitaisO presente artigo, relativo a um estudo ainda em desenvolvimento, procura compreender os desafios que se colocam atualmente aos docentes do ensino básico (ensino fundamental), em Portugal, decorrente da pandemia mundial COVID-19. Neste artigo, através de recolha e análise documental, os autores apresentam e refletem nas principais implicações da pandemia, para os docentes, no sistema educativo português, com particular enfoque na legislação produzida para o efeito e nas medidas adotadas pela administração central, no sentido de reforço do ensino a distância - com recurso às tecnologias digitais – e as suas implicações nas aprendizagens dos alunos, não esquecendo os princípios da inclusão, da equidade e da igualdade do sistema educativo.Universidade Estadual do TocantinsRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, Joana FilipaAndré, Mónica C. I.Miranda, RicardoMucharreira, Pedro Ribeiro2022-05-02T13:34:47Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52619porRodrigues, J., André, M., Miranda, R., & Mucharreira, P. R. (2021). Os desafios da pandemia COVID-19 para a docência no ensino básico em Portugal. Humanidades & Inovação, 8(61), 241-253.2358-8322info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52619Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:34.726585Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os desafios da pandemia COVID-19 para a docência no ensino básico em Portugal |
title |
Os desafios da pandemia COVID-19 para a docência no ensino básico em Portugal |
spellingShingle |
Os desafios da pandemia COVID-19 para a docência no ensino básico em Portugal Rodrigues, Joana Filipa Covid-19 Ensino a distância Ensino básico Políticas educativas Tecnologias digitais |
title_short |
Os desafios da pandemia COVID-19 para a docência no ensino básico em Portugal |
title_full |
Os desafios da pandemia COVID-19 para a docência no ensino básico em Portugal |
title_fullStr |
Os desafios da pandemia COVID-19 para a docência no ensino básico em Portugal |
title_full_unstemmed |
Os desafios da pandemia COVID-19 para a docência no ensino básico em Portugal |
title_sort |
Os desafios da pandemia COVID-19 para a docência no ensino básico em Portugal |
author |
Rodrigues, Joana Filipa |
author_facet |
Rodrigues, Joana Filipa André, Mónica C. I. Miranda, Ricardo Mucharreira, Pedro Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
André, Mónica C. I. Miranda, Ricardo Mucharreira, Pedro Ribeiro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Joana Filipa André, Mónica C. I. Miranda, Ricardo Mucharreira, Pedro Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Covid-19 Ensino a distância Ensino básico Políticas educativas Tecnologias digitais |
topic |
Covid-19 Ensino a distância Ensino básico Políticas educativas Tecnologias digitais |
description |
O presente artigo, relativo a um estudo ainda em desenvolvimento, procura compreender os desafios que se colocam atualmente aos docentes do ensino básico (ensino fundamental), em Portugal, decorrente da pandemia mundial COVID-19. Neste artigo, através de recolha e análise documental, os autores apresentam e refletem nas principais implicações da pandemia, para os docentes, no sistema educativo português, com particular enfoque na legislação produzida para o efeito e nas medidas adotadas pela administração central, no sentido de reforço do ensino a distância - com recurso às tecnologias digitais – e as suas implicações nas aprendizagens dos alunos, não esquecendo os princípios da inclusão, da equidade e da igualdade do sistema educativo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-01-01T00:00:00Z 2022-05-02T13:34:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/52619 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/52619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rodrigues, J., André, M., Miranda, R., & Mucharreira, P. R. (2021). Os desafios da pandemia COVID-19 para a docência no ensino básico em Portugal. Humanidades & Inovação, 8(61), 241-253. 2358-8322 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Tocantins |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Tocantins |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134586230276096 |