Desenvolvimento de um plano de ações para a redução de não conformidades na linha da roda de coroa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Patrícia Isabel Pinto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/33140
Resumo: O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do estágio curricular realizado na empresa Renault CACIA S.A. que se dedica à produção de componentes mecânicos para caixas de velocidades e motores para os veículos do grupo Renault-Nissan. O objetivo principal do estágio foi analisar, desenvolver e implementar um conjunto de ações que contribuíssem para a redução do número de peças não conformes nas linhas de fabrico das rodas de coroa. Realiza-se assim uma breve apresentação do grupo Renault-Nissan, assim como, uma contextualização da empresa Renault CACIA S.A. em termos dos seus processos e produtos fabricados. É realizada uma descrição do princípio de funcionamento das caixas de velocidades manuais, assim como dos seus principais componentes constituintes e em particular da roda de coroa integrada na caixa diferencial. Por forma a responder ao objetivo do estágio foi realizada uma análise pormenorizada às linhas de produção de coroas em termos dos seus modos de funcionamento, postos de trabalho e respetivos equipamentos, tendo-se igualmente recolhido os dados mais relevantes para a caracterização do estado inicial das linhas e diversidade de coroas produzidas, identificando-se os principais defeitos associados ao produto, assim como, as suas causas em termos do processo de fabrico e disfuncionamentos da organização da linhas. Nesta análise foram utilizadas um conjunto de metodologias e ferramentas que a empresa utiliza de forma sistemática no seu processo de melhoria contínua. Com base na análise realizada e respetiva quantificação e qualificação dos resultados obtidos foram desenvolvidos planos de ações com auxílio da metodologia PDCA (Plan, Do, Check e Act). A aplicação e seguimento do conjunto destas ações de melhoria foram realizadas ainda no período de estágio e outras nos meses seguintes. No seguimento dos planos de ações implementados foram quantificados os números de coroas não conformes expressas em partes por milhão (PPM) de peças produzidas, sendo possível concluir que os planos de ações foram corretamente implementados e seguidos, traduzindo-se estes numa redução significativa das rodas de coroa não conformes em PPM e desta forma respondendo ao objetivo principal do estágio. Também foi verificado uma redução de cerca de 73% dos gastos em sucata no mês de abril e maio.
id RCAP_16c9baae568b442006ccb31f6af1259a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/33140
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Desenvolvimento de um plano de ações para a redução de não conformidades na linha da roda de coroaRenault CaciaRoda de coroaPeças não conformesMelhoria contínuaO presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do estágio curricular realizado na empresa Renault CACIA S.A. que se dedica à produção de componentes mecânicos para caixas de velocidades e motores para os veículos do grupo Renault-Nissan. O objetivo principal do estágio foi analisar, desenvolver e implementar um conjunto de ações que contribuíssem para a redução do número de peças não conformes nas linhas de fabrico das rodas de coroa. Realiza-se assim uma breve apresentação do grupo Renault-Nissan, assim como, uma contextualização da empresa Renault CACIA S.A. em termos dos seus processos e produtos fabricados. É realizada uma descrição do princípio de funcionamento das caixas de velocidades manuais, assim como dos seus principais componentes constituintes e em particular da roda de coroa integrada na caixa diferencial. Por forma a responder ao objetivo do estágio foi realizada uma análise pormenorizada às linhas de produção de coroas em termos dos seus modos de funcionamento, postos de trabalho e respetivos equipamentos, tendo-se igualmente recolhido os dados mais relevantes para a caracterização do estado inicial das linhas e diversidade de coroas produzidas, identificando-se os principais defeitos associados ao produto, assim como, as suas causas em termos do processo de fabrico e disfuncionamentos da organização da linhas. Nesta análise foram utilizadas um conjunto de metodologias e ferramentas que a empresa utiliza de forma sistemática no seu processo de melhoria contínua. Com base na análise realizada e respetiva quantificação e qualificação dos resultados obtidos foram desenvolvidos planos de ações com auxílio da metodologia PDCA (Plan, Do, Check e Act). A aplicação e seguimento do conjunto destas ações de melhoria foram realizadas ainda no período de estágio e outras nos meses seguintes. No seguimento dos planos de ações implementados foram quantificados os números de coroas não conformes expressas em partes por milhão (PPM) de peças produzidas, sendo possível concluir que os planos de ações foram corretamente implementados e seguidos, traduzindo-se estes numa redução significativa das rodas de coroa não conformes em PPM e desta forma respondendo ao objetivo principal do estágio. Também foi verificado uma redução de cerca de 73% dos gastos em sucata no mês de abril e maio.This internship report was developed within the scope of the curricular internship carried out at the company Renault CACIA S.A., which is dedicated to the production of mechanical components for gearboxes and engines for the vehicles of the Renault-Nissan group. The main objective of the internship was to analyze, develop and implement a set of actions that would contribute to reducing the number of non-conforming parts in the crown wheels manufacturing lines. Thus, a brief presentation of the Renault-Nissan group is made, as well as a contextualization of the company Renault CACIA S.A. in terms of its processes and manufactured products. A description is given of the operating principle of manual gearboxes, as well as their main constituent components and in particular, the crown wheel integrated in the differential box. In order to meet the objective of the internship, a detailed analysis was carried out of the crown production lines in terms of their operating modes, workstation, and respective equipment, with the most relevant data being also collected for the characterization of the initial state of the lines and diversity of crowns produced, identifying the main defects associated with the product, as well as their causes in terms of the manufacturing process and malfunctions in the organization of the lines. This analysis used a set of methodologies and tools that the company systematically uses in its continuous improvement process. Based on the analysis carried out and the respective quantification and qualification of the results obtained, an action plan was developed with the aid of the PDCA methodology (Plan, Do, Check and Act). The application and follow-up of all these improvement actions were carried out during the internship period and others in the following months. Following the action plans implemented, the numbers of non-conforming crowns expressed in parts per million (PPM) of parts produced were quantified, internship possible to conclude that the action plans were correctly implemented and followed, translating into a significant reduction in wheels crowns not conforming in PPM and thus responding to the main objective of the stage. There was also a reduction of around 73% in scrap spending in April and May.2022-02-11T11:51:09Z2021-12-10T00:00:00Z2021-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33140porMonteiro, Patrícia Isabel Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:03:47Zoai:ria.ua.pt:10773/33140Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:38.571200Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um plano de ações para a redução de não conformidades na linha da roda de coroa
title Desenvolvimento de um plano de ações para a redução de não conformidades na linha da roda de coroa
spellingShingle Desenvolvimento de um plano de ações para a redução de não conformidades na linha da roda de coroa
Monteiro, Patrícia Isabel Pinto
Renault Cacia
Roda de coroa
Peças não conformes
Melhoria contínua
title_short Desenvolvimento de um plano de ações para a redução de não conformidades na linha da roda de coroa
title_full Desenvolvimento de um plano de ações para a redução de não conformidades na linha da roda de coroa
title_fullStr Desenvolvimento de um plano de ações para a redução de não conformidades na linha da roda de coroa
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um plano de ações para a redução de não conformidades na linha da roda de coroa
title_sort Desenvolvimento de um plano de ações para a redução de não conformidades na linha da roda de coroa
author Monteiro, Patrícia Isabel Pinto
author_facet Monteiro, Patrícia Isabel Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Patrícia Isabel Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Renault Cacia
Roda de coroa
Peças não conformes
Melhoria contínua
topic Renault Cacia
Roda de coroa
Peças não conformes
Melhoria contínua
description O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito do estágio curricular realizado na empresa Renault CACIA S.A. que se dedica à produção de componentes mecânicos para caixas de velocidades e motores para os veículos do grupo Renault-Nissan. O objetivo principal do estágio foi analisar, desenvolver e implementar um conjunto de ações que contribuíssem para a redução do número de peças não conformes nas linhas de fabrico das rodas de coroa. Realiza-se assim uma breve apresentação do grupo Renault-Nissan, assim como, uma contextualização da empresa Renault CACIA S.A. em termos dos seus processos e produtos fabricados. É realizada uma descrição do princípio de funcionamento das caixas de velocidades manuais, assim como dos seus principais componentes constituintes e em particular da roda de coroa integrada na caixa diferencial. Por forma a responder ao objetivo do estágio foi realizada uma análise pormenorizada às linhas de produção de coroas em termos dos seus modos de funcionamento, postos de trabalho e respetivos equipamentos, tendo-se igualmente recolhido os dados mais relevantes para a caracterização do estado inicial das linhas e diversidade de coroas produzidas, identificando-se os principais defeitos associados ao produto, assim como, as suas causas em termos do processo de fabrico e disfuncionamentos da organização da linhas. Nesta análise foram utilizadas um conjunto de metodologias e ferramentas que a empresa utiliza de forma sistemática no seu processo de melhoria contínua. Com base na análise realizada e respetiva quantificação e qualificação dos resultados obtidos foram desenvolvidos planos de ações com auxílio da metodologia PDCA (Plan, Do, Check e Act). A aplicação e seguimento do conjunto destas ações de melhoria foram realizadas ainda no período de estágio e outras nos meses seguintes. No seguimento dos planos de ações implementados foram quantificados os números de coroas não conformes expressas em partes por milhão (PPM) de peças produzidas, sendo possível concluir que os planos de ações foram corretamente implementados e seguidos, traduzindo-se estes numa redução significativa das rodas de coroa não conformes em PPM e desta forma respondendo ao objetivo principal do estágio. Também foi verificado uma redução de cerca de 73% dos gastos em sucata no mês de abril e maio.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-10T00:00:00Z
2021-12-10
2022-02-11T11:51:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/33140
url http://hdl.handle.net/10773/33140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137701870436352