O impacto da negociação nas compras hospitalares : <<o>> caso do Hospital Infante D. Pedro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capelo, Teresa Maria Oliveira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1813
Resumo: A negociação constitui uma actividade de grande importância na medida em que poderá criar um instrumento estratégico no desempenho competitivo de uma organização, contribuindo para uma maior eficiência no desenvolvimento do processo das compras. Neste estudo analisa-se o impacto da negociação nas compras hospitalares. Com o intuito de fornecer uma visão geral do tema, este trabalho incide na negociação em âmbito hospitalar, tanto a nível de processo (estratégias e tácticas), como a nível de resultados associados, visando as particularidades das compras públicas e todos os procedimentos envolvidos. Com recurso à observação não-participante e à análise documental, verifica-se a grande aposta nos processos de compra de investimento e as principais conclusões salientam a existência de grande preparação e planeamento do processo de negociação, um ponto de resistência não ocultado e uma estratégia de carácter distributivo. ABSTRACT: Negotiation is an activity of great importance as a strategic weapon in the competitive performance of an organization, therefore constituting an ally in purchasing. In view of this, the study attempts to understand the impact of negotiation on purchases made by hospitals. Aiming to provide an overview of the topic, this work focuses on the negotiation carried out in hospitals. Both the processes (strategies and tactics) and the respective outputs are studied, while considering every aspect of public purchases and all the associated procedures. Using the non-participant observation and document analysis, the key conclusions concern the existence of great preparation and planning, no hidden resistance point, a distributive strategy, and a high preference in investment-purchasing processes.
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