Os desafios da pandemia COVID-19 para a docência no ensino básico em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Joana Filipa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: André, Mónica C. I., Miranda, Ricardo, Mucharreira, Pedro Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/52619
Resumo: O presente artigo, relativo a um estudo ainda em desenvolvimento, procura compreender os desafios que se colocam atualmente aos docentes do ensino básico (ensino fundamental), em Portugal, decorrente da pandemia mundial COVID-19. Neste artigo, através de recolha e análise documental, os autores apresentam e refletem nas principais implicações da pandemia, para os docentes, no sistema educativo português, com particular enfoque na legislação produzida para o efeito e nas medidas adotadas pela administração central, no sentido de reforço do ensino a distância - com recurso às tecnologias digitais – e as suas implicações nas aprendizagens dos alunos, não esquecendo os princípios da inclusão, da equidade e da igualdade do sistema educativo.
id RCAP_16be63073c5ddee209c978239f5b739d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/52619
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Os desafios da pandemia COVID-19 para a docência no ensino básico em PortugalCovid-19Ensino a distânciaEnsino básicoPolíticas educativasTecnologias digitaisO presente artigo, relativo a um estudo ainda em desenvolvimento, procura compreender os desafios que se colocam atualmente aos docentes do ensino básico (ensino fundamental), em Portugal, decorrente da pandemia mundial COVID-19. Neste artigo, através de recolha e análise documental, os autores apresentam e refletem nas principais implicações da pandemia, para os docentes, no sistema educativo português, com particular enfoque na legislação produzida para o efeito e nas medidas adotadas pela administração central, no sentido de reforço do ensino a distância - com recurso às tecnologias digitais – e as suas implicações nas aprendizagens dos alunos, não esquecendo os princípios da inclusão, da equidade e da igualdade do sistema educativo.Universidade Estadual do TocantinsRepositório da Universidade de LisboaRodrigues, Joana FilipaAndré, Mónica C. I.Miranda, RicardoMucharreira, Pedro Ribeiro2022-05-02T13:34:47Z20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/52619porRodrigues, J., André, M., Miranda, R., & Mucharreira, P. R. (2021). Os desafios da pandemia COVID-19 para a docência no ensino básico em Portugal. Humanidades & Inovação, 8(61), 241-253.2358-8322info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:57:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/52619Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:03:34.726585Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios da pandemia COVID-19 para a docência no ensino básico em Portugal
title Os desafios da pandemia COVID-19 para a docência no ensino básico em Portugal
spellingShingle Os desafios da pandemia COVID-19 para a docência no ensino básico em Portugal
Rodrigues, Joana Filipa
Covid-19
Ensino a distância
Ensino básico
Políticas educativas
Tecnologias digitais
title_short Os desafios da pandemia COVID-19 para a docência no ensino básico em Portugal
title_full Os desafios da pandemia COVID-19 para a docência no ensino básico em Portugal
title_fullStr Os desafios da pandemia COVID-19 para a docência no ensino básico em Portugal
title_full_unstemmed Os desafios da pandemia COVID-19 para a docência no ensino básico em Portugal
title_sort Os desafios da pandemia COVID-19 para a docência no ensino básico em Portugal
author Rodrigues, Joana Filipa
author_facet Rodrigues, Joana Filipa
André, Mónica C. I.
Miranda, Ricardo
Mucharreira, Pedro Ribeiro
author_role author
author2 André, Mónica C. I.
Miranda, Ricardo
Mucharreira, Pedro Ribeiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Joana Filipa
André, Mónica C. I.
Miranda, Ricardo
Mucharreira, Pedro Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Covid-19
Ensino a distância
Ensino básico
Políticas educativas
Tecnologias digitais
topic Covid-19
Ensino a distância
Ensino básico
Políticas educativas
Tecnologias digitais
description O presente artigo, relativo a um estudo ainda em desenvolvimento, procura compreender os desafios que se colocam atualmente aos docentes do ensino básico (ensino fundamental), em Portugal, decorrente da pandemia mundial COVID-19. Neste artigo, através de recolha e análise documental, os autores apresentam e refletem nas principais implicações da pandemia, para os docentes, no sistema educativo português, com particular enfoque na legislação produzida para o efeito e nas medidas adotadas pela administração central, no sentido de reforço do ensino a distância - com recurso às tecnologias digitais – e as suas implicações nas aprendizagens dos alunos, não esquecendo os princípios da inclusão, da equidade e da igualdade do sistema educativo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-01-01T00:00:00Z
2022-05-02T13:34:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/52619
url http://hdl.handle.net/10451/52619
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, J., André, M., Miranda, R., & Mucharreira, P. R. (2021). Os desafios da pandemia COVID-19 para a docência no ensino básico em Portugal. Humanidades & Inovação, 8(61), 241-253.
2358-8322
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Tocantins
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Tocantins
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134586230276096