Oportunidades de negócio e potencial empreendedor em estudantes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lousa, João Filipe Teopisto
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/4855
Resumo: Esta dissertação baseia-se no estudo de caso de um concurso nacional de empreendedorismo desenvolvido por Associações de Estudantes para estudantes universitários: o Concurso Nacional de Empreendedorismo “Atreve-te 2010”. Concorreram a esta iniciativa 36 estudantes universitários, organizados em grupos ou individualmente, perfazendo um total de 23 ideias de negócio a concorrer que após avaliação dos pré-requisitos de candidatura perfaz um total de 19 ideias finalistas. Os promotores das ideias de negócio responderam ao Inventário de Avaliação do Potencial Empreendedor (IAPE) (Santos e Caetano, 2010) e apresentaram a sua ideia de negócio por escrito. Estes foram os dois instrumentos de recolha de dados. As ideias de negócio foram depois avaliadas por um júri independente que premiou os três primeiros projectos: Silicolife, Gula e TouchCity. Aos resultados obtidos pelo Índice de Avaliação de Potencial empreendedor, analisando as suas 11 subdimensões, podemos observar que a capacidade para desenvolver a rede social é a subdimensão com uma média de resposta mais elevada (M = 4, 49) e a inteligência emocional é a subdimensão com uma média mais reduzida (M=3,66). Note-se que todos os valores médios estão acima do ponto médio da escala. Quanto às estatísticas descritivas das 4 dimensões avaliadas também pelo IAPE, as competências de gestão são a dimensão com uma média de resposta mais elevada (M = 4,11) e as motivações empreendedoras são a dimensão com uma média mais reduzida (M=3,89).
id RCAP_16c976ddf5d2b475133e3949820cc633
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4855
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Oportunidades de negócio e potencial empreendedor em estudantes do ensino superiorEmpreendedorismo“atreve-te 2010”InovaçãoIPEIAPEEmpregoRiscoEntrepreneurshipInnovationEmploymentRiskEsta dissertação baseia-se no estudo de caso de um concurso nacional de empreendedorismo desenvolvido por Associações de Estudantes para estudantes universitários: o Concurso Nacional de Empreendedorismo “Atreve-te 2010”. Concorreram a esta iniciativa 36 estudantes universitários, organizados em grupos ou individualmente, perfazendo um total de 23 ideias de negócio a concorrer que após avaliação dos pré-requisitos de candidatura perfaz um total de 19 ideias finalistas. Os promotores das ideias de negócio responderam ao Inventário de Avaliação do Potencial Empreendedor (IAPE) (Santos e Caetano, 2010) e apresentaram a sua ideia de negócio por escrito. Estes foram os dois instrumentos de recolha de dados. As ideias de negócio foram depois avaliadas por um júri independente que premiou os três primeiros projectos: Silicolife, Gula e TouchCity. Aos resultados obtidos pelo Índice de Avaliação de Potencial empreendedor, analisando as suas 11 subdimensões, podemos observar que a capacidade para desenvolver a rede social é a subdimensão com uma média de resposta mais elevada (M = 4, 49) e a inteligência emocional é a subdimensão com uma média mais reduzida (M=3,66). Note-se que todos os valores médios estão acima do ponto médio da escala. Quanto às estatísticas descritivas das 4 dimensões avaliadas também pelo IAPE, as competências de gestão são a dimensão com uma média de resposta mais elevada (M = 4,11) e as motivações empreendedoras são a dimensão com uma média mais reduzida (M=3,89).This thesis is based on a case study of a national contest of entrepreneurship developed by Student Associations for college students: the National Entrepreneurship Competition "Atreve-te 2010." There were 36 students involved in this contest, organized in groups or individually. They developed a total of 23 business ideas. After the pre-application requirements evaluation, there were 19 finalists’ ideas on the competition. The promoters of business ideas answered to the Entrepreneurial Potential Assessment Inventory (IAPE) (Santos, Caetano e Curral, 2010) and presented a small report on their business idea plan. These were the two data collection instruments. The business ideas were then evaluated by an independent jury, which awarded the first three projects: Silicolife, Gula and TouchCity. As the results obtained by the 11 subdimensions on the entrepreneurial potential, we can observe that the ability to develop the social network is the subdimension with a higher mean value (M = 4, 49) and emotional intelligence is the subdimension with a lower mean value (M = 3.66). Note that all the mean values were above the midpoint of the scale. The descriptive statistics of the four dimensions assessed also by IAPE, management skills show the higher mean value (M=4.11) and entrepreneurial motivations show the lower mean value (M=3,89).2013-04-16T09:59:42Z2011-01-01T00:00:00Z20112011-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/4855porLousa, João Filipe Teopistoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:35:58Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/4855Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:16:18.054538Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Oportunidades de negócio e potencial empreendedor em estudantes do ensino superior
title Oportunidades de negócio e potencial empreendedor em estudantes do ensino superior
spellingShingle Oportunidades de negócio e potencial empreendedor em estudantes do ensino superior
Lousa, João Filipe Teopisto
Empreendedorismo
“atreve-te 2010”
Inovação
IPE
IAPE
Emprego
Risco
Entrepreneurship
Innovation
Employment
Risk
title_short Oportunidades de negócio e potencial empreendedor em estudantes do ensino superior
title_full Oportunidades de negócio e potencial empreendedor em estudantes do ensino superior
title_fullStr Oportunidades de negócio e potencial empreendedor em estudantes do ensino superior
title_full_unstemmed Oportunidades de negócio e potencial empreendedor em estudantes do ensino superior
title_sort Oportunidades de negócio e potencial empreendedor em estudantes do ensino superior
author Lousa, João Filipe Teopisto
author_facet Lousa, João Filipe Teopisto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lousa, João Filipe Teopisto
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
“atreve-te 2010”
Inovação
IPE
IAPE
Emprego
Risco
Entrepreneurship
Innovation
Employment
Risk
topic Empreendedorismo
“atreve-te 2010”
Inovação
IPE
IAPE
Emprego
Risco
Entrepreneurship
Innovation
Employment
Risk
description Esta dissertação baseia-se no estudo de caso de um concurso nacional de empreendedorismo desenvolvido por Associações de Estudantes para estudantes universitários: o Concurso Nacional de Empreendedorismo “Atreve-te 2010”. Concorreram a esta iniciativa 36 estudantes universitários, organizados em grupos ou individualmente, perfazendo um total de 23 ideias de negócio a concorrer que após avaliação dos pré-requisitos de candidatura perfaz um total de 19 ideias finalistas. Os promotores das ideias de negócio responderam ao Inventário de Avaliação do Potencial Empreendedor (IAPE) (Santos e Caetano, 2010) e apresentaram a sua ideia de negócio por escrito. Estes foram os dois instrumentos de recolha de dados. As ideias de negócio foram depois avaliadas por um júri independente que premiou os três primeiros projectos: Silicolife, Gula e TouchCity. Aos resultados obtidos pelo Índice de Avaliação de Potencial empreendedor, analisando as suas 11 subdimensões, podemos observar que a capacidade para desenvolver a rede social é a subdimensão com uma média de resposta mais elevada (M = 4, 49) e a inteligência emocional é a subdimensão com uma média mais reduzida (M=3,66). Note-se que todos os valores médios estão acima do ponto médio da escala. Quanto às estatísticas descritivas das 4 dimensões avaliadas também pelo IAPE, as competências de gestão são a dimensão com uma média de resposta mais elevada (M = 4,11) e as motivações empreendedoras são a dimensão com uma média mais reduzida (M=3,89).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2011-12
2013-04-16T09:59:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/4855
url http://hdl.handle.net/10071/4855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134721573126144